-

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Twist And Shout

 Esta é canção fecha o álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


14. Twist And Shout (Scott/Marlow)

Excepcionais garotos! Excepcional John Lennon, como já falei na introdução. Um take só, no final do dia, para entrar para a história, assim como o vídeo deste LINK, que deixo pra vocês! 

A canção era quase obrigatória nas shows da banda. Composta por Scott e Marlow, que, seguramente, jamais sonharam que ela alcançaria a fama que tem hoje, e estaria ainda viva 60 anos depois de ter sido escrita. E certamente sorriem no túmulo, a cada vez que ouvem a interpretação Beatle de sua canção dançante, muito melhor que na gravação mais popular até então, pelos Isley Brothers.  
 
Ter os Beatles como banda cover era um luxo só. Era garantia de que ela seria, no mínimo igual (quando os autores/cantores são Chuck Berry, Little Richards ou Carl Perkins), mas na grande maioria, melhor, bem melhor que a gravação original. Eles já vinham de anos de estrada tocando rock de tudo quanto é jeito, e eram imbatíveis, tinham vigor, tinham harmonia vocal impressionante. 
 
Graças ao chão percorrido, eles puderam lançar seu primeiro LP, Please Please Me, com 14 canções, sendo 10 gravadas em apenas um dia de estúdio, na Abbey Road. Foram 14 canções, sendo 8 de autoria deles (uma coisa inédita nas bandas da época!) entremeadas com 6 covers. Foram 9:45 horas de gravação, naquele que pode ser considerado o dia mais produtivo da história do rock. Isto sem contar os intervalos entre as três sessões, em que eles seguiam ensaiando, e tomando leite, para preservar a garganta, afinal era inverno, estavam todos resfriados. Nada comeram naquele dia. 
 
Quando chegou 10:00, o estúdio ia fechar, mas ainda faltava uma canção. Foi quando John disse que a garganta estava prestes a explodir. Tinha ‘estoque’ para mais uma e única performance, um esforço final. Era uma chance só! E decidiram gravar Twist and Shout, justamente a mais berrante das canções do LP, e que era levada justamente por John. Às 10:30 da noite do dia 11 de fevereiro de 1963, John gargarejou uma última golfada de leite, e soltou a voz, mais áspera do que nunca, e a banda acompanhou nos woooos e haaaas. Terminado o esforço, silêncio absoluto no estúdio, todos se entreolhavam calados, um misto de espanto e agradecimento. Haviam acabado de testemunhar a mais impressionante interpretação vocal e instrumental da história do rock’n roll até então E ela é assim, por muitos, considerada até hoje. Digo mais, ‘Twist and Shout’ somente está hoje aí, firme e forte, por causa da primorosa e imbatível gravação dos Beatles.
O que se ouviu naquele momento é exatamente o que se ouve até hoje. Aquela tomada foi a definitiva. Ainda tentaram mais uma, melhorar o imelhorável, mas a voz de John sumiu, apagou, como ele mesmo previra. 
 
Ela foi tocada no Ed Sullivan Show, em fevereiro de 1964, na mais espetacular invasão dos Estados Unidos de todos os tempos, uma invasão do bem, quando os Beatles simplesmente tomaram de assalto a principal cidade do país, parando o aeroporto e depois as ruas de New York. E também em outro momento marcante, em novembro de 1963, numa noite de gala no Prince of Whales Theatre, quando, na presença da mãe e da irmã da rainha Elizabeth II, John Lennon fez um famoso e antológico apelo, antes da canção final:

For the next number,

I would like to ask for your help.

Will those in the cheaper seats clap your hands?

The rest of you just rattle your jewelry!


E exibiu seu sorriso sarcástico, olhou para o resto da banda, e mandou:

Tchan tchan tchan tchan tchan - tchan tchan tchan

'ousheikirolbeeibenau'

woooos

Um comentário:

  1. Agora quero falar um pouco sobre seus textos aqui. Fico falando só sobre eles...e sobre o que sinto. Mas deixo registrado que seus comentários todos que li hoje um a um estão sensacionais. Até copiei para colar aqui um exemplo: Terminado o esforço, silêncio absoluto no estúdio, todos se entreolhavam calados, um misto de espanto e agradecimento. Haviam acabado de testemunhar a mais impressionante interpretação vocal e instrumental da história do rock’n roll até então E ela é assim, por muitos, considerada até hoje. Digo mais, ‘Twist and Shout’ somente está hoje aí, firme e forte, por causa da primorosa e imbatível gravação dos Beatles.

    É isso mesmo. Do jeito que você escreveu isso ai deu para arrepiar. Algo novo na história dassa música. Todos se entreolhando calados...eu não sabia disso. Acabei de ver a cena! Valeu Homero. Fans precisam saber desses detalhes que mostram como eram extraordinários os gartos de Liverpool. Você sempre nos dá detalhes preciosos acontecidos nas gravações. Obrigada.

    Peço desculpas aos autores da música. Mas os Beatles a transformaram em coisa muito deles. Mas agradeço a Scott e Marlow de coração.

    De vez em quando penso que essa música é um bom exercício para fazer elevara a tal kundalini. Vai subindo, vai subindo, vai suiindo...O jeito é mesmo gritar no final.

    ResponderExcluir