-

sábado, 21 de maio de 2022

OUÇA e LEIA - A 5ª Década sem Os Beatles - Cinquentenária

 Esta é a 18ª edição de OUÇA e LEIA, 

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo


Clique neste LINK  para ouvir


E siga lendo o texto abaixo!

______________________________


A Década de 2010 – A Década dos 50


Parte 1 – Momentos Solo

A década 2010-2019 foi a primeira a ter apenas dois Beatles na face da Terra, George se fora em 2001, mas, felizmente, ele não ficaria sem seu grande momento na nova década!

Trailer de Living In The Material World

O multipremiado diretor Martin Scorcese conseguiu convencer Olivia, a viúva de George, a deixá-lo produzir e dirigir um documentário sobre a vida de nosso amado guitarrista. Olivia tinha esse plano, ela mesma queria produzir, mas quando um diretor desse naipe apareceu, ela acedeu. E ele trabalhou muito. Uma competente equipe fez um trabalho quase arqueológico durante 5 anos, garimpando imagens e sons inéditos, e o próprio Scorcese dedicou dois anos de sua vida à direção! Colheram depoimentos de gente do meio da música, claro, do meio do cinema, porque George foi produtor de grandes filmes, do meio do esporte, pois ele era amante da Fórmula 1, e do meio das pessoas elevadas, pois ele era um eterno buscador da verdade sobre si mesmo. Então, foi lançado em 2011, portanto, abrindo a década, o documentário Living In The Material World, com 3 horas e meia de emoção e informação. Passou nas telinhas em dois ou três episódios, ou na telonas, na íntegra, a depender dos países, caso do Brasil, onde foi atração do Festival do Rio. Concorreu a 6 Emmy’s e levou um, o de Melhor Direção de documentário sobre música!

Trecho de Mama You've Been on My Mind dos Early Takes Volume 1

O pacote DeLuxe de lançamento do DVD tinha um álbum bônus, chamado The Early Takes Volume 1, com 10 canções em seu estágio inicial, todas do início de 1970, oito delas que viram a luz do sol em gravações de estúdio na carreira solo de George, mas sendo duas absolutamente inéditas, Let It Be Me, uma cover dos Everly Brothers, ídolos dos Beatles, e uma outra cover, Mama You've Been on My Mind, de Bod Dylan, grande amigo e parceiro de banda, sim, The Travelliing Wilburys, à qual ele se juntou apenas porque foi George quem pediu!

Mais um pouco de Mama You've Been on My Mind

O grande público foi abençoado com o lançamento do álbum em 2012, muito elogiado pela crítica e com bons desempenhos nas paradas. Todos estamos esperando pelo Volume 2 ... até hoje...

Os outros dois Beatles seguiram em suas carreiras, de álbuns, singles e shows. Ringo foi alçado ao posto de Cavaleiro da Rainha em 2018, pelo Príncipe William, e é o segundo Beatle com o título de Sir.

Trecho de Don’t Pass Me By 2014

Lançou 4 álbuns e 6 singles de estúdio, nenhum deles coçando o topo das paradas, mas seguia produtivo e excursionando com sua All Starr Band, rompendo a década em excursão, criou outras duas, e só interrompeu mesmo com a pandemia. A rotina de sempre cantar seus sucessos enquanto Beatle produziu alguns momentos marcantes, em especial sua composição Don’t Pass Me By, cuja versão ao vivo chega a ser até superior à versão oficial, segundo alguns. Se bem que aquele violininho da original era realmente sensacional.

­Na vida pessoal, seguiu firme com Barbara Bach e tornou-se o primeiro Beatle bisavô, em 2016, de um menino, tornando assim Zak, o pequeno Zak, avô, ah como o tempo passa... E terminou a década como o primeiro Beatle octagenário, no glorioso 7 de julho de 2020. Pena que John parou nos 40 e George não chegou aos 60… Para celebrar a data, na impossibilidade de fazê-lo, como fazia todo ano, no edifício da Capitol em Los Angeles, com um Peace And Love para o mundo todo, por causa da pandemia, Ringo montou uma Live sensacional, com participação de Joe Walsh, Ben Harper, Dave Grohl, Sheryl Crow, Sheila E. Willie Nelson, e, claro, Paul McCartney.

Trecho de Helter Skelter Live Good Evening New York City

E falando em Paul, a década veio com um novo amor, e ele se casou com a empresária Nancy Shevell, 18 anos mais nova, união que segue firme até hoje. Era outubro de 2011. E no meio da década, ganhou um asteróide pra chamar de seu, o 4148 McCartney. Será que ficou acabrunhado por Ringo ter ganhado um Planeta?

