-

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Savoy Truffle ou Profilaxia dental

Esta canção é a  canção do Lado B do 2° LP  do Álbum Branco

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com Contos Diversos

                                        as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

27. Savoy Truffle  (Tale Story Song by George Harrison)

George conta: "Creme de tangerina e Montelimart, um toque de gengibre com um coração de abacaxi, uma sobremesa de café, sim, você sabe que cai bem, mas você tem que arrancar todos os dentes após a trufa de sabóia"
Não pude deixar de lembrar de Forest Gump sentado num banco de praça, e dizendo que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe que sabor vem no próximo que comer. Bem, isso não ocorria  naquela caixa de bombons que o amigo amigo Eric 'Is God' Clapton comia com voracidade, um atrás do outro, na casa dele, e que o levou a escrever Savoy Truffle em sua homenagem. O amigo guitarrista estava em sério tratamento dentário naquele momento. E como um alerta pra cuidar dos dentes no "But you'll have to have them all pulled out after the Savoy truffle"), em ótimos falsetes de George, harmonizados por Paul. Esta frase é a chave da canção, ela fecha cada um dos versos da canção, inclusive o instrumental, e ainda é repetido no final, portanto ouve-se 6 (seis) vezes o conselho que doces fazem mal aos dentes, é até profilático! Naquela década, os homens ingleses não primavam por cuidar de suas arcadas, vide David Bowie 'eu era assim e fiquei assim'. Good News era uma tradicional caixa de bombons Mackintosh, cuja imagem eu recuperei abaixo pra ilustrar. Note os sabores todos da letra dos dois versos ali, com seus formatos, de forma que não haveria surpresas, e inclusive como perdeu-se a oportunidade de ter Brazil numa letra Beatle, se George tivesse escolhido o sabor  do canto inferior esquerdo!! 

 


Na duas pontes, aquele doce todo esá na cabeça de George, e ele ameaça, na primeira, que se Eric abusar dos doces, "The sweet is going to fill your head, when it becomes too much, You're going to shout aloud", ou seja, você vai gritar de dor, e filosofa na segunda, dizendo que a gente é o que come (sugestão de Derek Taylor), e para rimar com "What you eat you are", ele se lembrou de Obla-di Obla-da, que ele e os demais Beatles detestaaaram, para dar uma cutucada em Paul, seu compositor!l Aliás, pensando melhor, acho que classifiquei erradamente esta canção: ela é muito mais uma Person Speech Song do que uma Tale Story Song. Enfim.... deixa assim!!
A canção foi (bem) recebida como a volta de George ao maravilhoso mundo da guitarra, após dois anos de paixão pela cítara indiana! E que volta foi essa, gente, que rock espetacular, a guitarra está ótima, sim, mas o destaque absoluto é para os metais, fazendo a gente balançar a cabeça do começo ao fim!! Não deixem de ouvir os LINKS que vou providenciar mais adiante! John não esteve presente em nenhum momento de Savoy Truffle (atitude que repetiria em Long Long Long, também de George, na semana seguinte). Na primeira sessão, após extensos ensaios com George na guitarra e também já no vocal, que foi aproveitado na versão final, Paul no seu baixo, e Ringo em sua bateria, que ele varia durante toda a canção, usando todos os recursos, finalmente um take único foi gravado. No dia seguinte em overdubs, George dobrou seu vocal em alguns pontos, Paul acrescentou backing vocal e uns gritos esparsos, Ringo, pandeiro, George tocou ótimos stacattos nas pontes, note uma guitarra distorcida tocando uma variação da melodia durante o verso instrumental, e Chris Thomas, aquele mesmo que tocara um cravo espertíssimo em Piggies, tocou órgão Hammond e piano elétrico ali na introdução e no meio, mas seu nome estará marcado mesmo na história Beatle como o arranjador dos metais que conseguiu fazer algo ainda superior ao que fora feito em Got To Get You Into My Life, dois anos antes. É realmente arrebatador! Thanks, Chris!! Os 6 instrumentistas, sendo 4 sax tenor e 2 sax barítono, vieram na última sessão, seguiram as instruções de Chris e deram um show, foram aplaudidos, e tal, mas George queria mais. Na sala de controle, ele disse: "Distorce isso tudo"! E assim foi feito. Conta-se que chamaram alguns dos saxofonistas para ouvir e eles não gostaram, mas cá entre nós, ficou  ótimo! Ouçam aqui neste LINKse espantem. 
Ao vivo, nem Beatles, nem George solo, apenas The Analogues fizeram o bem à humanidade, com a propriedade de sempre! Savoy Truffle em toda sua grandeza aqui, neste LINK! Note o tamanho do sax barítono.  

2 comentários:

  1. Os metais dão uma pegada que não existia no pop-rock. Os metais, geralmente, faziam Motown Sound, o Soul negro. Try to put you into my life segue essa linha. Mas o arranjo da caixa de bombons é um super balanço. Música divertida e com vocais graciosos em falsete.
    Adorei o resgate da caixa de bombons!

    ResponderExcluir
  2. Música tão saborosa quanto os doces mencionados. E eu tinha me esquecido que realmente tem Ob la di ob la da na letra. Para mim é a prova que George gostava da musica. Não vejo como ele estar alfinetando Paul com ele ao lado participando da gravação todo entusiasmado. Seria muita grosseria. We all know ob la di bla da...Não me parece algo ofensivo. Porém eu confesso que não entendi muito bom o significado dessa parte da música.
    O chato foi mesmo o tanto de takes sem que Paul aceitasse nenhum deles...até que John salvou a pátria.

    Mas que foi cansativo foi. Ao ponto de mudarem o título pra Oh bloody...rs rs rs. Só que George não podia se queixar... Tem uma de suas músicas que recebeu mais takes que qualquer uma de Paul. Esqueci qual. Acho que nem foi gravada. Esclarece isso para nós.

    Sobre os dentes de David Bowie, penso que foi algo de nascença. Seus dentes tinham problemas sim. Eu não sei mais onde li que era problema na arcada dentária. Ele deu um jeito neles depois de adulto.

    Então John não participou. Estava na terra do sol nascente, talvez. Mesmo que apenas na imaginação. Mas, desculpe, John...Não fez falta. Acho que só da energia estar por ali tudo deu certo. Som de Beatles purinho mesmo sem ele.

    Eric não resistia aos chocolates. E depois se queixava de dor nos dentes porque estava em tratamento na época. Ele comia quase a caixa inteira de uma vez.
    Conhece a versão de Ella Fitzgerald? Bom, eu amo Ella. Então adorei a música na sua voz.

    ResponderExcluir