-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

With The Beatles - Lançamento e Recepção

                      Capítulo 37 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


Decerto que a última frase poderia encerrar o capítulo, mas ainda falta falar da capa do disco, como usual e da Beatlemania, como prometido!

A capa de With The B
eatles inaugurou uma parceria de sucesso, que duraria até 1965, com Robert Freeman, fotógrafo jornalista do Sunday Times. Com seu trabalho de fotografias de astros do jazz aprovado pelos 4 Beatles, ele foi chamado a Bournemouth, cidade onde faziam 6 shows em agosto (aquele mesmo período em que George Harrison estava doente, citado aqui em cima), e não precisou mais que uma hora para fazer uma foto que foi referência para várias outras bandas!! Beneficiou-se da conjunção de luzes de um corredor escuro com uma luz natural de uma janela, pela direita dos rapazes, e saiu aquela foto maravilhosa, com as faces esquerdas na escuridão. Antes, por causa da necessidade de se adequar a foto a uma capa de disco, posicionou Ringo mais abaixo, até porque, disse ele, era o mais baixo dos quatro mesmo, e havia sido o último a entrar na banda! Aliás, exatamente um ano antes! A ideia original era que a capa fosse apenas a foto, sem palavras ou nomes. A direção da EMI achou que eles não eram famosos o suficiente para tanto...  falta de fé... meses depois quem fez isso foram os Rolling Stones, em seu LP de estreia, e os Beatles perderam a primazia ... só essa! A EMI ficou também inconformada com as expressões sérias e teria vetado a ideia, não fosse a intervenção de George Martin, que bateu o pé!

O LP 'With The Beatles' foi lançado na Inglaterra em 22 de novembro de 1963, direto para o topo das parada, tirando de lá 'Please Please Me', o primeiro LP, e lá ficou por mais 21 semanas, fazendo dos Beatles a primeira banda a conquistar a façanha!

O ano transcorrera de forma maravilhosa para os Beatles, sua fama era crescente, exponencial, um fenômeno que foi denominado Beatlemania pelos jornais, após eventos inimagináveis de  histeria coletiva após um show no London Palladium em 13 de outubro, num frenesi incontrolável, que até ameaçou a integridade física dos rapazes.

E o ano não terminaria com o lançamento de 'With The Beatles'. Apenas seis dias depois, em 29 de novembro, viria ao mundo a canção que abriria as portas da America para os Beatles: I Want To Hold Your Hand, num compacto simples com This Boy na Lado B.

O mundo estava prestes a testemunhar um feito: uma banda de rock parando o aeroporto de New York. O ano de 1964 seria o ano auge da Beatlemania!

UFA! 
MENOS UM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário