-

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

What You're Doing

Esta é a 6ª canção do lado B de Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Amor, na Classe DR!
                                        
as outras 1canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

13. What You´re Doing    (DtR Girl Song by Paul McCartney)

Paul questiona: 'Por favor, pare de mentir, você me fez chorar, garota. Por que seria demais lhe perguntar o que você está fazendo comigo?'
Nada como uma DR! É Paul reclamando da amada, que mente pra ele e o faz chorar (seria Jane?). Não coaduna muito com a época, porque ele e os amigos não podiam reclamar nada de suas parceiras, porque da parte deles era uma sacanagem só, ai se as paredes daqueles quartos de hotel das excursões falassem... Paul capricha nas rimas ricas irregulares, rimando , como ele faria em You Won't See Me e Hey Jude em anos posteriores. 

A curta letra percorre três versos e uma ponte, como a maioria das canções da época, sem refrão, mas com um interessante jogo de compassos, tendo o primeiro verso uma incomum quantidade ímpar deles, raros 9, e com o requinte de o segundo verso baixar a 8 para emendar com a ponte. Depois mais um verso com 9, e um instrumental com 8, e uma nova ponte! Sempre inovando! Voltando à letra, se eu tivesse que eleger uma palavra para resumi-la, seria INCONFORMISMO, o cara está triste e solitário, perguntando o que a garota está fazendo com ele, e tentando convencê-la de que ele á o cara certo para ela, e tudo gira por aí!!

A canção demorou três sessões de gravação para ser concluída, na volta da 1ª excursão aos EUA, aliás ela foi composta em Atlantic City, numa folga de três dias. Em 18 de setembro foram sete takes, e no dia seguinte, mais cinco, sendo o Take 11 (neste LINK) guardado para o dia 1º de outubro, último dia disponível para trabalhar no álbum, sendo que na terceira, decidiram começar do zero. Note que a versão abandonada tem John harmonizando nos versos, não tem os Uuuuu's, dão uma modulada para um tom acima,  e tem a bateria usual de Ringo. O principal problema foi acertar a introdução, que veio só nos últimos sete takes daquele 3º dia. Paul queria que a introdução soasse como um grupo de cantoras americanas. O resultado, entretanto, mostra que valeu a pena refazer tudo. Ela começa com a bateria de Ringo, sozinha durante quatro compassos, em batida incomum, e entra o riff de guitarra de George, com o violão de John, e o baixo de Paul, e só começam os quatro juntos no 1º verso, já com a bateria regular, Paul no vocal principal, com John e George na harmonia vocal, reforçando apenas as primeiras sílabas dos versos ("Look", "I'm", "You've", "Please", "And"), inclusive com direito a um erro na interjeição final do 3º verso, muito interessante, e com os tradicionais e deliciosos uuuuu's em parte dos versos. Eles voltam ao reforço harmônico nos três "me"s finais dos versos. Na sessão solo de guitarra, Paul acrescenta um piano insano. A conclusão, inovadora, repete a batida inicial de Ringo, sozinha, mas depois ainda retornam a guitarra e o piano e o lamento vocal em fade-out. Perceba tudo isso, as variações nos compassos, o erro na 6ª interjeição, as indeléveis harmonias, a ótima bateria, no começo e no final, neste LINK. Não espere encontrá-la ao vivo. The Beatles nunca a tocaram em shows!!


Um comentário:

  1. Gosto muito dessa. Aliás, de qual não gosto? Essa tem os detalhes criativos que você ressaltou: dentro da simplicidade da composição existem pequenos truques. O piano, por exemplo, dá vida ao solo. A quebra dos compassos para entrar o solo, coisa que fariam muitas vezes depois.
    Sempre reparei num erro de John, no verso que vem após o solo: enquanto Paul canta "You", John canta "I"... mas deixaram assim. Não é erro, é parte da música. São The Beatles. Podem.
    Quanto à bateria: pelo que li, de fato queriam soar como um grupo vocal americano. Os primeiros covers dos Beatles, desde Hamburgo, eram dos grupos negros femininos americanos. Boys, por exemplo, é uma canção onde mulher fala sobre os garotos. Ringo só mudou umas palavras e mandou brasa.
    Nessa canção, creio que eles olham para The Ronettes. Se não me engano, cruzaram com elas em alguma excursão, na pré-história do quarteto. Consta, fofocas, que John estava de olho na vocalista, a pequena Estelle Bennett (morreu em 2009). A bateria dessa canção dos Beatles é quase cópia da bateria do Be my baby, gravada por elas em 1963. Por ironia do destino: a canção é de Phil Spector, que também a produziu. Aquele Spector que - segundo Paul - escangalhou os arranjos do disco Let it be...

    ResponderExcluir