-

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Os tímpanos! Ouviu falar fora do ouvido?

Esses dias eu apresentei a análise de uma canção dos Beatles em que aparecia a palavra Tímpano, como fundamental para a citada 

Se ainda não leu, a análise está neste LINK.

Em minha divulgação, recebi inúmeras declarações de estupefação, como a que transcrevo abaixo:

Com suas postagens tenho aprendido bastante. 

Tímpano para mim  era somente uma fina película que separa o ouvido interno do externo. Importante para audição e se perfurado diminui a  capacidade auditiva  e pode levar a surdez.

Então eu desenvolvia mais algo sobre o instrumento, mais conhecido como Tambores de Orquestra.

É interessante que os tocadores dos tímpanos ficam normalmente lá no fundo da orquestra, no alto, com uma partitura praticamente vazia, eles são pouco acionados, então ficam prestando uma atenção danada no tempo da partitura para, quando chegar a hora, darem seu show, tocando os tambores corretos, pois cada um tem uma nota, e na intensidade marcada na pauta!

Peculiar profissão!!

Muito normal é que eles apareçam apenas no final das canções, então eles ficam o tempo todo com os colegas tocando, tocando, tocando, e eles virando as páginas da partitura e contando tempo. Mas quando aparecem, sempre são grande destaque!

É muito legal!

Já naquela famosa canção que eu falo no post, de Strauss, eles são fundamentais... conhece? Esta aqui, Also Spracht Zarathustra, numa versão sensacional do brasileiro Eumir Deodato, de 1972, que foi sucesso no mundo todo!

E me marcou para sempre... dá pra notar neste vídeo ... não, não se preocupem .... não enlouqueci ... nem estava 'viajando' .... apenas entrei no clima da fantástica versão!! Neste LINK.


Claro que nessa versão, os tímpanos não aparecem, então agrego esta excepcional apresentação conduzida pelo venezuelano Dudamel.... note o vigor dos timpaneiros, mas também o destaque para o tocador dos címbalos, aqueles pratos de ataque..... esse é outro que fica esperando pacientemente sua hora para tocar, momento celebrizado pelo filme de Hitchcok, O Homem Que Sabia demais (Che Sera Che Sera)!! Neste LINK.

Este clássico deve ser o sonho de consumo de todos os timpaneiros e cimbaleiros, aliás, nem sei se posso chamá-los assim!

(367) Strauss: Also sprach Zarathustra / Dudamel · Berliner Philharmoniker - YouTube




Um comentário:

  1. É para entrar no clima mesmo, Quem resiste? Espetaculo espetacular. Viu o filme do jarneiro vivido por Peter Sellers? Amo aquele filme. Tocam esta versão de Eumir Deodato logo no inicio.

    Eu comprei a trilha sonora de 2001. E até hoje fico numa bruta emoção ouvindo a música. Fiquei tão alucinada que fui ver o filme bem umas dez vezes só para ver o final. Até que o porteiro resolveu me deixar de graça porque eu chagava só para ver o final ( depois de ter visto o filme inteiro cinco vezes...).

    ResponderExcluir