-

sábado, 11 de setembro de 2021

Beatles for Sale - Cenário e Assuntos das Canções Autorais

                                                                                                                   Capítulo 39 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

39.1 O Cenário e Assuntos de Beatles For Sale

O ano de 1964 vinha sendo ainda mais fenomenal que 1963, quando surgiu a Beatlemania. Os Beatles conquistaram a América em fevereiro, em março viraram atores de um filme de sucesso mundial, gravaram seu terceiro LP, todo com canções próprias, e fizeram uma turnê Mundial, chegando à Austrália e Nova Zelândia, e até deu tempo de tirarem férias, de 30 dias, como todo bom trabalhador! 

O segundo semestre começou frenético como terminou o primeiro, com excursão pelo Reino Unido e Suécia,  e logo voltaram ao estúdio já com vistas ao lançamento do  LP, que seria chamado "Beatles For Sale", objeto do presente capítulo! O nome decerto tinha a ver com o extraordinário sucesso de vendas, de tudo em que metiam a mão: música, cinema, merchandising. Eles estavam, efetivamente,  'À Venda'.

Após as duas primeiras sessões, logo partiram para a primeira grande excursão pelos Estados Unidos e Canadá, de 32 dias. Na volta, mais seis sessões, nos intervalos entre programas de Rádio e TV, e em meio a mais uma excursão pelas ilhas britânicas! Com esse ritmo todo, ficou difícil repetirem o feito de "A Hard Day's Night", e produziram 'apenas' 10 novas canções, todas Lennon/McCartney, sendo oito delas lançadas no LP, e duas em compacto, ambos lançamentos de grande sucesso, indo ao topo das paradas! George Harrison, entretanto, passaria em branco mais um LP! Após inserir-se no rol de compositores no 2º LP, em 1963, não apareceu com nenhuma canção para o álbum do final de ano. 1965 seria diferente!

As outras seis canções de "Beatles For Sale" novamente foram tiradas da extensa lista de covers a que estavam acostumados a tocar nos palcos de Liverpool e Hamburgo. Desta vez, entretanto, vieram com pesos pesados do Rock, como Chuck Berry, Carl Perkins, Little Richards e Buddy Holly, seus favoritos.

Nota-se, no estilo das novas canções da dupla, uma maior tendência a assuntos menos pueris, uma mudança decerto influenciada pelo encontro que tiveram com Bob Dylan, em agosto, por quem tinham grande admiração! Em contrapartida, aquele encontro também marcou o bardo americano, que reconheceu que os Beatles haviam mudado o cenário da música, e a partir de então, passou a cantar mais mensagens para a juventude, e a ter uma banda de rock pra chamar de sua, The Band, que também teve uma história própria respeitada. Bob Dylan também apresentou aos Beatles uma outra coisa, que teve alguma influência, eu diria, sobre o processo de criação de canções, e sobre a qual falarei daqui a dois capítulos! 

Musicalmente, o estilo foi bastante orientado pelo country/folk americano. Naquelas sessões de gravação, George Martin começou a perceber que podia dar asas aos rapazes, que já se mostravam mais acostumados ao estúdio, e iniciavam a palpitar mais sobre os arranjos, e a arriscar mais instrumentos, e a dar ideias nas mixagens, e tal, ou seja, começou a valer aquela política de que  "se eles pensaram nisso, deve ter algum valor, mesmo que a princípio pareça estranho". Em outras palavras, o maestro captou o toque de Midas dos Beatles!

Finalmente, vamos às canções do LP! 

Detalhes sobre essas canções mais adiante. 
As covers em vermelho...
  1. No Reply
  2. I´m a Loser
  3. Baby´s in Black
  4. Rock and Roll Music
  5. I´ll Follow the Sun
  6. Mr. Moonlight
  7. Kansas City/Hey, Hey, Hey, Hey
  8. Eight Days a Week
  9. Words of Love
  10. Honey Don´t
  11. Every Little Thing
  12. I Don´t Want to Spoil the Party
  13. What You´re Doing
  14. Everybody´s Trying to Be My Baby


Vamos às originais!

Em termos de divisão John / Paul, há um equilíbrio total, sendo quatro de cada um. 

Antes das canções, eis o nosso já tradicional quadro de Grupos, Assuntos e Classes. Vejam que este álbum também tem uma Mind Song. As demais sete autorais são do Grupo Heart Songs.

Percebam a tabela abaixo. 


Mais detalhes sobre a divisão entre Heart & Mind Song, aqui, neste LINK

Traduzindo
  • São 7 canções que falam ao Coração e uma à Mente
  • São 4 canções no Assunto Garotas e 3 no Assunto Saudadee
  • Das 4 Girl Songs, 2 são de Amor, e duas de DR
  • As Miss Songs relatam Desespero, Retorno e Triseza
Beatles For Sale é, portanto, um 

88% Heart, 50% Girl, 50% Love & DtR Album!

Na tabela abaixo, as evidências, nas letras, do porquê da classificação acima!



39.2 As Canções Originais de Beatles for Sale


39.3 As Canções Cover de Beatles for Sale


39.4 Lançamento e Recepção de Beatles for Sale

3 comentários:

  1. Um disco feito às pressas devido a loucura agenda dos Beatles
    O semblante da foto de capa mostra que a loucura da beatlemania já estava cansando os meninos...rostos fechados...mas o disco é um clássico apesar de não ser o favorito da maioria. Esse disco marca um momento de transição na carreira deles...e que mudança !!

    ResponderExcluir
  2. Sim, o encontro com Bob Dylan foi bom para eles e também para ele. Grande troca. E Bob se apaixonou por George à primeira vista. rs rs rs. ( viagem minha). O que não é possível deixar de notar é que a amizade deles foi para sempre a partir dali. Compondo juntos! E aquela coisa dos amigos querendo falar com Bob e procurando George para interferir? Seria verdade isso? Li em algum lugar. Dylan não gostava de receber qualquer um não. Mas se fosse pedido de George ele recebia na hora. Acabaram juntos numa banda pra lá de simpática chamada Travelling Willbury.
    Mas em 68 Beorge teve de esperar também. Foi depois do acidente de Bob. Estava ali deprimido. Bateu o telefone para George pedindo que fosse até sua casa a fim de dar aulas para ele sobre certos weird chords...que tinha ouvido. Bom lembrar que George morava do outro lado do Atlantico. Pois foi correndo. E ao chegar lá o amigo nada de aparecer. Que coisa. Escondido...Mas George tinha aberto por completo sua veia de compositor e aproveitou o tempo de espera para fazer música.
    Finalmente Bob aparece. Escuta a música...Gosta tanto que decide completá-la. Ficou belíssima! Só que me esqueci o nome.
    Isso é verdade porque ouvi da boca de Olivia! E ela mesmo achou que foi algo romantico. Pois George pedia para que ele o recebesse de forma mais que poética. E Bob vem com a segunda parte abrindo seu coração para recebe-lo. Ficou maravilhoso.

    I'd have you anytime. É esta a música. George: “Let me in here, I know I’ve been here, let me into your heart.”
    Bob: All I have is yours
    All you see is mine
    And I’m glad to hold you in my arms
    I’d have you anytime.

    ResponderExcluir
  3. Mas o assunto é Beatles for Sale. Tenho certeza que já comentei em outro lugar, não? Sim, até contei que o adquiri em Belo Horizonte. E que Mr. Moonlight tornou-se a mais importante para mim entre as covers. Virou tema de 1965.
    Eles estavam com pressa, tiveram que se valer de covers. Mas há muita coisa bonita ali. Pena que no Brasil modificaram até a capa.

    ResponderExcluir