-

sexta-feira, 27 de maio de 2022

OUÇA e LEIA - A 6ª Década sem The Beatles - The Get Back Decade

 Esta é a 19ª edição de OUÇA e LEIA, 

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo!

______________________________


A Década de 2020 – The Get Back Decade


PARTE 1 - Momentos Solo

A presenta década começou em meio a uma histórica pandemia, que ainda estamos a combater, mas o fenômeno Beatles parece imune a tudo.

Trecho de Find My Way McCartney III

Paul terminou a década passada lançando seu quarto álbum como one-man-band, no clima da pandemia, isolado, tocando todos os instrumentos, o McCartney III, e nem bem começou a década seguinte, lançou um ‘corolário’ desse álbum, quatro meses depois. Se fosse série, poderia ser chamado de Spin-off. Seguinte... Chamou artistas da nova geração, alguns já contemplados com Grammy e até Idris Elba, ótimo ator do momento, para fazerem versões cover e remisturas, de todas as canções daquele álbum. Era McCartney III Imagined, que ficou nos Top 20 deste e do outro lado do Atlântico, nada mal! Numa delas, Find My Way cujo clip original mostrava Paul dando dando show tocando tudo, em sua imagem atual, aos quase 80, remoçou na nova versão, coreografada por Beck, com a imagem de Paul aos 20 anos, ecom ótimo resultado.

Trailer do Documentário McCartney 3-2-1

Paul seguiu produtivo em meios diferentes de comunicação. Primeiro, um documentário! Ele chamou o lendário produtor Rick Rubin para entrevistá-lo sobre sua carreira como Beatle e também sua carreira solo. Era McCartney 3,2,1 – um documentário de grande sucesso na plataforma Hulu, em seis episódios, imperdível! Grandes histórias, momentos, declarações, sons, emoções!

Breve Trecho de Calico Skies, que foi usada no 1º trailer do livro

Depois, cansado de tantos Nº1 em décadas de sucessos na música, resolveu variar e foi buscar outro Nº1, agora no mercado literário: seu livro The Lyrics – 1956 to the Present, ricamente ilustrado e magnificamente estruturado, conta a história por trás de 154 de suas canções, com e sem os Beatles, que ele usou como plataforma para contar sobre sua vida, uma biografia disfarçada, um sucesso. Foi antecipado por inúmeros trailers na mídia, o primeiro deles tendo a canção Calico Skies ao fundo. Foi considerado o livro do ano pela Barnes & Noble, e entrou firme na lista dos New York Times Best Sellers! Né pouco, não! Vou mudar o nome dele para Paul Midas McCartney!

Trecho de I’ve Got A Feeling da Got Back Tour

E Paul segue firme, já começou a temporada de 22 shows de sua nova turnê, nos Estados Unidos, com o espetacular nome Got Back Tour! E vai completar 80 anos no último show, dia 16 de junho em New Jersey. Sem muitas novidades no setlist, apenas Women and Wives do McCartney III, e algumas da época dos Beatles que não tocava ao vivo em décadas, como She Came In Through the Bathroom Window, mas a graaaande novidade foi um dueto espetacular em I’ve Got a Feeling, em que começa cantando ao vivo, e de repente vira-se para o telão e aparece a imagem gigante de John cantando,

John em I’ve Got A Feeling da Got Back Tour

num extrato em alta qualidade do documentário Get Back, aquele que levou-me a nomear este capítulo, o grande lançamento do Milênio no Universo The Beatles.

Trecho de Zoom In Zoom Out

Já seu parceiro de banda histórica ainda presente, e bem firme, neste mundo, Sir Ringo Starr, sem poder fazer turnês com sua All Star Band por conta da pandemia, gravou em seu estúdio caseiro durante 2020 e lançou em 2021 seu álbum Nº 21, Zoom In, puxado pelo single Zoom In Zoom Out, o 46º de sua carreira solo, que ganhou um ótimo clip com nosso baterista mostrando sua excelente forma física aos 81 anos! O vegetarianismo fez bem aos parceiros!!

Trecho de Change The World

Ainda em 2021, lançou um EP com 4 canções, comandado por Change The World, ótima canção. Na vida pessoal, não, não, ainda não anunciou que é o primeiro Beatle a ser tataravô, quem sabe na próxima década, mas segue firme com Barbara Bach, com quem completou recentemente 41 anos de casados. Ringo vai completar 82 anos em meio a mais uma turnê de sua All Starr Band, de 5 meses, começando em 27 de maio!

E temos George Harrison na nova década? Yeaaah! Supervisionando do além os movimentos de seus descendentes!

Trecho de "All Things Must Pass" (Day 1 Demo)

O espetacular álbum triplo All Things Must Pass, que possibilitou a George seu primeiro Nº 1, fora lançado em outubro de 1970, mas sua celebração de 50 anos escorregou para 2021, e veio com uma Super Deluxe Box, com 5 CDs, sendo os dois primeiros com as canções originais remixadas e os outros 3 com 47 takes com versões alternativas das canções e material inédito garimpado nos arquivos de Abbey Road Studios. O primeiro da lista foi o Take 1 do 1º dia de gravações, da canção título, tão singela, e tocante, que dizia que Tudo Passa… inclusive o maior fenômeno de todos os tempos, do qual George fez parte, brilhantemente!

E temos John Lennon na nova década? Yeaaah! Também de olho no que fazem por aqui na sua ausência astral…. Ou será que já voltou?

Trecho de Mother Take 61

Lá em 1970, dois meses depois de George, John também lançou seu primeiro LP solo, Plastic Ono Band, e 50 anos depois, a celebração também escorregou para o ano seguinte, mas também veio com luxo, em vários formatos, sendo o DeLuxe com 6 CDs, com 100 novas versões e misturas, incluindo os singles lançados à época, mais dois Blu Rays, mais um livro capa dura de mais de 100 páginas, e o pôster da sensacional campanha pela paz no Vietnã, War Is Over (If you want it), que foram espalhados pelo mundo em outdoors nas grandes capitais. Ao ser perguntado quanto gastaram naquilo tudo, John respondeu: “Menos do que o valor de UMA das vidas que foram tiradas nessa guerra…”. Bem, em um dos formatos mais simples, o de dois LPs, tinha em um as 11 canções originais remixadas, e no outro as mesmas 11 canções em takes selecionados. Escolhi a de Mother, em seu Take 61 (!), para retratar o lançamento, pelo simples fato de ser a minha canção preferida da carreira solo. Imagina como ficou a garganta dele repetindo dezenas vezes aquele grito primal.

Final de Mother Take 61

Antes de partirmos para os Momentos Banda, devo registrar aqui um importante movimento que deixei passar no relato da década passada.

Sean, filho de John, não deixaria o potencial aniversário de 80 anos do pai passar em branco e o fez em grande estilo!

Trecho de Gimme Some Truth 2020

Primeiro, fez três competentes entrevistas com importantes figuras na vida de John, seu outro filho Julian, seu parceiro eterno Paul e um emocionado Elton John, que foi importante em muitos momentos de John na única década de sua carreira solo, veiculando-as na BBC logo no início de outubro de 2020, e, no exato dia 8 em que Sean completava 45 anos, e o pai faria 80, ele lançou a compilação Gimme Some Truth, com 36 canções remixadas da carreira solo. Em que pese ter deixado de fora Mother, minha preferida, Sean acertou ao escolher o nome da compilação, afinal o que seu pai mais buscava era a verdade. E a canção, que fora lançada no álbum Imagine em 1972, é a segunda de minha lista, que letra! Aprendi muio inglês com ela em meus 14 anos!

O Finalde Gimme Some Truth


PARTE 2 - Momentos Banda

Já os Beatles, como banda, completaram seu cinquentenário no final da década passada e finalmente se aposentaram da mídia... Nããão! Só se for em um universo paralelo! Nem bem a década começou e eles já têm 3 produtos de primeira grandeza.

