-

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Chains

  Esta é a 4ª canção do álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

4. Chains (Goffin/King)

Composta por Goffin e King, e este King, na verdade é mulher, e é, sim, a diva Carole King, quem diria... de grandes sucessos nas décadas seguintes, deixo aqui como registro apenas dois, It's Too Late e You've Got a Friend, precisa mais não, né! Quem a gravou originalmente foi o grupo vocal The Cookies, que teve breve sucesso, mas terminou por virar backing vocals de Ray Charles. Ela é cantada por George em Please Please Me. Não é de minhas favoritas, mas tem uma harmonia vocal espetacular de John e Paul, as usual, cantando junto com George nos versos e deixando-o solo apenas nas pontes "I'm gonna tell you pretty baby...". Foi a 9ª de 11 canções gravadas naquele 11 de fevereiro, 10 das quais se materializaram no 1º LP. Apenas quatro takes foram gravados, sendo escolhido o primeiro deles como o melhor, com todos ao vivo, em seus instrumentos tradicionais, mas também com a sensacional gaita de John na introdução, que ele abandona abruptamente para começar a harmonia vocal, e passar à sua guitarra. Aliás, foi esta a primeira vez em se ouviu em disco a marca registrada dos Beatles: a harmonia vocal tripla! E eles a fizeram ao vivo, sem overdubs. Os Beatles eram sensacionais! Deixo aqui o LINK da versão tocada ao vivo na BBC, aqui, sem a gaitinha.

Um comentário:

  1. Simm, eles eram sensacionais. E Chains está entre as covers que adoro. Carole King...tudo de bom ( o que me fez lembrar de Neil Sedaka que eu adorava também...Oh carol...Carol era Carole king!)

    Harmonia tripla maravilhosa. Música deliciosa que não parece retrocesso nas suas voes principalmente devido a essa harmonia.
    E aqui recordo Maria. Fica aqui minha homenagem a minha querida prima Maria. Morou aqui em casa por muitos anos para esudar. Na cidade onde morava não tinha curso ginasial. Então ficou mais chegada que as outras primas. Depois de adulta vinha nas férias passear. Sempre que ouvia Chains ela saia dançando. Ocupava a sala toda dançando com passos largos e pulos. Cara aberta num soerrso largo. E cantava junto apenas na palavra Chains.
    Maria foi embora desse mundo ainda jovem. E essa música é a cara dela, associada por mim a ela para sempre. Está lendo aqui, Maria? Te amo. Saudades...

    ResponderExcluir