-

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Things We Said Today

  Esta é a 3 ª canção do Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor por Garotas.

                                       as outras 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


 10. Things We Said Today  (Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul declara: "Você diz que será minha, garota, até o fim dos tempos. Nos dias de hoje uma garota tão gentil parece tão difícil de se achar. Algum dia quando estivermos sonhando, profundamente apaixonados, sem muito a dizer, então nos lembraremos de coisas que dissemos hoje   
 
Essa foi a única canção de Paul no Lado B do disco. Ela foi feita durante as merecidas férias do grupo em maio de 1964, descansando do intenso período de filmagens do filme A Hard Day's Night. A letra versava sobre sua relação com uma menina que pouco tem tempo de ver porque ambos têm carreiras atribuladas. ("Someday when I'm lonely, wishing you weren't so far away").  Esse era o caso de sua namorada Jane Asher, atriz concorrida, que viajava muito, assim como ele. And I Love Her, escrita pouco mais de um mês antes, também era inspirada ela.  
 
O tradicional da época em termos de estrutura estava em Things We Said Today: dois versos, uma ponte e mais um verso, sem refrão, todos os versos com letras diferentes, repetindo-se depois a ponte e o verso final. O tom geral da canção é de otimismo e felicidade pelo novo amor, "tão difícil de encontrar, assim tão carinhosa!". Acho notável a ponte ("Me, I'm just the lucky kind. Love to hear you say that love is luck.."), tanto pelo aumento de tensão que traz à canção, com Ringo batendo mais forte, e em especial, com três ocorrências na letra: 

  • A rima interna dupla, pois ele rima "Love TO HEAR YOU SAY that love is luck" com  "Love IS HERE TO STAY and that's enough" dupla porque rima "Hear" com "Here" e "Say" com "Stay" ; 

  • E essa letra da frase final da ponte É PARTE do início do verso seguinte, perceba: a ponte termina com "... and that's enough..." e segue com "...to make you mine, girl, be the only one" do verso final; 

  • Além das rimas finais de todas as linhas, que seriam ricas, em português:   "kind" com "blind" e "luck" com "enough".

Things We Said Today foi apresentada aos demais companheiros numa sessão do dia 2 de junho e estava PRONTA apenas TRÊS TAKES DEPOIS, o que mostra a capacidade dos instrumentistas. Ela é marcada pelo triplet grave do violão de John, aquele ta-ra-ran do início, e que é repetido no meio e no final da canção, magnífico! John também toca um piano que encorpa a ponte , mas quase não se o ouve no mix final. A ponte também é enriquecida pelo pandeiro de Ringo! Apenas se ouve a voz de Paul na canção toda, dobrada e em segunda voz nas metades finais dos versos.  
 
A canção foi bastante tocada  ao vivo, sendo duas vezes na BBC e muitas nas excursões de 1964, inclusive no Hollywood Bowl, neste LINK Nessas ocasiões, era George quem fazia as segundas vozes de Paul.  Notem como George se aproxima do microfone quando Paul vai cantar a 2ª parte de cada verso, em "Someday when we're dreaming" ou "Someday when I'm lonely". Ela foi a escolhida para fazer o Lado B de A Hard Day's Night em compacto lançado simultaneamente com o LP na Inglaterra. Nos Estados Unidos, tudo foi diferente, como era naqueles tempos de Capitol rebelde, fazendo uma salada com o catálogo dos Beatles.. . O LP com a trilha sonora do filme tinha no Lado B, instrumentais da orquestra de George Martin. A canção foi lançada em outro LP, Something New, uma mistureba danada e que até repetia canções, um engodo. Enfim, eram os tempos de rebeldia. A partir de Revolver, eles acabaram cedendo e adotando o mesmo catálogo da Inglaterra.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  2. "Things We Said Today é invernal e filosófico mas o som dominante do álbum são os Beatles em pleno clamor como uma banda pop sem covers de rock'n'roll para lembrá-lo de suas raizes..
    A Hard Day's Night é um ponto de inflexão crucial na carreira dos Beatles.
    Coincidindo com a saída de Liverpool e a mudança para Londres, este poderia facilmente ter sido seu primeiro passo em uma estrada de previsibilidade que agrada ao público: em vez disso, o filme e este álbum de trilha sonora são um testemunho de como o pop pode ser fabuloso quando você toma cuidado ao fazer ..."

    ResponderExcluir
  3. Eu não diria que a Capital era rebelde Eu penso que a palavra teimosa é mais precisa. rs rs rs. O rebelde se rebela para fazer algo novo. E eles queriam apenas manter o status quo. Queriam continuar sendo os chefes mantendo os artistas contratados como seus empregados sem direito a nada exigir. Geralmente era mesmo. Então chegam os Beatles, estes sim eram rebeldes, porque tinham sua propria visão das coisas. Mais artistas que businessmen. Estavam ganhando muito dinheiro com os Beatles mas não queriam se dobrar aos seus desejos. E não dobravam. Mas os Beatles pelo menos dar sustos a eles...montando uma capa horripilante com pedaços de carnes e bonecas sobre eles.

    Se foi esse o motivo verdadeiro da Butchers cover eu não sei. Ouvi dizer por aí que sim.

    ResponderExcluir
  4. Things we said today é linda...claro, todas são. Escolhida por Bob Dylan para o disco em homenagem a Paul, que todos devem conhecer. Eu não sei qual foi escrita primeiro, mas eu vejo semelhança entre ela e Ill be back. Mesmo estilo.

    ResponderExcluir