Mais Helter Skelter Live

Musicalmente, a década começou com um Grammy, por Melhor Desempenho Vocal de Rock, por uma Helter Skelter ao vivo, num show em New York ainda de 2009! Ele seguia muito requisitado, sendo a grande atração em grandes eventos, como o Jubileu de Diamante da Rainha nos jardins do Palácio de Buckingham, e o a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, eventos com diferença de meses em 2012. No mesmo ano, mais um Grammy (vai contando!), de Melhor Álbum Histórico, o famoso Band On The Run, que foi relançado com grande pompa! E, se em uma noite participava de uma sensacional homenagem a ele, A Pessoa Do Ano, em Los Angeles, com suas canções cantadas por gente como James Taylor, Norah Jones, Coldplay, Alicia Keys, Neil Young e até nosso Sérgio Mendes, com direito a uma sensacional abertura do elenco de Love, do Cirque de Soleil, dias depois juntava 100 mil pessoas na Cidade do México em dois dias seguidos. Um assombro!

Trecho de My Valentine

Em 2013 veio o álbum Kisses on the Bottom, que era de covers, mas tinha duas originais, uma delas, linda, dedicada a seu novo amor, My Valentine. Aliás, o álbum rendeu-lhe seu 4º Grammy na década, pelo Melhor Filme Musical, Live Kisses! Paul gravou todas as canções daquele álbum acompanhado de orquestra e sem tocar qualquer instrumento… foi estranho … parecia até que estava nu!

Mais My Vakentine

Suas cinco excursões na década foram todas lotadas, inclusive uma ao Japão, só que não… Foi em 2014, toda vendida, mas ele teve que cancelar por ter contraído um vírus, que combateu, deixando a todos nós preocupados, mas superou, para retornar firme e forte, no curso de seus 72 anos! Estima-se que a One on One Tour, que durou ano e meio entre 2016 e 2017, faturou quase 250 milhões de dólares! A temporada de Grammy’s entretanto, não havia terminado.

Trecho de Cut Me Some Slack com Nirvana

Veio mais um Grammy em 2014, o 5º, de Melhor Canção de Rock por Cut Me Some Slack, que Paul compôs e cantou com os Ex-Nirvana, incentivados por Dave Ghroll (super beatlemaníaco), e que tocaram juntos no especial do fim do mundo, em 12 do 12 do 12.

Trecho de Come And Get It com The Hollywood Vampires

Houve outros encontros inesperados, com Kanie West, Rihanna, Paul Simon, e até Alice Cooper, que presenteou os fãs dos Beatles com uma gravação dos Hollywood Vampires, com Paul, da canção Come And Get It, que Lennon/McCartney deram para o lançamento da banda Badfinger, contratada da Apple, em 1969! Paul lançou 15 singles na década, apenas um deles chegando ao topo, numa participação coletiva de um grande sucesso do passado, e, em termos de álbuns, Paul foi eclético. Além do álbum de covers já citado, dois álbuns, como direi, comuns, com sua banda, e ainda fechou a década voltando a ser um one-man-band. Todos de grande sucesso!

Trecho de Who Cares

Um dos ábuns de estúdio, Egypt Station, inclusive, chegou ao topo da parada americana em 2018, o que Paul não conseguia desde Tug Of War, 26 anos antes!!! Seu carro-chefe era Who Cares, que ganhou um video-clipe inspiradíssimo, com a presença luxuosa de Emma Stone, ganhadora do Oscar um ano antes. Com Paul no papel de seu analista!

A pandemia, que começou em março de 2020, colocou muitos em ‘lockdown’, mas nosso astro transformou em ‘rockdown’, e isolou-se para gravar seu quarto álbum verdadeiramente solo, tocando todos os instrumentos, McCartney III, de grande sucesso, Nº1 em UK e Nº2 na ‘América’. Foi um grande fechamento de década para o mais bem-sucedido Beatle.

Trailer de BBC, On Air – Live at the BBC Volume 2


Parte 2– Momentos Banda


As celebrações de cinquentenário de vários eventos relacionados aos Beatles seriam o grande destaque da década.


