-

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Cenário e Assuntos de HELP!

                                                                                        Capítulo 40 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


40.1 Cenário e Assuntos de HELP!

O ano de 1964 fora aquele estouro de sensações e conquistas inimagináveis para um grupo de jovens que romperam o ano com 20 a 23 anos de idade: dois álbuns que foram ao topo no mundo todo, um filme, inédito para uma banda de rock, de sucesso  também mundial, a conquista da América. E 1965 viria com mais dois álbuns e mais um filme, todos igualmente de sucesso mundial. Parecia que se cumpria, a cada dia, a profecia que eles mesmos se auto proclamavam, quando John perguntava: Where're we goin', fellas?" e os outros: "To the top, Johnny!" e John: "And where's that, fellas?" e os outros: "To the toppermost of the poppermost!". Só não se sabia onde  seria esse topo.... tão cedo!

O primeiro semestre do ano foi dominado pelo segundo filme dos Beatles, que começou por ser chamado, e anunciado, como 'Eight Arms To Hold You', mas acabou se chamando "HELP!" (com ponto de exclamação e tudo) e tudo o que ao redor dele orbitava, as viagens para as locações (Áustria e Bahamas), as filmagens, a composição de canções para a trilha sonora, as gravações e mixagens em estúdio, que levaram ao lançamento, de filme e disco, já no começo do segundo. E isso envelopado entre uma temporada de shows em Londres, no começo e uma excursão por França, Itália e Espanha, no final do período.

Foram 11 sessões de gravação, em que se burilaram 14 novas canções, duas delas de George Harrison, outras 12 da incomparável dupla Lennon/McCartney.  Sete das 14 apareceram no filme e, junto com outras cinco foram lançadas no álbum HELP! Duas foram lançadas como Lado B de dois singles comandados por canções do filme (Yes It Is e I'm Down, que serão comentadas em capítulo posterior). Entretanto, 12 (7+5) canções eram insuficientes para as regulamentares 14 e, mais uma vez, e aquela seria a última, recorreram a duas canções cover de outros compositores para o efeito! Ainda três outras canções Lennon/McCartney foram gravadas, mas duas delas foram deixadas de lado e regravadas e lançadas por outros compositores (That Means a Lot e If You've Got Troubles), e a terceira (Wait) foi engavetada para posterior aproveitamento, ainda naquele ano!


Finalmente, vamos às canções do LP! 

Detalhes sobre essas canções mais abaixo. 
As covers em vermelho...
  1. Help!
  2. The Night Before
  3. You´ve Got to Hide Your Love Away
  4. I Need You
  5. Another Girl
  6. You´re Going to Lose That Girl
  7. Ticket to Ride
  8. Act Naturally
  9. It´s Only Love
  10. You Like Me Too Much
  11. Tell Me What You See
  12. I´ve Just Seen a Face
  13. Yesterday
  14. Dizzy Miss Lizzy

Agora vamos ao Assuntos das canções originais!

Em termos de divisão John / Paul, há um equilíbrio total, sendo cinco de cada um, além das duas de George!

Antes das canções, eis o nosso já tradicional quadro de Grupos, Assuntos e Classes. Vejam que este álbum é o primeiro que tem duas Mind Songs. As demais 10 autorais são do Grupo Heart Songs.

Percebam a tabela abaixo. 


Mais detalhes sobre a divisão entre Heart & Mind Song, aqui, neste LINK

Traduzindo
  • São 10 canções que falam ao Coração e duas à Mente
  • São 7 canções no Assunto Garotas e 3 no Assunto Saudade
  • Das 7 Girl Songs, apenas UMA é de Amor, são 3 DR, 2 Paqueras  e 1 Cupido
  • As Miss Songs são duas de Tristeza e uma de Retorno e 
HELP! éportanto, um 

87% Heart, 58% Girl, 25% DtR Album!

Na tabela abaixo, as evidências, nas letras, do porquê da classificação acima!



Em seguida....

40.2 As Canções da Trilha Sonora de HELP!, o filme, neste LINK

40.3 As Canções do Lado B de HELP!, o álbum, neste LINK

40.4 Lançamento, Recepção e Legado de HELP! neste LINK

2 comentários:

  1. O primeiro disco dos Beatles que me chegou como presente do meu pai. O Beatlemania foi presente do meu padrinho João. Eu saí para comprar o Beatles Again e Beatles 65. A Hard Day's Night foi presente da minha mãe. Impossivel esquecer de meu pai entrando na sala de jantar, fazendo uma pausa bem no meio em frente à mesa, levantando o disco para cima, olhando para mim e gritando: Help!

    Aqui no Brasil chegou sem Yesterday. Ainda tinha covers...E eu não era fã dos covers com raras exceções. Mas pelo menos estava melhor que o 65. Menos covers. O disco ainda não era o que chamo de album. Era uma coletânea de músicas apenas. Era possível saltar algumas. Eu saltava as covers de vez em quando, E amei " It's only love' de paixão. Soube que John não gostava...Ai, John, que coisa.

    ResponderExcluir
  2. O filme Help teve estréia no cine Windsor, na Av.Ipiranga. Eu e meus três companheiros do conjunto "Os 4 Fugitivos" esperamos na fila. Assistimos ao filme babando: os Beatles existiam, falavam, tocavam instrumentos ALÍ, na nossa frente! Ficou claro quem era cada um deles, suas vozes verdadeiras, a gente via os acordes das canções... Mágica pura! Ainda dava pra tirar e cantar algumas músicas... Fiz uma versão, não era ruim, do I need you...
    O disco tinha sonoridade mais forte e diferente. Talvez porque eles estavam melhor, G. Martin cada vez melhor e havia muitas novas composições. Dos covers, ainda gosto de tocar Dizzy Miss Lizzy.
    John tocando violão, no sofá, Hey, you've got to hide your love...
    Creio que comprei o disco na Galeria do Rock, na São João.
    Assisti ao filme algumas vezes, no cinema (*) e revejo de vez em quando.
    (*) Ainda não tínhamos o A hard day's night por aqui. Esse eu vi depois, numa sessão cult do Cine Bijou.
    Vamos ao disco!!!!

    ResponderExcluir