-

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Every Little Thing

Esta é a 4ª canção do Lado B de Beatles For Sale, o 4º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor, por garotas!
                                        
as outras 1canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre ela

11. Every Little Thing   (Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul declara: 'E você sabe que as coisas que ela faz ela faz para mim, uh! Quando estou com ela, eu me sinto feliz só de saber que ela me ama. Sim, eu sei que ela me ama agora
Aqui vou inverter o esquema: falo primeiro da parte musical! E por causa de UM instrumento: os Tímpanos! Não sabem o que é? E se eu disser TAMBORES DE ORQUESTRA com notas definidas. Aí, ok, né?! E é uma outra inversão porque os tímpanos foram introduzidos em over-dub posterior, e esse tipo de informação eu normalmente deixo por último. E por que eu dou essa importância toda a um simples tambor? Bom, primeiro eu peço que ouçam a canção e me digam se não é aquele som que reverbera, ali, duplo,  ton-don, em notas diferentes, no meio do refrão, que ficam na sua cabeça? Como aqueles tímpanos insanos na clássica de Strauss, claro, na introdução de Assim Falava Zarathustr, a gente não se esquece. E há que se destacar que é o primeiro instrumento 'de orquestra' que aparece na carreira Beatle, e quiçá na história do rock, mas isto eu não posso garantir! No álbum seguinte, as cordas entrariam triunfais, em Yesterday, e depois em Eleanor Rigby, mas até ali, nunca. Além disso, foi um instrumento de orquestra tocado POR um Beatle! Ufa, é muita ode a um instrumento, não? Ouça no LINK, se não vale esse destaque todo que eu dei! 
 
Bem, seguimos na música: aqui, quem toca a guitarra solo, é John, e ela aparece com destaque, na introdução, no solo, e na finalização. George fica no ritmo, mas há controvérsias quanto a essa inversão de papéis, Paul no baixo e Ringo na bateria (além do ton-don). Paul também toca os baixos de piano, juntamente, na mesma faixa com os ton-don's do Ringo nos tímpanos no refrão. O vocal principal parece-me de John, mas os registros dizem que ele e Paul cantaram juntos! Paul, com certeza, pega a harmonia aguda no refrão. 
 
A canção é mais de Paul que de John, ele se lembra de tê-la esquadrinhado na casa da namorada Jane Asher, onde morava, junto com os pais dela... ai esse Paul... querendo economizar uns trocados. Provavelmente ele e John a terminaram em Atlantic City, num intervalo da tempoda de shows nos Estados Unidos. Paul preza muito as 'things she does for him' do refrão. E como ele, bem como seus colegas de banda, não eram lá muito fiéis com suas parceiras, ele admite: "Yes I know I'm a lucky guy!" Muito sortudo! Essa satisfação vem expressa em dois pares de versos, entremeados pelo refrão. No primeiro par, além da sorte declarada de tê-la aguardando sua volta, ele se lembra de quando era só, sem ela. Depois do 1º refrão, a felicidade de estar com ela e a declaração de amor eterno ("I will love her forever")! Depois do 2º refrão, vem a seção solo, na guitarra, com os mesmos acordes, reprisando a melodia no início e variando na parte final. Finaliza com mais um refrão e a entonação do título duas vezes em fade-out, sumindo no horizonte... 
 
Every Little Thing veio ao mundo na 3ª sessão de gravação para Beatles For Sale, em 29 de setembro de 1964 em quatro takesmas só terminou com mais cinco no na sessão do dia seguinte. Em principio, e para sempre em discussão, era John quem pilotava a guitarra solo, George na guitarra rítmica, com Paul no baixo, Ringo na bateria e os vocalistas cantando ao vivo. Os notáveis e inesquecíveis tímpanos vieram nos overdubs sobre o Take 9, juntamente com passagens da guitarra solo de John e o piano de Paul que se ouve na parte final dos versos, onde ele também acrescentou duas passagens de seu baixo. 

5 comentários:

  1. É Aqui aprendemos mesmo. Nao sabia dos tímpanos. Nem imaginava que eram tímpanos. Só sabia que sempre gostei e muito daquele som. Música maravilhosa apesar da letra sem muita importancia. Mas naquele tempo era assim mesmo. Paul reconhece isso e até brinca e admite que suas primeiras letras não eram grande coisa.
    Bob Dylan foi outro que chamou a atençao deles para isso...e foi exatamente quando aprimoram. E em agradecimento pelo conselho também aconselharam a ele que usasse guitarra elétrica...ele chegou com Like a Rolling Stone. Tanto os Beatles quanto Dylan sairam lucrando naquele encontro abençoado e maconhado.

    Agora eu não entendi seu comentário sobre eles não serem fiéis. Não captei seu pensamento. Pois a letra fala apenas que ele é sortudo por causa dela. Não há outras na jogada na música. Sei que você teve um pensamento paralelo aí que não compreendi.

    Sobre Paul com os Ashers. A história que eu li por aí é mais ou menos assim. Logo que o sucesso começou eles ainda ficaram algum tempo morando em Liverpool. E tinham um apartamento em Londres onde ficavam. Mas a residencia era ainda em Liverpool. Tinham de viajar o tempo todo de Liverpool a Londres e vice versa. Paul teria se queixado que estava ficando muito cansativo. E ele não queria ficar mais lá no apartamento porque não tinha nada lembrando familia ali. Nem móveis tinha...Ou melhor, devia ter alguma coisa, mas não parecia uma residencia. Era frio. Ao falar sobre isso lá no castelinho dos Ahser, a mãe de Jane teria sugerido a ele que ficasse por lá. E Paul adorou a sugestão. Ele ainda estava procurando uma casa para ele e assim que a encontrou veio a reforma. Durou algum tempo. Em 66 ela ficou pronta então ele foi para lá e levando Jane. Foram quase 3 anos com os Asher.
    Paul adorou por outros motivos. Isto é, não foi para fazer economia. Paul admitiu que queria aprender a se comportar como uma pessoa da alta classe. Tinha vindo da classe operária. Mal sabia pegar direito num garfo com faca. Ele ficou impressionado que usavam agendas. Tudo anotado na agenda...O que tinham de fazer a cada dia. Liam jornais e comentavam as notícias uns com os outros. Trocavam ideias durante as refeições...Ele achava isso o máximo. EStava fazendo um cursinho de como os ricos se comportam.

    Tem um compositor famoso...mas esqueci quem ( Bono?) que certa vez disse que Paul não namorava apenas a moça. Ele "namorava" a família dela. Queria ser apreciado por todos. Tinha sido assim quando namorou Iris Caldwell. Fez tanta amizade com a mãe de Iris que sempre ligava para ele mesmo depois do final do namoro. Com os Asher ele socialisava com o pai, a mãe, o irmão e a irmã. Gostavam tanto dele que sepraram uma das salas como sala de música para Paul compor. Piano à sua disposição. E ainda recebia aulas de músca porque ela era professora. Tinha sido professora de George Martin! Tocava oboé numa orquestra de Londres.
    Fez o mesmo com a família de Linda. O cunhado virou seu advogado preferido e o sogro virou seu empresário. E se divertiam juntos, jogavam tênis juntos...Havia quadra de tenis na casa do sogro.

    Eu até me lembrei de um filme de Pasolini quando li essa história, mas sou eu viajando. Teorema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentário, Virgínia. Complemento perfeito de uma expert/apaixonada à análise do Homerix. Teorema, uau!!!

      Excluir
  2. Enriquecei a canção, Homerix! Nunca pensei em John nesse solo!
    A sonoridade final da gravação reitera o que penso deles (+ George Martin): não havia nada igual no rock. E eles evitavam a repetição de "fórmulas" sonoras.
    Nos vocais eu ouço bem o John, com Paul nas harmonias altas.
    Excelente.

    ResponderExcluir
  3. Mas...o video no youtube não mostra o timpano. Falta exatamente o tema do texto. Pelo menos aqui eu não escutei nada. Acontece sempre comigo.

    ResponderExcluir
  4. Tímpano!?!?!?
    Não sabia q essa faixa tinha sido a primeira música talvez da história com um instrumento de música clássica,.

    ResponderExcluir