-

sábado, 18 de setembro de 2021

Eight Days a Week

 Esta canção abre o Lado B de Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor, por garotas!
                                        
as outras 1canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre ela

8. Eight Days a Week   (Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul declara: 'Eu amo você todos os dias, garota, sempre na minha mente. Uma coisa que eu posso dizer, garota, eu amo você o tempo todo! Abrace-me, me ame, abrace me, me ame. Eu não tenho nada além de amor, querida, oito dias da semana'
Sabe quem deu a inspiração para a canção? Foi um motorista! Paul estava sem poder dirigir por ter perdido a carteira, e teve um transporte arranjado pela EMI para levá-lo à casa de John e, no trajeto, perguntou ao motorista: "How's life?" e o cara respondeu "Pretty fine! Working eight days a week!!". Ele nunca havia ouvido a expressão, achou-a perfeita e, ao chegar, Paul disse a John: "I've got a title for our new song!", e começaram a compô-la! Na verdade, deve-se admitir que o título é a parte mais forte da letra, preenchida com clichês de holdme's e loveme's, mas maravilhosamente bem colocados e que ficam grudados na nossa mente. John sempre desconsiderou a canção porque ele já estava no mood de escrever letras mais densas! A ideia básica foi de Paul, os dois fizeram a letra e é John quem faz o vocal principal, com Paul no backing, um verdadeiro trabalho de parceria. Estruturalmente, era o básico do básico da época da banda, verso-verso-ponte-verso, sem refrão ou solo, depois repete ponte e verso, letras diferentes nos versos, que aliás, eram razoavelmente complexos, com 3 seções, cada um, com os primeiros 8 compassos contando a história acompanhado do lindo 'walking bass' de Paul, os 4 compassos seguintes com os apelos holdme-loveme, e os últimos com o título da canção, em conjunto com Paul, tudo temperado por palmas deliciosas. O título volta na ponte, harmonizada totalmente com Paul. Aliás, o título é falado muitas vezes na canção, o que não era normal, é uma vez em cada verso, 4 vezes, mais duas em cada ponte, mais 4 vezes, mais duas na conclusão, total 10 vezes. É muito, né? Inda vou fazer uma estatística Beatle sobre o tema. Viajei!  
 
A canção foi trabalhada muitas horas no estúdio, era a 5ª sessão de gravação para Beatles For Sale, um 6 de outubro de 1964!  Foram apenas 6 takes até chegar à base, mas embatucaram um pouco para definir o início, que começou com uuu's em vocal, e uns falsetes colocados (ouça este LINK, que saiu no projeto Anthology), mas acabou sem eles e com um inédito fade-in  com a introdução da ótima guitarra de George e o baixo de Paul repetindo numa nota só, saindo do zero até chegar ao volume ótimo para a entrada triunfal de John "Oo, I need your love, babe, Guess you know it's true". Sensacional! Como também são 'um estouro' as palmas todo o tempo e dobradas no "Hold Me pa-pa Love Me pa-pa". Notável também o trabalho de equipe nos backing vocals de Paul e de George em momentos diferentes da canção: de Paul, nos agudos "Hold Me! Love Me!", (apenas a partir do segundo verso) e de George na ponte "Eight days a week, I lo-o-ove you, eight days a week is not enough to show I care". Depois de estabelecida a base, foram mais 7 takes com overdubs, basicamente para as fundamentais palmas e os vocais dobrados de John. A definição da introdução ideal veio somente 12 dias depois, e foi ideia de Normam Smith, perfeito para se abrir um Lado de LP, que foi o caso!! Deliciem-se aqui neste LINK. 
 
Magnífico, tão magnífico que, apesar de ser apenas uma canção de álbum no Reino Unido, preterida que foi pela estupenda I Feel Fine para o efeito de lançamento em compacto, Eight Days A Week acabou sendo assim lançada nos EUA para subir ao topo da parada, tendo I Don't Want To Spoil The Party no Lado B. Pra finalizar, sua posição no álbum: com o recurso do fade-in, nada mais natural que colocá-la para abrir o Lado B de "Beatles For Sale". Ironia interessante foi que o nome da canção foi escolhido por Ron Howard como título de seu sensacional documentário sobre o insano ritmo da excursão americana (LINK), apesar de ela nunca ter sido tocada em NENHUM show ao vivo! Por outro lado, não há dúvida de que o nome foi absolutamente apropriado ao tema, afinal, os Beatles estavam envolvidos na excursão 'oito dias por semana'!!

2 comentários:

  1. Paul costuma toca-la nos seus shows. Quer dizer que um motorista deu a dica. Me faz lembrar daquela de Caetano...tudo certo como dois e dois são cinco. Embora a mensagem seja outra.
    Lembro de alguém dizendo certa vez que estava trabalhando 25 horas por dia. rs rs rs.

    ResponderExcluir
  2. Amo amo amo essa música. Thank you Homerix

    ResponderExcluir