-

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

When I Get Home, junto com as vacas

 Esta é a 4 ª canção do Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor por Garotas.

                                       as outras 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


11. When I Get Home  (Love Girl Song by John Lennon)

John declara: "Who-hoaa,Who-hoaa, Eu tenho um monte de coisas para falar com ela quando eu chegar em casa. Vamos, eu estou saindo porque eu vou ver minha garota hoje. Eu tenho um monte de coisas que eu tenho que dizer a ela" 
 
Apesar de estar junto com Cynthia em férias no Tahiti após as filmagens de A Hard Day's Night, John descreve as saudades de casa, como se estivesse nas suas longas ausências em excursões (e filmagens, no caso daquele ano), talvez em homenagem à esposa, que ficava com o pequeno Julian o tempo todo! Lembrando um pouco a própria canção-título, mostra-se um trabalhador sonhando em voltar para os braços da amada. John mostra todo seu apuro literário ao usar pela primeira vez na história do rock a palavra "trivialities", que foi buscar para fazer rima rica com "please". 
 
A coisa começa lindamente com o refrão gritado em harmonia tripla (John Paul George) "Whou-hoaa, Whou-hoaa I got a whole lot of things to tell her" até chegar ao nome da canção, cantado apenas por John, e então entra Ringo com uma virada vigorosa na bateria. Segue John cantando o 1º Verso, "Come on, I'm on my way...", pedindo licença pra ir falar muita coisa pro seu amor, como diz a letra do caput ali de cima, e vem outro refrão, e outro verso "Come on, if you please...", diz que não tem tempo a perder (as tais trivialidades), que precisa ir pra casa, depois mais refrão, e vem a ponte ("When I'm getting home tonight, I'm gonna hold her tight. I'm gonna love her till the cows come home...") alterando a melodia, apenas com John de novo, adoro esse trecho, tanto que coloquei no título desta análise, e terminarei com com uma alegoria usando a expressão. Finalmente, o Verso 3 com mais um "Come on..." final, com John pedindo passagem, e dizendo que não tem nada que ficar parado ali, e tudo termina com um refrão final estendido.  
 
Toda essa estrutura, bem complexa, foi apresentada aos demais, num 2 de junho de 1964, e finalizada numa sessão única, a última reservada para completar o álbum! Foram necessários 11 takes, com todos em seus instrumentos usuais, duas guitarras, baixo e bateria, depois voltaram, John para dobrar seu vocal, Paul e George para fazerem suas harmonizações nos refrães, e Paul acrescentou também um piano. Ringo acentuou muito bem com seu prato todos os momento de clímax dos refrães, mas sente-se a falta de mais uma virada de bateria introduzindo o 3º verso, e compreende-se: ele estava ali no sacrifício, cheio de dor em sua garganta: iria internar-se no dia seguinte para extração das amídalas, o que causou sua substituição por um certo Stevie Nichol nos primeiros 10 dias da primeira grande excursão internacional, à Dinamarca, Holanda, Hong Kong e à primeira cidade da Austrália. Ele ficou um pouco magoado por irem sem ele... Ringo voltaria ao grupo nas demais cidades da Austrália e Nova Zelândia! A canção nunca foi tocada ao vivo e é subavaliada pelos críticos, mas não por mim, e decerto a grande maioria dos fãs, que a amarão até as vacas voltarem para casa, no fim dos tempos! 
 
Na falta de imagens deles ao vivo, pensei em colocar imagem de Cynthia, a inspiradora da canção, mas fui buscar algo coadunado com a expressão que aprendi.... e encontrei várias ... é uma expressão comum da língua inglesa, que aproveita o fato de as vacas ficarem o dia todo pastando e voltarem len-ta-men-te de volta pro estábulo no final do dia. A do lado é a capa de um livro infantil. Ah, sim, claro, ia me esquecendo de colocar o LINK... na falta de nada ao vivo, ou um áudio diferente, coloco o original.


 

5 comentários:

  1. Excelente texto! Parabéns! Nunca li antes algo tão detalhado sobre as canções dos Beatles. Você precisa escrever um livro se já não tem. Aproveitando o seu gancho reza a lenda de que a sombra de Pete rondou Ringo no hospital, e ele tratou de se curar logo e correr atrás da banda na Austrália. De Londres aos EUA, ele "proseou" e até jogou baralho com a atriz Vivien Leigh. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Você Homero conta uma história maravilhosa em cada canção dos Beatles. É sem dúvida um cara fenomenal. Amo ler seus comentários de cada música deles que você posta aqui.As vezes fico tão empolgada lendo que até esqueço de colocar meu comentário. Parabéns por sua dedicação, nós Beatlemaniacos só temos a ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é inspiração para Lennon, e, embora junto da esposa e filho, em férias no Tahiti, depois da filmagem de _A Hard Day’s Night_, a imaginada saudade de Cynthia, às voltas com o pequeno Julian, o fez compor “Quando eu chegar em casa” (_When I get home_). E diz que vai amá-la muito, “até as vacas voltarem pra casa”, expressão inglesa comum, lembrando que elas voltam muito lentamente, ao anoitecer. E é a voz de John que se destaca no início, depois com Paul e George, seguida da bateria de Ringo. Este, coitado, estava mal, tanto que foi internado, no dia seguinte da gravação, e operado das amígdalas. Por isso, foi substituído por Stevie Nichol, nos primeiros 10 dias de excursão internacional da banda, o que o magoou. A canção nunca foi apresentada ao vivo, não era das mais apreciadas pelo quarteto.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante seu texto! Aprendi muitas coisas...Parabéns!
    Ps. Gosto da tradução "até que a vaca tussa" para "till the cows come home"...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir