-

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HELP! Lançamento, Recepção e Legado

         Capítulo 40 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


40.1 Cenário e Assuntos de HELP!, o álbum, neste LINK


40.2 As Canções da Trilha Sonora de HELP!, o filme, neste LINK


40.3 As Canções do Lado B de HELP!, o álbum, neste LINK


40.4 Lançamento, Recepção e Legado de HELP!


UFA... Terminei!! Vamos aos 'finalmentes' do álbum HELP!, quinto da carreira Beatle

A capa do álbum foi fotografada mais uma vez por Robert Freeman, pela terceira vez chamado para fazer uma capa dos Beatles. Com os trajes das cenas nos Alpes Austríacos, os quatro fizeram sinais usados em aeroportos, com os braços indicando letras do alfabeto. A ideia original era que formassem o nome do álbum com as letras H, E, L e P, só que a estética ficou sofrível, segundo o fotógrafo, então assado, ele fez o sentido inverso, “John, faz assim, Paul, assado, George, guisado, Ringo, cozido!’ e só depois foi conferir que letras deu: elas foram N, U, J e V. 

Com essas letras, HELP! Foi lançado no Reino Unido no dia 6 de agosto de 1965, com as 14 canções acima analisadas! Conforme já dito acima, a canção HELP! saíra em compacto, com I’m Down, um mês antes, e Ticket to Ride em outro compacto, com Yes It Is, bem antes, em abril.

Nos EUA, as letras letras eram diferentes, N, J, U e V, e diferentes também eram as canções: apenas o Lado A era o mesmo, reservando o Lado B às instrumentais de George Martin que tocaram no filme. As sete do Lado B inglês foram lançadas em três momentos distinto nos EUA, a saber, três no álbum Beatles VI, dois meses antes, no álbum Beatles VI, duas no álbum Rubber Soul também modificado, quatro meses depois, e duas em compacto, um mês depois, olha a salada! O Catálogo da Capitol Records era uma bagunça!


O Brasil, depois de mostrar maturidade, lançando A Hard Day’s Night igualzinho ao original inglês, coisa que nem os EUA fizeram, a Odeon enlouqueceu em HELP!: foram apenas 12 canções, com Ticket To Ride abrindo o Lado B, seguida por I’m Down, contemporânea, e outras quatro antigas, ainda inéditas por aqui. Ficou descaracterizado, mas ficou ótimo, só HITS!. Ouvi muito esse LP! As outras 5 canções originais? Foram lançadas em dois compactos duplos. Ah, sim, a posição dos braços nos sinais de aeroporto era a mesma da original lançada no Reino Unido.

Bem, a posição dos braços ou a disposição das músicas não mudaram o resultado: todos foram sucesso absoluto, indo ao topo das paradas! Afinal, era Beatles! E tudo deles era top!

2 comentários:

  1. Primeiro disco que meu pai comprou para mim. Parou na sala com o disco na mão ainda embrulhado. Olhou para mim, levantou os Braçõs para o alto, abaixou um pouco o corpo e gritou: Help!
    Lindas lembranças de um lindo disco. E ficou marcado por ter sido presente dele entregue de forma tão original.

    ResponderExcluir
  2. Belo e exaustivo trabalho.
    Nunca havia entendido porque a posição dos braços não correspondia a verdadeira identificação

    ResponderExcluir