Início do documentário Get Back

Peter Jackson cumpriu a promessa feita no Natal de 2020, quando disse mais ou menos assim… ‘Vocês não perdem por esperar!’, e não perdemos mesmo… Seu documentário Get Back trouxe nova luz sobre aqueles últimos tempos da carreira dos Beatles. O suco que espremeu de 56 horas de vídeo, e 180 de áudio foi um vinho de sabor inigualável! Foi lançado em três episódios, um por dia, no final de novembro do 1º ano da década. O show de emoções começa com um resumo sensacional da vida da banda desde 1956 até aquele 2 de janeiro de 69, quando encontramos um estúdio vazio, enorme, um sujeito varre o chão, achei lindo aquilo, e aparece: ‘As sessões de Get Back estão ´prestes a começar!’ Arrepiante... E vêm os créditos ... os personagens do 'elenco' sempre identificados à medida que vão aparecendo ... John Lennon... Paul McCartney... George Harrison ... Ringo Starr ...


Mais um pouco da abertura de Get Back

Eu qualifiquei o 1º episódio como uma porrada, pois cobre de 2 a 10 de janeiro, período que foi filmado em um estúdio de filmagem, como todo bom filme, que o projeto se tornaria, só que não… naquela sexta-feira dia 10, nosso amado George , chateado com o rumo das coisas, em sua visão,deixaria a banda!! E aquele seria o último dia nos estúdios Twickenham…. Mas aquele período revelou pérolas inesquecíveis.

Vídeo de Paul começando a compor Get Back, para Ringo e George

Vemos ali um John com poucas composições, um Ringo timidamente mostrando suas propostas, George com um bom número de sugestões, mas é Paul quem aparece com muitas novidades. A maior delas saiu ali mesmo, aos nossos olhos, quando joga acordes em seu baixo, à frente de Ringo e George, e vemos a formação da base de Get Back, já com algum esboço de letra, e a definição do refrão. Simplesmente antológico!

Final do Vídeo de Paul já com o refrão de Get Back

Ao longo dos dias vimos a ideia original de fazer de Get Back um libelo contra a repressão aos imigrantes, em divertidos exercícios musicais, mandando ironicamente os Pakistanis, vazarem de volta pra suas casas... ideia da qual os rapazes felizmente desistiram ... não iriam entender a ironia....

Get Back com letra dos Pakistanis

e conhecemos, na mesma linha, a divertida Commonwealth, magnífica brincadeira com o establishment do Império Britânico, em delicioso 12-Bar-Blues, Paul na letra básica expulsando imigrantes da Inglaterra e até dos Estados Unidos... e John respondendo em divertidos Yeah…

Trecho Commonwealth até os Yeah de John e a risada Paul

Mas aquele era o Dia 9 de janeiro. No dia seguinte, os ensaios foram seguindo, até o inconcebível momento em que, após mais uma bronca de Paul (incorrigível), que nem foi com George, este se levanta, e diz que está deixando a banda... e que buscassem um substituto… e na volta do almoço, os três Beatles remanescentes em ritmo de loucura, meio sem rumo ...

Trecho de Isn’t It A Pity das Get Back Sessions

e, no final do dia, os três bem próximos, quase que abraçados na incerteza .... e depois Peter Jackson, gênio, coloca a voz de George com Isn't It A Pity, ô letra apropriada ao momento … e fala-se sobre uma reunião no domingo, 12, na casa de George .... e vem aquela imagem com uma frase dizendo que ela não foi nada bem .... e cai o pano..... que final!!!

Uma verdadeira porrada!

O Episódio 2 abre no dia seguinte. Será mais uma semana de incerteza! Peter Jackson não nos deixa pagãos, mostrando tudo que de importante aconteceu… Por exemplo, vemos Ringo, depois Paul e Linda, conversando com o diretor e outros, sentados naquelas cadeiras de diretor de cinema, discutindo a situação.

