-

terça-feira, 21 de setembro de 2021

I Don't Want To Spoil The Party

Esta é a 5ª canção do Lado B de Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções de Amor, por garotas!
                                        
as outras 7 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre ela

 12. I Don´t Want to Spoil the Party   (Sadness Miss Song by John Lennon)

John lamenta: 'Embora nesta noite ela tenha me deixado triste, eu ainda a amo. Se eu achá-la, ficarei feliz. Eu ainda a amo. Eu não quero estragar a festa, então vou embora. Eu não quero mostrar a minha decepção'
Esta seria uma canção feita para Ringo cantar, só que não! O estilo country rock era adequado a Ringo, mas a letra acabou ficando muito mais introspectiva, triste, e Ringo tinha o astral mais pro alto e não estava pra ficar lamentando que a garota não veio à festa, ou saiu sem avisar, não se sabe bem! Então, foi John quem a cantou, em lead, com participação em harmonias de George e Paul nos versos e de Paul nos agudos da ponte, dramática, como ocorrera em No Reply

I Don´t Want to Spoil the Party abre com uma bela introdução com o violão de John e a guitarra de George, depois entram Paul no baixo e Ringo na bateria, e a história é contada nos dois primeiros versos e na ponte, depois repetem-se os mesmos dois versos, entremeados por uma seção instrumental e mais uma vez a ponte, e conclui com a repetição da ótima introdução, agora com todos os instrumentos. Na letra, John não quer estragar a festa com sua tristeza por uma garota não estar lá, diz que não há nada pra ele e se pica (“I will disappear”), toma um drinque ou dois, não sabe o que deu errado (“I wonder what went wrong”), diz que não tem sentido continuar ali, e vai embora procurar por ela. A ponte traz o clímax da canção, com o vocal principal bem agudo, com o lamento de sua tristeza e a declaração de ainda a ama “III stiiill looove her”. 

A canção de trabalho se materializou no 1ª sessão da retomada da gravação do LP Beatles For Sale, após o retorno da 1ª excursão aos EUA, em 29 de setembro. Levou 19 takes para tomar forma, todos tocando e cantando ao vivo, com apenas 5 deles completos. John canta a harmonia alta nos versos e a baixa na ponte, Paul e George harmonizam com uuuu’s na 3ª seção dos versos, e Paul entrega sua usual harmonia aguda na ponte, tudo ao vivo. Existe uma dúvida muito discutida sobre quem faz a harmonia baixa nos versos. Uma primeira versão diz que é o próprio John, em overdubs, ou seja, a harmonia grave do próprio John em três das quatro seções dos versos. E uma outra, de que é Paul mesmo. Este excepcional especialista italiano, chamado Frudua, diz que é isso, ouçam aqui, neste LINK! Importantíssimo, também é o pandeiro de Ringo, fundamental para a tensão da ponte!  

Como quase todas as originais de Beatles For Sale, I Don´t Want to Spoil the Party nunca foi tocada ao vivo. Ela teve, entretanto a distinção de sair como Lado B de um compacto nos Estados Unidos, tendo do outro lado a espetacular Nº1 Eight Days a Week, e essa proximidade fez com que aquela humilde canção de trabalho galgasse a honraria de ser a ÚNICA Lado B a atingir as paradas americanas. Veja bem, refiro-me a um VERDSDEIRO Lado B, onde é clara a distinção de importância entre as duas canções. Diferente dos compactos Duplo Lado A. Curta esse ótimo som, neste LINK.

3 comentários:

  1. "Meu bem te espero esta noite no portão..." Foi meu irmão Walmor que notou a semelhança entre as duas músicas. Ele cantou junto com o disco com a letra da antigona da nossa infância. A gente tinha o disco. Realmente é parecida. E descobri recentemente que é uma música americana que fez sucesso. Vai ver que a conheciam...Talvez se inspiraram nela, vai saber. Nâo é inteiramente igual. Apenas o início. Ja postei sobre essa história no meu facebook há cerca de doisa anos. Será que alguém aqui conhece a Nâo me escrevas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, Virgínia! Eu não conhecia, mas acabo de ouvir no Youtube, com as Irmãs Castro. De fato, os dois primeiros versos são musicalmente semelhantes. No terceiro, John vai para uma tonalidade menor, com os backing vocals de u-u-u-u... e mud tudo. Não creio que John conhecesse a canção, mas pode ser. A linha musical é bem simples, tanto como country ou música caipira. Gostei da dica da semelhança. Eita ouvido mineiro bão!

      Excluir
  2. https://www.ouvirmusica.com.br/irmas-castro/nao-me-escrevas/

    ResponderExcluir