Mais BBC, On Air – Live at the BBC Volume 2


Antes da primeira delas, houve o lançamento da segunda coletânea de canções da BBC, On Air – Live at the BBC Volume 2, com 63 canções que foram ao ar em programas da rádio inglesa em 63, 40 delas inéditas em relação ao lançamento de 19 anos antes, de material dos mesmos programas.… esta não pode entrar na lista das celebrações cinquentenárias, pois foi montada às pressas, para ser lançada ainda em 2013, para renovar, por 70 anos, o direito da EMI sobre essas gravações, caso contrário, entraria em domínio público. Foi bem recebida por crítica e fãs, alcançando o 7º lugar na parada americana, mas o 1º dentre os lançamentos de Rock And Roll. Era The Beatles Rocking again!


Mais BBC, On Air – Live at the BBC Volume 2

A primeira grande celebração de cinquentinha foi apenas em 2014, quando se lembraram da Noite Que Mudou a América, assim chamada para atestar a importância que foi para a história dos Estados Unidos, a noite de 9 de fevereiro de 64, quando os Beatles atraíram metade das televisões americanas, para serem vistos em antológica apresentação no Ed Sullivan Show, o maioral da época.

Trailer de BBC, Grammy Salute to The Beatles

A cerimônia do Grammy, alguns dias antes já teve Paul e Ringo se apresentando, e no dia seguinte, cantaram no especial Grammy Salute to The Beatles, com outros astros cantando 22 canções da banda, que foi ao ar exatamente em 9 de fevereiro, quando também mostraram entrevistas dos dois Beatles no David Letterman Show, que rolava exatamente no teatro de 50 anos antes! Digníssima celebração!

Na linha de movimentações no catálogo, todos os álbuns foram relançados em vinil em 2012 e, em 2016, estava tudo disponível em diversas plataformas de streaming.

Trecho de Money, de Pink Floyd

Pausa pra falar um pouco de dinheiro …. muito dinheiro …

Em 2016, aconteceu um movimento importante na questão dos direitos sobre as músicas dos Beatles. Lembram-se que Michael Jackson comprou o catálogo por 47,5 milhões de dólares em 85, e vendeu metade 10 anos depois para a Sony, por 110 milhões, já um lucro sensacional? Pois bem, com a outra metade que ele (ou seu espólio) reteve, aproveitou-se de tais direitos por 21 anos, e vendeu-a pela bagatela de 750 milhões para a mesma Sony. Está claro que esse tal de Beatles parece ser um grande negócio, não? E mesmo sem esses direitos, todos os Beatles ou seus sucessores seguem riquíssimos, com algumas centenas de milhões de dólares cada um, aliás, sendo Paul já bilionário….

Fim da Pausa Monetária!

Trailer de Sgt. Peppers’s Lonely Hearts Club Band 50 years

Os sete primeiros álbuns dos Beatles passaram sem grandes celebrações cinquentenárias até que veio 2017 celebrando os 50 anos do lançamento de Sgt. Peppers’s Lonely Hearts Club Band, o álbum que mudou a história da música. Giles, filho de George Martin, seguiu no trabalho de comandar a restauração às melhores técnicas disponíveis da obra dos Beatles. Além do relançamento das originais remixadas, trouxe 39 takes alternativos das mesmas canções, às vezes com trechos de falas dos envolvidos, além de várias visões de Strawbery Fields Forever e de Penny Lane, que haviam sido lançadas em single separado, quatro meses antes do LP. Incluía as primeiras versões mixadas em estéreo das duas canções. Destaque absoluto vai para a grande A Day In The Life, responsável por 6 das faixas, uma delas com a contagem gutural de Mal Evans dos 24 compassos no trecho onde entraria a orquestra, e uma nota MI no final, na forma de mantra. Genial!

Trecho final de A Day In The Life Take1

Foi oferecido em vários formatos, um deles DeLuxe, que tinha 5 CDs e um DVD com documentário sobre as gravações, a esplendorosa capa, e um livreto de mais de 100 páginas!

Trecho Back In The USSR – Esher Demos

Ano seguinte, foi a vez de termos o Álbum Branco remixado! Grandes extras, com 50 versões de estúdio com vários takes de gravação das 30 canções do álbum, mais as duas que haviam sido lançadas em single (Lady Madonna e The Inner Light), em fevereiro de 68. O mais notável do pacote era um CD com todas as 27 Esher Demos, ou seja, tudo o que os compositores tinham já pronto para entrar em estúdio, tocados nas reuniões em 30 e 31 de maio, na casa de George em Esher, mormente material que compuseram durante o retiro espiritual na Índia. Ali podemos ver, por exemplo, Paul e John cantando em dueto Back In The USSR.