Vídeo de Paul dizendo que agora eram apenas 2

Com a demora de John a chegar, Paul diz, olhando para o infinito: "E agora, somos dois..." com olhos mareados.... mal sabia ele quão profético seria aquele seu sentimento... agora eles são apenas dois, realmente... sem volta…

Trecho de Mad Man

Mas logo depois, John chega e chama Paul para uma conversa, no refeitório, sem saber que um microfone gravava tudo. Paul admite que pega pesado, John, que realmente dá menos valor a George, um papo antológico, uma educada lavação de roupa suja, e estabelecem uma estratégia de chamá-lo de volta. Os ensaios continuam, sem George e conhecemos Mad Man uma ótima canção de John que infelizmente ficou esquecida, com letra divertida, mais ou menos na linha de Mean Mr. Mustard!

Mais Mad Man

Mais algumas reuniões e George volta, com algumas condições, todas aceitas, uma delas, voltar para os estúdios da Apple, 10 longos dias após sua saída. O ambiente já é bem melhor e tal mas a cereja do bolo vem no dia seguinte...

Don’t Let Me Down Naked

Foi a chegada, assim, do nada, de um pianista, justo na hora em que eles discutiam que precisavam … de um pianista… para tocarem ao vivo. Era Billy Preston, um velho conhecido dos tempos de Hamburgo. Tenho certeza de que teve o dedo de George aí, mas isso não é falado. Billy encaixa como uma luva logo de cara, faz riffs e solos sensacionais no piano elétrico em I’ve Got a Feelling , Paul olha espantado pra ele, e John o chama para acompanhar Don’t Let Me Down, ele dá mais um show e John declara: “Você está na banda!” Billy disse: “Você deve estar brincando!” com aquele sorrisão que contagiou a todos.

Volta Don’t Let Me Down Naked com solo de Billy no final

Seguiam os ensaios, e vinham canções que não seriam utilizadas de imediato, como Teddy Boy, que Paul lançaria em seu 1º disco solo. E um embrião de Jealous Guy, que John lançaria em Imagine e Her Majesty, que só viria em Abbey Road.

For You Blue

E George apresentou mais uma canção, não para o show que fariam, mas que se materializaria no LP, a deliciosa For You Blue, com George ao violão, Ringo só nas vassouras, Paul num piano abafado por jornais e John, espetacular, numa guitarra havaiana, em seu colo... todos orgulhosos de seu trabalho…

Enfim, o Episódio 2 foi um bálsamo.

Ringo apresentando Octopus’s Garden

O 3º foi o preparativo para o show final no terraço, não sem antes outras pérolas aparecerem, como mais um pouco da nova canção de Ringo, Octopus’s Garden, que ele trouxera no dia 6 e agora, George o ajuda ao piano! E teve Something, e Old Brown Shoe e I Want You, todas que viriam ao ar nos meses seguintes.

Trailer do Rooftop no IMAX

Enfim foram OITO HORAS de transmissão, encantando a todos… não, não, os Beatles não estavam ‘se pegando’ a todo momento… havia camaradagem na maior parte do tempo, criatividade sempre à flor da pele, durante aqueles 21 dias de janeiro de 1969, quando se reuniram para o Projeto Get Back, que culminou com o espetacular show no terraço do edifício da Apple, em 30 de janeiro. Como corolário, levaram para a telona a íntegra daquele mesmo show, que eu assisti em IMAX, extasiando-me completamente.

Atrelados ao documentário, vieram o lançamento auditivo e o literário: uma caixa com 5 CD’s com algum material que já conhecíamos, mas também muita novidade, tudo em qualidade ímpar, e o livro Get Back, com TODOS os diálogos daqueles 21 dias, acompanhados de lindas fotos, boa parte delas de Linda Eastman, àquela época, noiva de Paul.

Então, nem bem começamos a Década e já temos o que eu considero o Lançamento Beatle do Milênio. Foi perfeito o pacote completo, imagem-som-livro esmiuçando aquele tempo. Por causa dessa tríade, eu denominei esta década como The Get Back Decade.

Por enquanto…. Sabe-se lá o que nos espera… mas acho difícil algo superar os acontecimentos proporcionados neste primeiro ano e quase meio desta década.

Será? Com Beatles, nunca se sabe!!

Este foi o fim do Projeto ... As Décadas Sem The Beatles

Mais novidades, nas próximas edições do Submarino Angolano


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária

Nenhum comentário:

Postar um comentário