| PBH Song Count: 9 |
É um projeto HOMÉRICO, em ambos os sentidos da palavra. A dificuldade de se encaixar a objetividade da língua inglesa, povoada de monossílados, em versões na nossa língua, onde di, tri, e polissílabos imperam, e ainda com rimas, sempre que possível, nos mesmos lugares em que ELES rimaram, tem sido e vai continuar a ser um belo desafio. Outro desafio será, às vezes, cantar no mesmo tom da canção, afinal quem nasceu pra Homerix não pode pleitear o alcance de um John, Paul ou George.... Ringo vai ser mais fácil, hehehehe!!
Estou adorando a ideia!!!
Vou deixá-las registradas aqui...
E começo com a última delas, a de Nº 9
Dpeois, quando chegar a 10ª, eu passo a 8 9para a ordem cronológica.
9. Te Ama, que fiz para YShe Loves You
(Lennon/McCartney, single, Ago.1963, Mar.1964 Brasil),
Na letra, gostei de algumas soluções e palavras que talvez não sejam lá muito conhecidas, como mazela, fariseu e até mesmo escambau, esta última uma gíria, bem colocada.
No áudio, tive dificuldade de fazer o agudo de Paul, então fiz a 1ª voz na mesma base da 2ª, que é John quem faz. Fiquei feliz em acertar a 6ª de Sol (Mi), que George entoava no 4º Sim, estendido, da introdução, complementando John na terça (Si) e Paul na quinta (Ré), acorde repetido na conclusão. Falei pro Felipe afinar e ele disse que não precisou, estava certinho
Não tenho noção se houve versão dela no Brasil
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/11/projeto-by-homerix-te-ama-ouca-e-leia.html
____________________________________________________
Vamos à Ordem Cronológica Histórica do Projeto By Homerix!
A primeira canção a merecer essa atenção foi I Need You de George Harrison. Eu estava a produzir o áudio sobre ela, sua gravação, suas entranhas, quando de repente surgiu sua Ponte em Português... ficou muito bom... vi que levava jeito pra coisa... compus o resto da letra.
Estava plantada a semente...
1. Preciso de Ti, que fiz para I Need You
(George Harrison, LP HELP!, Ago.1965, Dez.1965 Brasil),
Apenas a 2ª de 21 canções que George compôs durante a carreira dos Beatles, e que foi para o Lado A, do LP e para o filme de mesmo nome. E ele teria mais uma no Lado B do LP. Exibida em 7 de junho de 2025 no Submarino Angolano.
Houve no Brasil uma versão boa, Te Adoro, de 1966, com os .Golden Boys.
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/10/projecto-by-homerix-preciso-de-ti-ouca.html
_____________________________________
2. No Anoitecer, que fiz para The Night Before
(Lennon/McCartney, LP HELP!, Ago.1965 KK, Dez.1965 Brasil)
Adorei a solução para o nome, até mais poética!!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/09/no-anoitecer-versao-homerix-para-night.html
_____________________________________
3. Ocê Gosta Muidimim, que fiz para You Like Me Too Much
(George Harrison LP HELP!, Ago.1965 KK, Dez.1965 Brasil)
Aqui a 2ª canção de George num mesmo álbum. A obsessão em colocar a fala igualzinha em português fez-me recorrer ao mineirês, ali no refrão que não é refrão, e depois extrapolei para o resto da versão, especialmente ao descrever que a moça "cascô fora"!!!!!!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/10/ouca-e-leia-oce-gosta-muidi-mim-by.html
_____________________________________
4. Tu Tens que Esconder Teu Amor, que fiz para You've Goto To Hide Your Love Away
(Lennon/McCartney LP HELP!, Ago.1965 KK, Dez.1965 Brasil)
Aqui, fiquei até constrangido em ter uma versão tão pesada logo em seguida à versão em mineirês, que ficou superdivertida.
Tive dificuldades, tanto na voz grave.... difícil buscar a nota mais baixa, assim como foi difícil atingir a nota suprema da voz aguda, tive que recorrer ao falsete!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/10/youve-got-to-hide-your-love-away-john.html
_____________________________________
E agora, as duas apresentadas no sábado passado, 25, último do mês de outubro, não por acaso, duas das versões que mais me incomodavam, há 60 anos, ou quase, por sua incompatibilidade com a letra original!
