-

sábado, 25 de setembro de 2021

As 6 Covers de Beatles For Sale

 Capítulo 39

De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos da Saga têm acesso neste LINK 


39.1 O Cenário e Assuntos de Beatles For Sale, 

neste LINK


39.2 As Canções Originais de Beatles for Sale, 

neste LINK


39.3 As Canções Cover de Beatles for Sale

Após as duas primeiras sessões de gravação do álbum, logo partiram para a primeira grande excursão pelos Estados Unidos e Canadá, de 32 dias. Na volta, mais seis sessões, nos intervalos entre programas de Rádio e TV, e em meio a mais uma excursão pelas ilhas britânicas! Com esse ritmo todo, ficou difícil repetirem o feito de "A Hard Day's Night" com 100% de originais, e produziram 'apenas' 10 novas canções, todas Lennon/McCartney, sendo oito delas lançadas no LP, e duas em compacto, ambos lançamentos de grande sucesso, indo ao topo das paradas! 

As outras seis canções de "Beatles For Sale" novamente foram tiradas da extensa lista de covers a que estavam acostumados a tocar nos palcos de Liverpool e Hamburgo. Desta vez, entretanto, vieram com pesos pesados do Rock, como Chuck Berry, Carl Perkins, Little Richards e Buddy Holly, seus favoritos.

E vamos a elas!


4. Rock And Roll Music (Chuck Berry)

Esta era um clássico de Chuck Berry, que John considerava o Rei do Rock. "Não me venha com jambo, mambo, tango, o que eu quero ouvir é Rock And Roll".  Desde 1959, eles tocavam essa canção em shows, então não foi difícil escolhê-la para o álbum. E também não foi difícil gravá-la! Quer dizer, ficou fácil porque eles era The Beatles!! Relembrando a histórica gravação de Twist And Shout, John não precisou de mais que UM TAKE para finalizar o trabalho, de uma também histórica sessão de 9 horas de duração, em que gravaram outras SETE canções, sendo SEIS delas aproveitadas no álbum, uma eficiência impressionante. Era a penúltima sessão em que se dedicaram a "Beatles For Sale", no profícuo 18 de outubro de 1964. Então havia pouco tempo para se gravarem poucas canções, mas os rapazes não decepcionaram, inclusive George também fez sua cover de Carl Perkins em um take só!!! Estavam afiadíssimos!!! O vocal de John foi mais que perfeito! Existe uma dúvida se o piano que se ouve é de George Martin tocando ao vivo junto com os rapazes, ou se acrescentaram alguma partes posteriormente e se foi Paul ou John, ou há ainda uma versão de que os três se sentaram juntos, uau! Ela é a primeira Cover do LP, na posição 4 do Lado A. Eles tocaram a canção na BBC, na TV e em vários shows até 1966, último ano das apresentações ao vivo. Bem, se quiserem ouvir o piano, é neste LINK, se não fizerem questão, ouçam ao vivo, este outro LINK, bem mais curto que no disco! John canta uns dois tons mais alto que Chuck Berry! Impressionante tenor!


6. Mr. Moonlight (Roy Lee Johnson)

Eu disse ali em cima que os Beatles trouxeram pesos pesados do Rock, e citei quatro nomes. Pois bem, este é um quinto nome! E a exceção! Seu autor é Roy Lee Johnson, você conhece? Nem eu! Quem a lançou foi um tal Dr. Feelgood, você conhece? Nem eu! Estou mais para Feelbad! Fraquinha, na minha opinião, mas eles sempre fazem do limão uma limonada. Finalizada na enorme sessão de 18 de outubro,  John manda muito bem, abre a canção com um grito primal, tem uma harmonia vocal tripla magnífica, Paul toca um órgão Hammond, Ringo inova num tambor africano, então dá pra engolir. O que não me conformo é saber que, para colocar Mr. Moonlight, eles engavetaram uma muito melhor, gravada quatro dias antes, chamada Leave My Kitten Alone, ouça bem neste LINK, mas prepare-se para balançar na cadeira!! Rock da melhor qualidade, incomparavelmente superior à escolhida, em verdade uma música caipira, letrinha breeeega, como pode ser conferido neste trecho da versão brasileira: "- Senhor Luar, olhe pra mim! Aqui'stou de joelhos, implorando..."!! Se há uma escolha que eu reprovo dos Beatles, é essa! Infelizmente, ela é a sexta canção, do Lado A do LP! Mas em respeito ao estupendo vocal de John, mostro-a aqui, neste LINK, onde ele nos brinda com DOIS de seus gritos primais!! 

Esta versão foi o Take 4, gravado na 2ª sessão de gravação para o LP Beatles For Sale, constituindo-se Mr Moonlight, tremendo Lado B, pouco conhecido, na 1ª cover a ser proposta para o LP, por incrível que pareça. Nela, ouve-se ainda a estranha guitarra de George que era a proposta da seção solo da canção, John gostava dela, mas era o único. Na versão final, que foi gravada naquela mesma extensa sessão de 18 de outubro, onde George foi relegado a tocar uma percussão e quem fez o solo foi Paul, em overdub, num órgão Hammond.


7. Kansas City/Hey, Hey, Hey, Hey (Lieber/Stoller/Penniman)

Esse medley já era cantado assim pelo autor da segunda, Pennyman, o real nome do gênio do Rock and Roll Ricardinho, ou Little Richard. A primeira do medley é da dupla Lieber/Stoller. Favorita de Paul, eles a cantavam desde 1962, quando conheceram o roqueiro pianista americano e se tornaram seus amigos.  Na busca por canções para encherem as noites em Hamburgo, eles usaram o roqueiro pianista americano como fonte de outras 11 canções. Após uma parada de sua performance em shows no início da carreira dos Beatles, ela foi revivida na excursão aos EUA, justamente em Kansas City, onde foi devidamente aclamada, e foi então considerada para sair no novo LP. Foi a vez de Paul entregar seu ONE-TAKE-Song e no mesmo vigoroso 18 de outubro em que John entregara sua Rock And Roll Music e George sua Everybody's Trying To Be My Baby, ambos com a mesma eficiência! Incrível sessão! Ela é a sétima canção, fechando o Lado A do LP! 

Kansas City/Hey Hey Hey Hey foi a primeira canção nova a ser gravada naquela famsa sessão, onde foram completadas 9 canções, todas lançadas, ou em LP ou em compacto, produtividade impressionante. Após terminarem Eight Days a Week, dedicaram apenas meia-hora ao medley, tamanha era a experiência do quarteto com ela. Tentaram mais um take, mas o primeiro foi o melhor, e por sobre ele, vieram os overdubs das palmas dos quatros Beatles e do piano de George Martin. Notável é que foi a primeira vez que Ringo se juntou aos seus companheiros no canto Hey-Hey  Bye Bye Baby Bye Bye, de resposta ao chamado de Paul, fato repetido na carreira em vezes que não enchem uma mão! Deixo aqui uma das muitas vez em que esse dançante medley foi cantado ao vivo.


9. Words Of Love (Buddy Holly)

A canção está na posição 2 do Lado B do LP e é uma fundamental homenagem a seu autor Buddy Holly, genial líder dos Crickets, que morrera 
num desastre de avião aos 19 anos, em 3 de fevereiro de 1959, conhecido como O Dia Em Que A Música Morreu, sobre o qual falo, neste LINK. Todos sabem da predileção de John por Chuck Nerry, da de Paul por Lottle Richard e da de George por Carl Perkins, mas acima de todos eles, está Buddy Holly. A identificação dos Beatles com Holly era enorme, porque o jovem astro americano, compunha Rock and Roll, era branco, cantava e tocava guitarra enquanto cantava, inclusive os riffs. Foi essa inspiração que os levou a serem do jeito que eram. E tinha um apelo ainda maior a John, pois usava óculos, hehehe, já que o Beatle era 'blind as a bat' como declarou George na década de 1970. A reverência a Holly era tanta que é dele o primeiro registro em gravação de John, Paul e George, ainda no Quarrymen, em 1958, a canção That'll Be The Day, tendo no Lado B uma canção de Paul chamada In Spite Of All The Danger. F
oi ótimo que os Beatles optaram por Words of Love, menos conhecida que a já citada, ou que Peggy Sue, ou ainda Maybe Baby, dando a possibilidade ao grande público conhecer mais a fundo o lindo poema, "Deixe-me ouvir você dizer as palavras que eu quero ouvir, querida, quando você está perto, umm, umm, palavras de amor que você sussurra, suave e sincera, querida, te amo", rimando lindamente em inglês. 

Assim como as outras três covers descritas até agora, Words Of Love foi também gravada na já antológica Sessão Mamute de 18 de outubro e ainda viria outra. Ela foi a última a ser gravada, todos já cansados, e foi na meia-hora final da sessão de longas 18 meias-horas, que terminou a meia-hora do dia 19. E foram apenas dois takes, o segundo considerado ótimo, com todos em seus instrumentos usuais, e vocal triplo imbatível de John/Paul/George na harmonia tripla em um mesmo microfone. É de John o vocal mais grave que se nota bem nas palavras estendiiiidas, como em "tell how you feeeeel" ou "darling,z when you're neeeeeear". Eu disse todos em seus instrumentos usuais? Minto! Ringo batucou também em um estojo de guitarra que veio em overdubs por sobre o Take 2, assim como os vocais dobrados dos 3 cantores  Eles a cantaram ainda como Quarrymen, desde 1959 e já como Beatles, até 1963, quando a gravaram na BBC, bem antes da gravação no LP, ouçam como foi, e notem neste LINK que está muito parecido com a versão que conhecemos oficialmente, claro que sem o guitar case de Ringo, e notem que a harmonia parece que é dupla, mas com George fazendo a parte aguda.

10. Honey Don't (Carl Perkins)

A canção abre o reinado de Carl Perkins em "Beatles For Sale", logo a seguir, na posição 3 do Lado B do LP. Ela era o Lado B de Blue Suede Shows, compacto lançado em 1956. Na voz de Ringo, Perkins quer conhecer melhor sua 'Honey', um dos mais famosos qualificativos de 'Amorzinho' na língua inglesa. Ele é o único autor a ter duas canções gravadas pelos Beatles num único álbum! E foi a oportunidade para Ringo brilhar! Era John quem cantava a canção nos shows (ver aqui neste LINK,  em show da BBC) em Liverpool e Hamburgo, mas ele considerou que o range vocal de Ringo estava OK para ela, e a partir de então, foi o baterista quem a cantou ao vivo, nos shows subsequentes. 

Ela foi gravada na última sessão de gravação do LP, em 28 de outubro, em 5 takes, com todos tocando seus instrumentos nos primeiros, mas com John mudando para o violao nos últimos, e Ringo cantando ao vivo! Depois, em overdubs, Ringo seguiu seu papel de astro da canção e gravou pandeiro ao longo de toda canção! Deixo aqui, uma performance de nosso querido baterista ao vivo, mas já em carreira solo, num histórico encontro com Carl Perkins, o lendário autor da canção, neste LINK.


14. Everybody´s Trying to Be My Baby (Carl Perkins)

A canção tem a distinção de fechar "Beatles For Sale" e consolida Carl Perkins como campeão de todos os tempos da carreira dos Beatles com a segunda canção num mesmo LP. E com Matchbox lançada no mesmo ano cantada por Ringo em um EP, Perkins se consolida como o compositor com mais canções originais gravadas pelos Beatles, mais mesmo que o próprio Ringo (estou desconsiderando What Goes On, em que ele apenas ajuda). George a canta, como fazia nos primórdios e voltou a fazer após o lançamento, na BBC (ouça beste LINK), na TV e nos shows de 1965. A letra reflete o que acontecia com cada
um dos quatro Beatles à época, todas queriam ficar com eles! George era o maior admirador do guitarrista americano, em quem se inspirou para seu próprio estilo na guitarra. Ela foi gravada na mesma sessão em que Joh
n e Paul gravaram suas ONE-TAKE-Songs, o fabuloso e épico 18 de outubro de 1964, e George não ficou atrás: apenas um take foi necessário para a conclusão da faixa, com John no violão e os demais em seus instrumentos usuais (acho que já escrevi isso!). 


39.4 Lançamento e Recepção de Beatles for Sale

Neste LINK

4 comentários:

  1. Como disse John uma vez, "nós éramaos uma baita banda de rock!" Ou algo assim... Mas no relato do Homerix dá pra sentir como eram feras naquelas apresentações de Hamburgo e outras no início da carreira. Faziam esses covers com pé nas costas!
    1- Também vejo Mr Moonlight como uma canção sertaneja um pouco fora do esquema. Mas, com aquele grito do John e o Hammond fúnebre, ficou interessante...
    2- Adoro Bud Holly, mas a versão dos Beatles é mais refinada. Colocam um floreio extra no vocal uhn-uhn-uhn-uhn... George era bom em fazer solos nos covers e esse tá ótimo.
    Quando ouvi Beatles for sale percebi algo diferente: eram os covers abundantes.
    Ótimo disco, ótimos comentários sobre cada faixa.

    ResponderExcluir
  2. Então descobri uma música q vc não simpatiza Mr. Homerix!!!
    Mr. Moonlight...
    Pse essa faixa tem uma Levada meio brega mesmo kkkk

    ResponderExcluir
  3. Mais alguém não simpatisa com essa música. Porque minha postagem sobre ela contando porque se tornou minha preferida entre os covers não foi aceita pelo blog. Já postei 3 vezes e a postagem some msiteriosamente.

    ResponderExcluir
  4. Oureo mistério: nem sempre ouço todos os instrumentos. Eu busquei Mr. Moonlight. O video remastered falta logo o orgão..a parte que me toca mais profundamente. O Hammond. O video de Every little Thing não tem os timpanos! E todos escutam mesnos eu.

    ResponderExcluir