-

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

OUÇA e LEIA - Yellow Submarine

Esta é a 30ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo



Clique neste 
LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

______________________________

George Harrison anuncia o filme Yellow Submarine!!

Olá viajantes do Submarino Angolano!

Isto aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

Isto é Songfacts, a história de uma música!

Vou concluir minha celebração de um ano como Contramestre dessa tripulação, dissecando pra vocês a canção da qual o programa tirou seu nome... aquela que canta o Submarino Amarelo!

Ainda mais porque percebi recentemente que o tal Mr Boatswain, que John comanda que dê toda a força adiante, não era o nome de alguém, mas sim, uma posição da tripulação de uma embarcação naval, portanto, também de um submarino, que 
significa...

CONTRASMESTRE!!

Portanto,

        Full speed ahead, Mr. Boatswain, full speed ahead!!

Parece que na verdade, John gritava Full STEAM ahead, mas eu prefiro SPEED, afinal submarinos nunca foram movidos a vapor...

Yellow Submarine   ( de Paul McCartney) - 

        início da canção, com 2 versos e o refrão!Início sda canção    

Paul conta na voz de Ringo: 'Na cidade onde eu nasci viveu um homem que viajava pelo mar. E ele contou sobre sua vida na Terra dos Submarinos!' 

Olhaí o Paul fazendo uma canção especialmente para Ringo brilhar! Ele se deitou um dia e veio uma imagem colorida e depois um submarino, e uma canção alegre, para crianças, e a fez sem muita amplitude vocal, para propiciar um desempenho bom ao amigo, que não tinha lá um alcance muito notável.  

Paul McCartney explica como criou Yellow Submarine!

Era a segunda historinha de Paul. Ele adorava contar histórias. George se admirava disso, pois disse que era impossível ele escrever coisas do gênero... Foram 7 as vezes em que Paul contou histórias simples, que eu chamei de Tale Story Songs, 

Paperback Writer

Lady Madonna

Back In The USSR

Ob-la-di, Ob-la-da

Get Back

Her Majesty

Em outras 10 oportunidades, Paul criou 4 histórias sobre si mesmo, 3 histórias engraçadas e 3 sobre solidão! Falarei sobre essas outras classes quando for a hora. Fez as contas: 7 mais 10 igual a 17 story songs de Paul McCartney, o maior Storyteller dos Beatles.

Mas voltemos a Yellow Submarine!

John contribuiu na letra, mas a melodia e o refrão são de Paul.

Um amigo deles, Donovan, também contribuiu. Ele sugeriu o

'Sky of blue and sea of green' eu e Ringo

… super poético. Donovan convive até hoje como importante no cenário Beatle, afinal ele é o mesmo quem ensinou a John, dois anos depois, o dedilhado de violão que acabou usando em duas canções do Álbum Branco! Julia

Trecho de Julia

e Dear Prudence,

Trecho de Dear Prudence

Não se pode dizer que a letra seja um primor, mas segue firme a política de não repetição: são 5 (cinco!) versos diferentes, sendo o terceiro pela metade, introduzindo a 'banda' e o quarto com um diálogo marinho sobre o qual falo mais adiante. 

Uma curiosidade é que Ringo alterou um trecho da letra ao cantar. Estava escrito "Everyone of us has all he needs", mas ele cantou "has all we need", e assim ficou, mesmo errado! Apesar que eu fico em dúvida se não era Paul quem estava errado...

A gravação teve dois dias distintos, no primeiro, 26 de maio de 66, eles se dedicaram à canção itself, com John no violão, Paul no baixo, Ringo na bateria e George na pandeireta, hehehe, não tinha guitarra na gravação. Depois, Ringo acrescentou seu lead vocal, e teve o luxuoso auxílio do maior trio harmônico da história da música, aliás foi o único ser humano que teve esse luxo, em algumas oportunidades na carreira enquanto Beatle. A harmonia dos três aparece no refrão!

We all live in a yellow submarine, yellow submarine, yellow submarine.

John, assim como todos, estava inserido no clima da canção e acrescentou um tempero fenomenal, ainda naquele primeiro dia de gravação. Foi por sobre o vocal de Ringo, já gravado, ele incorporou um demente e foi espelhando, ecoando o final de cada linha no verso final.  Geoff Emmerick o produtor ali do chão de fábrica, alterou o som de sua voz, para que parecesse saído de um megafone do alto de uma escotilha!  



Ainda assim, seria uma canção quase normal, mas no segundo dia de gravação, a coisa saiu fora de controle  ... que bom! Após uma parada de quase uma semana, por conta de uma doença de George Martin!

Com o chefe ausente, os Beatles decidiram chamar amigos para participarem da gravação final, no 1º de junho. Vieram Marianne Faithful, Mick Jaegger e Brian Jones (dos Rolling Stones), Pattie Harrison, esposa do George, Mal Evans (o eterno roadie) estava lá como sempre e alguns desconhecidos, dentre eles o próprio motorista dos rapazes e eles produzem aquele papo de fundo no segundo verso.

Áudio da conversa.

e até uma banda de circo foi simulada, após o "and the band begins to play",

Trecho da banda

não, não era uma banda de metais contratada, mas um som vindo do banco de sons da EMI.

Vários efeitos sonoros foram criados, ondas do mar, apitos, sinos, latas, correntes, e até bolhas, insufladas por John num balde d'água. Sons de motores, gritos de comando, e John e Paul assumem os papéis de Capitão e Contramestre do submarino

Sons da canção e diálogo de John e Paul! "Full speed ahead Mr. Boatswain, full speed ahead, Full speed ahead it is, Sgt. Cut the cable, drop the cable, Aye, aye, Sir, aye, aye. Captain, captain".

Todos que estavam no estúdio entraram no singalong do refrão, e Mal Evans, o gigante gentil  (1,97 m), conduziu a todos em fila indiana portando um tambor daqueles da frente de banda marcial, até porque é  uma marcha mesmo, puxando uma fila indiana pelo estúdio,  e todos cantando 'We all live in a yellow yubmarine, a yellow yubmarine, yellow yubmarine!'. 

Trecho dos tímpanos 

Uma festa, saudada por John em entrevista posterior: "We virtually made the track come alive in the studio." Pena que não há registro em vídeo da efeméride.   

A canção foi lançada também em compacto (a única vez que Ringo estrelou um compacto), tendo Eleanor Rigby no outro lado, na verdade, um duplo Lado A.

Trecho de Eleanor Rigby.

Foi o primeiro compacto em que os Beatles lançaram músicas que já estavam em um LP, Revolver, lançado no mesmo dia, 5 de agosto de 1966. Yellow Submarine fechava o Lado A. O single chegou ao primeiro lugar no Reino Unido, mas 'apenas' ao Número 2 nos EUA, porque coincidiu com a repercussão da fala de John sobre Jesus Cristo e consequente banimento das rádios em alguns estados do sul.  

Paul conseguiu seu intento de criar uma canção infantil, porque ela é, de longe, a canção mais lembrada e cantada por crianças, até hoje, em todo o mundo, e responsável, em parte, pela penetração de Beatles na juventude, porque eles vão crescendo e depois conhecendo outras canções, se os pais forem preocupados o suficiente com o gosto musical dos filhos. Mas o que Paul não esperava, certamente não estava em seus planos, não a fez com essa intenção, era que a canção tivesse tanta repercussão em movimentos de contracultura, a atmosfera colorida, o convite a viajar até o sol, muito daquilo até foi considerado um convite às drogas.

Trailer do filme Yellow Submarine.

A coisa chegou a um ponto de a canção ser usada em manifestações contra a Guerra do Vietnam na época, e segue sendo até hoje, contra governos fascistas. Tão marcante foi o legado da canção que dois anos depois, ela foi tema do quarto filme dos Beatles, na verdade, uma animação psicodélica da melhor qualidade, com grande receptividade de crítica e público. E, atrelado ao filme, um LP inteiro, na verdade, um lado dele com canções dos Beatles que aparecem no filme, e que tinha também Nowhere Man, com uma animação afinadíssima, mas que não foi ao novo LP. Eram quatro inéditas, e o Lado B, com as canções clássicas lindas da trilha, criadas pelo Maestro/Criador/Gênio George Martin.

Yellow Submarine orquestrada por George Martin

Submarino Amarelo, no Brasil, com Os VIPs

Os brasileiros não poderiam ficar sem sua versão, com letra nada-a-ver, mas ficou muito bonitinho! Eram Os VIPs, que tiveram grande sucesso na Jovem Guarda!

Os Beatles nunca a tocaram ao vivo mas o querido Ringo Starr em sua carreira solo, tocou Yellow Submarine em todas as 730 ocasiões em que subiu ao palco com sua All Starr Band, o que vem fazendo desde 1989.

Enfim, venha viajar com os Beatles, na voz de Ringo, num

Yellow Submarine Yellow Submarine, Yellow Submarine.

In the town where I was born

Lived a man who sailed the sea

And he told us of his life

In the land of submarines


So we sailed up to the Sun

Till we found the sea of green

And we lived beneath the waves

In our yellow submarine


We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine

We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine


And our friends are all aboard

Many more of them live next door

And the band begins to play


We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine

We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine


(Full steam ahead, Mister Boatswain, full steam ahead)

(Full steam ahead it is, Sergeant)

(Cut the cable! Drop the cable!)

(Aye-aye, sir, aye-aye)

(Captain! Captain!)


As we live a life of ease (a life of ease)

Every one of us (every one of us)

Has all we need (has all we need)

Sky of blue (sky of blue)

And sea of green (sea of green)

In our yellow (in our yellow) submarine (submarine, haha)


We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine

We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine


We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine

We all live in a yellow submarine

Yellow submarine, yellow submarine


Mais novidades sobre os Beatles nas próximas emissões do Submarino Angolano

 

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 
  28. Neste LINK Análise Temática de Honey Pie
  29. Neste LINK Análise Temática de Yer Blues 
  30. Neste LINK Análise de Birthday
  31.  

2 comentários:

  1. Que maravilha, Homero!
    Sempre adorei essa música, mas nada sabia sobre ela... Muito bom!
    Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho primoroso, Homero! Parabéns!

    ResponderExcluir