-

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

You Can't Do That, olha lá, hein!!

  Esta é a 5 ª canção do Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de DR com Garotas.

                                       as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

12. You Can't Do That  (DtR Girl Song by John Lennon)

John ameaça: "Eu tenho algo a dizer que talvez lhe cause dor: se eu pegar você falando com aquele garoto de novo, eu vou te decepcionar, e te deixar imediatamente, porque eu já te disse antes, oh, você não pode fazer isso"
Canção típica de DR entre casais, mas com ameaças! Ela foi feita em Miami, em meio ao estrondoso sucesso da invasão da América. intenção é que  fosse  incluída no filme A Hard Day's Night, mas foi deixada de lado com a chegada da canção título! Retrato da possessividade de John em relação à sua amada, ciúme explícito, não querendo nem que ela converse com outros rapazes, apesar de ele não fazer a parte dele, com inúúúmeras puladas de cerca. Ele podia, né! Ai ai ai! 
 
Bem, esse ciúme, essa possessividade toda foi magnificamente traduzida na fórmula que eles preferiam na época, verso-verso-ponte-verso, sem refrão, e com letras diferentes. No Verso 1, vem o primeiro aviso e ameaça de deixá-la se falar de novo com aquele garoto, mas parece que a garota não levou muito a sério, porque, no Verso 2, ele diz de novo que a viu conversando com o cara, reclama que é pecado, e ameaça deixá-la de novo, mas segue com ela, e na ponte, ele argumenta que todos estão invejosos por ele estar com ela e reclama que todos vão rir se ela continuar fazendo isso, mas a menina é insistente e no verso final nosso herói segue reclamando e ameaçando.... mas continua com ela, hehehe. Depois do verso final, ainda levam um verso instrumental, repetem a ponte e repetem ainda o verso final. Aliás, foi nesta canção que eu entendi expressão que usamos aqui 'verde de inveja', vem de lá. Ouça John cantando:
Ev'rybody's gree-een,'cause I'm the one who won your love!
 
  
COWBELL
Esplêndida também musicalmente, a começar pelo riff matador de dois compassos na guitarra que abre solitário e arrebatador a canção, para entrarem apenas depois os outros instrumentos. Foi a primeira vez em que os Beatles fizeram desse jeito, e repetiram a fórmula em Day Tripper, Ticket To Ride, I Feel Fine e coincidentemente todas de John, mas houve outras. Ouvem-se os ecos do riff ao longo de toda a canção e ele volta, triunfal, ao final! Siga encantado com os duelos vocais, com Paul e George enfatizando em harmonia dupla as ameaças de John, a partir do segundo verso. E também no "GREEEEEEN" da ponte. E ouça o solo de guitarra de John (raríssimo!), o bongô de Ringo, mas principalmente o 'cowbell' tocado por Paul em overdub, ao longo de toda a canção, quase religiosamente quatro vezes por compasso, com breves interrupções, cheguei a contar, foram 260 vezes que Paul bateu com sapiência aquele sonoríssimo instrumento de percussão que eu adoro. 
 
You Can't Do That veio à luz em 25 de fevereiro de 1964, na 1ª sessão de gravação após a triunfal viagem aos Estados Unidos. Foram 9 takes, com John cantando sempre e com todos em seus instrumentos, sendo cinco deles incompletos. O Take 6 foi perfeito, mas só tinha John no vocal, e podemos ouvi-lo porque foi lançado oficialmente no projeto Anthology, ouça neste LINK. Interessante que apenas no Take 9 houve a decisão de colocar harmonias vocais então Paul e George entraram magnificamente, sem ensaio e saiu aquela coisa maravilhosa e definitiva que ouvimos até hoje!
 
Ela foi tocada ao vivo na BBC, quase um mês antes de ser lançada como Lado B do compacto liderado por Can't Buy Me Love, Número 1 imediato nas paradas, e seguiu sendo tocada nos shows das excursões pós-filmagens, deixo aqui uma mostra, neste LINK! Um sucesso!!!

5 comentários:

  1. You can't do that está até boa...porque tem aquela que ele preferia ver a moça morta do que com outro homem. E juro que ninguém se importou na época. Só já no final da década, quando o feminismo cresceu, é que veio o choque. E John pediu desculpas.

    Mas é bom lembrar que pode ser apenas ficção aqui neste caso. Sabemos que John era de fato ciumento além da conta. Mas, no ínício da carreira, era bem possível que escrevia aquilo que sabia que muitos rapazes se identificariam. A maioria pensava e sentia assim. John ainda não estava cantando apenas sobre sua realidade quando começou a compor.

    Musicalmente vejo que eles já mostravam não ser exatamente roqueiros. Tiveram influencia do rock, mas só o fato de terem gravado tanta black music estilo Tamla Motown mostra que tinham uma mente mais larga. "You can't do that' ficaria ótima cantada por The Four Tops. E também pelas Supremes com as devidas alterações na letra. Eu adoro.

    ResponderExcluir
  2. 🎶🎵”Você não pode fazer isso!”🎶 (_You Can’f Do That_), de 1964, é a revelação do ciúme e da possessividade de John, protestando ao ver sua amada falando com rapazes. A magnífica guitarra de John abre a gravação, seguida do duelo vocal de Pau e George, com o bongô de Ringo, e o sino de vaca (_the cowbell_) tocado por Paul, centenas de vezes (precisamente 260!). Foi tocada ao vivo na BBC e nos shows das excursões.

    ResponderExcluir
  3. "Solo de John" essa eu não sabia
    Raridade mesmo

    ResponderExcluir
  4. Belo solo de John

    ResponderExcluir