-

domingo, 26 de setembro de 2021

Beatles For Sale - Lançamento e Recepção

Capítulo 39

De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos da Saga têm acesso neste LINK 


39.1 O Cenário e Assuntos de Beatles For Sale, 

neste LINK


39.2 As Canções Originais de Beatles for Sale 
neste LINK


39.3 As Canções Cover de Beatles for Sale 
neste LINK


39.4 Lançamento e Recepção de Beatles for Sale 


Terminadas as sessões, as mixagens, chegou a hora da capa. Para o efeito, e para não se mexer em time que está ganhando,  chamaram de novo Robert Freeman, responsável pelas duas últimas capas, ele os levou ao Hyde Park, agasalhados pelo frio de outono, orientou que não sorrissem, o que combinava com o 'mood' das canções, e tirou  fotos,  desta vez coloridas, colocaram numa capa com o nome do álbum pequenininho, para desespero da chefia da EMI. A novidade maior foi a primeira capa sanduíche (gatefold sleeve) que repetiriam algumas vezes, com fotos da banda em atuação e montagem com artistas de Hollywood, alguns deles que conheceram durante a excursão aos Estados Unidos. 


"Beatles For Sale"
foi lançado em 3 de dezembro de 1964 e foi direto para o topo , como todos os LPs dos Beatles (bem entendido, eu me refiro aos LPs lançados como LPs, com oito ou mais canções autorais, o que exclui o EP de "Magical Mistery Tour", que somente depois virou LP e o "Yellow Submarine", com a trilha sonora do filme, que tinha apenas quatro canções novas). Diferentemente dos três anteriores, o LP ficou 'apenas' 11 semanas no topo, e elas não foram consecutivas, pois foi uma boa briga com o segundo álbum dos Rolling Stones, que tomou o lugar dele duas vezes. O compacto lançado no mesmo dia do LP, com as canções I Feel Fine e She's A Woman, canções gravadas em sessões do álbum, também foi para topo, mas falarei delas no capítulo dedicado ao álbum Past Masters #1.

Nos Estados Unidos, seguia fenomenal salada... Não se sabe por quê, mas a Capitol Records era rebelde e insistia em lançar coisas diferentes. Só em Revolver, dois anos depois, resolveram adotar o catálogo britânico da empresa mãe, a EMI. Lançaram um tal Beatles '65, que tinha apenas 6 das 8 originais de Beatles For Sale, apenas duas das 6 covers, e tinha as canções do single britânico, e, pasmem, I'll Be Back!!! Coisa de doido! No Brasil, a confusão era menor, mas seguia diferente do original. Foi lançado também um Beatles 65, mas com apenas 12 canções, e tiraram justamente duas originais, nós ficamos sem conhecer Baby's In Black e Every Little Thing, que foram lançadas em separado!! E ainda colocaram como capa uma imagem de um show ao vivo, nnum disco que não tinha NENHUMA canção ao vivo. Vai entender!!

Para terminar, não poderia deixar de registrar as proféticas palavras de Derek Taylor, assessor de imprensa dos Beatles, nas notas de capa, quando disse:

Há uma história inestimável entre essas capas. Quando, em uma geração ou mais, uma criança radioativa fumante de charuto, fazendo um piquenique em Saturno, perguntar a você sobre o que foram os Beatles, não tente explicar tudo sobre o cabelo comprido e os gritos! Basta tocar algumas faixas desse álbum e ele provavelmente entenderá. As crianças do AD 2000 extrairão da música a mesma sensação de bem-estar e calor que fazemos hoje.

Ele somente se enganou na tecnologia e no 'Anno Domini 2000'.

Já estamos 20 anos além, ainda não estamos em Saturno mas com relação aos Beatles, segue sendo assim!


2 comentários:

  1. Tiraram a foto da capa do disco em hyde Park...n sabia disso
    Muito bom
    Hj em dia gosto desse disco muito mais que na época q conheci!👏

    ResponderExcluir
  2. Adorei o comentário do Derek Taylor falando em ano 2000 como algo MUITO distante, assim como foi no filme 2001, uma odisséia no espaço, lançado uns 2 ou 3 anos depois.
    Já passamos duas décadas da virada do século, não chegamos a Júpiter, mas... The Beatles consegue ficar cada vez mais saboroso.
    A foto do disco britânico é muito bonita.

    ResponderExcluir