5. Até O Fim, que fiz para I Should Have Known Better
(Lennon/McCartney, LP A Hard Day's Night!, Jul.1964 UK - Jan.1965 Brasil)
Posso dizer que salvei a Menina Linda (Renato e Seus Blue Caps, Jan.1965) daquele tarado. Sei que Renato Barros admitidamente nada sabia de inglês, mas decerto poderia ter evitado fazer aquele hino à pedofilia. Hoje, jamais seria gravada!!!
_____________________________________Na minha versão, fiquei feliz em como traduzi o sentimento do rapaz, que parecia enfeitiçado pela garota, envovlido que estava pela magia do seu beijo. Namorava uma bruxinha do amor, e não sabia!!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/10/ate-o-fim-by-homerix-lennon.html
6. Não Quer Saber Mais De Mim que fiz para Ticket To Ride
(Lennon/McCartney, LP A Hard Day's Night Ago.1965 KK, Dez.1965 Brasil),
A original conto a história do rapaz que perde sua garota.
O tal Anthony Middleton, que com esse nome devia saber algum inglês, poderia bem ter feito algo melhor do que aquela ficção do sujeito levando seu "broto" à praia, ao Corcovado, ao cinema, mas tinha Gente Demais (The Youngsters, Jan.1966) pra namorar.
Na minha versão, conto a história do rapaz que está vendo seu amor indo embora, tenta convencê-la do contrário, mas vê que "já era" e que ela nã "não tá mais nem aí" pra ele, aliás fiquei bem feliz de usar estas duas expressões no vernáculo popular brasileiro!
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/10/nao-quer-saber-mais-de-mim-by-homerix.html
______________________________________
7. Diga-me O Que Vê, que fiz para Tell Me What You See
(Paul McCartney, LP HELP!, Ago.1965, Dez.1965 Brasil),
Aqui, fui buscar a solução para uma das rimas numa palavra pouco comum (léu), mas confesso que tive problema no vocal. Primeiro, a harmonia vocal de Paul estava além de meu alcance vocal, então eu preferi fazer a harmonia na 2ª voz na oitava menor, mais grave. Ficou estranho, sei, mas foi o que se pôde fazer. E então, nessa oitava mais baixa, eu tinha dificuldade de alcançar a gravíssima primeira nota dos versos, daí pedi ao Felipe que usasse o Auto Tune, aquela ferramenta que não deixa os cantores cantarem desafinados!!!
Não houve no Brasil versão para Tell Me What You See. Eis a minha:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/11/projecto-by-homerix-diga-me-o-que-ve.html
8. Tu Vais Perder Teu Bem, que fiz para You´re Going to Lose That Girl
(John Lennon, LP HELP!, Ago.1965, Dez.1965 Brasil),
Na letra, investi em várias licenças poéticas, mas sempre mantendo o sentido da letra original... isso possibiltou ampliar as possibilidades do duelo vocal de Jonh com Paul/George (a-do-rei o "Depois não diga que eu não avisei!") e colocar um pitoresco conjunto de rimas em Ó (só - bocó - pó - dó). No vocal, gravei 3 vozes, mas não consegui fazer a harmonia de Paul lá no alto, então o fiz na oitava mais grave!
Houve no Brasil uma versão de You're Goint To Lose That Girl, do nosso valoroso Renato e Seus Blue Caps. Foi em 1966 e chamou-se Meu Primeiro Amor. Como já se vê pelo nome, não houve a preocupação em manter a fidelidade à letra original. Na gravação, nota-se que modificam a ponte, o solo da guitarra está mais fraquinho, mas está valendo!!! Renato Barros e seu grupo foram muito importantes para a Jovem Guarda!!.
Eis a minha:
https://blogdohomerix.blogspot.com/2025/11/projeto-by-homerix-tu-vais-perder-teu.html
Um projeto da estatura do Homerix! Já deu certo.
ResponderExcluirMuito boa a ideia!
ResponderExcluir