-

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

I Need You

 Esta é 4ª canção do álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções sobre Si Mesmo pedindo socorro

                                        as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


 4. I Need You  (Return Miss Song by George Harrison)

George suplica: 'Você não percebe o quanto eu preciso de você. Amo você o tempo todo. Jamais deixarei você. Por favor, volte para mim. Eu estou muito sozinho. Eu preciso de você! 
 
Welcome back, George! Demorou ano e meio para George Harrison apresentar sua veia de compositor novamente. Após dois álbuns ausente, ele aparece com duas selecionadas para o novo produto Beatle! E a primeira é tão boa que foi selecionada para aparecer no novo filme Beatle! E ainda comporia também o Lado B do LP HELP!, com You Like Me Too Much!  
 
I Need You ode ter sido indiretamente inspirada em sua namorada, Pattie Boyd, mas apenas como um desejo que o rompimento não aconteça, pois não há notícias de que estivessem brigados à época, enfim. Fato ou fake a canção é maravilhosa, magnífica 'I Miss You' Song, na Classe Retorno. A estrutura seguia o padrão daqueles tempos, verso-verso-ponte-verso, sem refrão, versos com letras diferentes, depois repete ponte e o último verso. Ela nasceu nas últimas horas do 1º dia de gravações para o álbum HELP!, em 15 de fevereiro de 1965, e foi terminada nas primeiras horas de gravação do da seguinte.   
 
Na introdução, nota-se o efeito do pedal de volume na guitarra de George, pela primeira vez usado em gravações Beatle. São quatro notas, e o pedal apareceria de novo ao final de cada frase dos versos ("I need you", "without you", etc.), mas isso veio em overdubs, após estabelecida a base. Na distribuição dos instrumentos, uma configuração diferente: Paul, sim, no baixo, simples, nada demais, George faz o ritmo no violão, John surpreendentemente está na bateria, bem padrão, mas mostrando versatilidade, mas e Ringo? Ele está no violão.... mas calma, o violão está no seu colo, com as cordas para baixo, sendo batucado! 
Muito interessantes as anotações de George Martin! Foram 5 takes até acertarem a base! No dia seguinte, vieram os overdubs, além do pedal de volume, já citado, Ringo também grava o cowbell, nas duas vezes em que a ponte ("Oh, yes, you told me you don’t want my lovin’ anymore") aparece, entre os versos. Eu gosto tanto do som do cowbell, que tenho a estranha mania de quantas vezes ele é ouvido, e aqui foram 74 vezes (2 x 37). E vieram a guitarra de George e as harmonias vocais de Paul no final dos versos e de John e Paul nos versos e na ponte, conferem o tom dramático da letra que fala em abandono.  
 
No filme, eles 'tocam' ao ar livre, de novo, em meio a tanques, mas só de mentirinha, afinal ia ficar estranho ver John sentado à bateria e Ringo batucando num violão, então eles assumem seus tradicionais instrumentos. Ao vivo, mesmo, aliás, I Need You nunca foi tocada, nem em rádios, nem em shows! Encontrei esse vídeo com parte da cena do filme, mas centrada na voz e violão e na guitarra dele não se ouve a harmonia de John e Paul, nem o cowbell, imperdoável! Neste LINK. E deixo esta do Concerto for George, de 2001, em que Tom Petty, companheiro dos Travelling Willburys, seu grande amigo hit maker, entoou com propriedade, neste LINK, infelizmente sem qualquer som de cowbell. Imperdoável!

2 comentários:

  1. Lindo momento deles ali em Salisbury Plain. E só notei o Stonehenge muitos anos depois vendo na TV.

    Pouquissimas possibilidades da música ser para Pattie. Deve ter feito como grande parte dos compositores fazem: escrevem para ninguém em especial. Uma coisa é certa: tampouco foi para Deus. :)
    Lembrando de nós, as Beatlemaníacas de Montes Claros, no final do filme gritando só porque George dicia alto durente os créditos..." I need you, by George Harrison!" Aquilo era a coisa mais linda do mundo para nos.
    Lembrando também da versão dos Golden Boys. Ficou legal, Melhor que versão de Renato de Seus Bleu Caps para músicas dos Beatles. Para meu gosto, claro.
    O link para ouvirmos Tom Petty não está funcionando.

    Eu gosto do cow bell também, mas você é apaixonado! Contar quantas vezes...Legal.

    ResponderExcluir
  2. Pois pode ser pra Patiee sim
    Aliás, ela inspirou grandes canções do Clapton também
    Danadinha

    ResponderExcluir