Trecho de Sour Milk Sea – Album Branco 50 Years

Notáveis sessões, inclusive onde apareceram canções que somente viriam à luz do sol em Abbey Road, como Mean Mr. Mustard e e Polythene Pam). O lançamento serviu, notavelmente, para oficializar canções que haviam sido desprezadas nas gravações do álbum duplo, como Sour Milk Sea e Circles de George, mas, principalmente, a versão original de Across The Universe, aquela que conta com a voz brasileira de Lizzie Bravo. Ela ficou muito feliz ao ver o nome dela no espetacular livreto que acompanhou os pacotes. Hoje, ela não está mais conosco. O mais luxuoso deles tinha 7 discos, um deles com 4 Blu-rays com mais de 90 minutos cada um!! Isso tudo, além das famosas fotos dos quatro Beatles em sensacional close e o enorme cartaz com as letras e imagens coladas.

E o maior sucesso da década veio em 2019, o lançamento de Abbey Road – 50 anos, com muitas novidades.

Trecho I Want You 50 Anos, com Billly Preston

Lançado em seis formatos, o maior deles com 3 CDs mais um Blu-ray na tecnologia Dolby Atmos, e um livreto de mais de 100 páginas. São 40 faixas, incluindo a excepcional versão estendida de I Want You (She’s So Heavy) com a presença alucinante de um Billy Preston alucinado, naquele final, alucinógeno! Ele mostra também The Long One, a versão que deveria ser o famoso medley do Lado B, com Her Majesty ali na posição 4, entre Mean Mr. Mustard e Polythene Pam, e não ao final, como conhecemos no original, por conta de uma travessura de um técnico de som, mas isso é uma longa história. Além de versões alternativas de The Ballad of John And Yoko e Old Brown Shoe, que foram lançados em single uns meses antes do álbum! O lançamento foi um sucesso estrondoso, Top 10 na maioria dos países, 1º em UK, 3º nos EUA. E seu lançamento tornou o LP, sim, o bolachão Abbey Road, o Vinil mais vendido da década… isso 50 anos depois de seu lançamento… isso é Beatles.

Trailer de The Beatles Eight Days a Week - the touring years

Volto agora um pouco atrás, porque houve uma ocorrência na 7ª Arte, o Cinema. Em 2016, Ron Howard, famoso diretor dos filmes baseados nos livros de Dan Brown, estrelados por Tom Robert Langdom Hanks, lançou um espetacular documentário sobre os anos dos shows ao vivo, de 62 a 66, chamado Eight Days A Week – The Touring Years, indicado a vários prêmios, exibido nas telonas pelo mundo, uma delas a do Cine Odeon, na Cinelândia do Rio de Janeiro, que tinha este solitário escriba assistindo extasiado. Grande compilação de imagens sobre aqueles loucos anos, com direito, ao final, de uma edição completa do show no Shea Stadium, New York, que foi recorde absoluto de público na história, por muito tempo! Grande noite aquela minha! Levou fácil o Grammy de Melhor Documentário Musical, e dois Emmy’s técnicos.

O grande acontecimento Beatle do novo milênio viria na década seguinte, mas pudemos ter um gostinho fenomenal do que viria, já no finalzinho da década ora descrita! E também seria na 7ª Arte!

Trailer de Get Back – Sneak preview de Peter Jackson

Pra fechar com chave de ouro a cinquentenária década, um certo Peter Jackson, diretorzinho pouco conhecido, que filmou a trilogia do Senhor dos Anéis, pela qual ganhou um Oscar de Melhor Diretor, tinha uma noticiazinha para nos ofertar. Ocorre que ele é beatlemaníaco, e quase sem querer, recebeu a incumbência de garimpar 56 horas de vídeo, e 180 de áudio, que estavam jogadas lá nos arquivos da Apple, pra ver se extraía alguma coisa boa daquelas sessões do Projeto Get Back, do início de 69. Ele se debruçou sobre tudo aquilo, e anunciou, no Natal de 2020, que tinha feito um ‘documentariozinho’ legal, cuja estreia havia sido adiada por conta da pandemia, mas para não nos deixar chupando o dedo, decidiu mostrar pra nós, com um sorrisinho irônico, uns trechos do que havia coletado… pra quê!!! Uma esplendorosa sucessão de momentos hilários de relacionamento entre os quatro Beatles, botando por terra a impressão que se tinha, durante exatos 50 anos, de que o ambiente era péssimo. Posso dizer que, no espírito dos Beatlemaníacos, Peter Jackson nos proporcionou um Natal feliz!! E uma expectativa tremenda, que só viria a ser satisfeita no 11º mês da década seguinte!


A atual década, sem os Beatles, mas sempre com eles,

Na próxima edição do Submarino Angolano!


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário