Sempre que saía de tarde de carro, ligava na CBN.
O Estúdio CBN é um programa da melhor qualidade.
Comandado por Tatiana Vasconcelos, não sei se com um ou dois L's, mas com um delicioso sotaque paulista, sempre nos proporciona ótimos momentos, de jornalismo e política, mas também, nas artes. Tem ótimas colunas de Música, Cinema e Literatura, sendo o primeiro comandado por um ótimo João Marcelo, filho de Elis.
Porém, o que me traz aqui hoje é o Português. Não um patrício, mas o Idioma.
Professor Pasquale, sim, o mesmo dos 'hambúrgueres' de quase 25 anos atrás, sempre nos brinda com a solução de uma dúvida dos ouvintes, algumas vezes pertinente para mim. Sempre às 16:00, mais ou menos. E ele sempre conta com o 'auxilio luxuoso' de uma canção para mostrar um exemplo. Adoro o termo 'auxílio luxuoso', que ele retirou de Luiz Melodia, em sua 'Juventude Transviada", que o brilhante compositor entende, assim como o 'auxílio luxuoso de um pandeiro'.
Eu já estava pensando em registrar uma delas aqui, há uns três meses, quando, em uma rara saída minha de carro na pandemia, estava ligado, e ouvi, e aprendi.
Porém, só a registro agora, porque, hoje pela manhã, respondendo a uma das saudações matinais no Whatsapp, que dizia "Um ótimo início de semana pra você!", eu respondi com um poeminha, meio que sem métrica definida.
O início
O meio
O fim
Nada é suplício
A tudo remedeio
Tudo igual pra mim
E perguntei ao interlocutor:
Aliás, você sabia dessa conjugação do verbo “remediar”
Ele me disse que 'não', e em vez de responder no WApp, resolvi registrar no blog!
Então, lá vai!
Veja este anagrama, com o nome 'MÁRIO'!
Eu odeioTu odeiasEle odeiaNós odiamosVós odiaisEles odeiam
Eu incendeioTu incendeiasEle incendeiaNós incendiamosVós incendiaisEles incendeiam
Eu anseioTu anseiasEle anseiaNós ansiamosVós ansiaisEles anseiam
Eu remedeioTu remedeiasEle remedeiaNós remediamosVós remediaisEles remedeiam
E é
Eu medeioTu medeiasEle medeiaNós mediamosVós mediaisEles medeiam
E o pior, serve também para Intermediar!!!
Eu intermedeio,Tu intermedeiasEle intermedeiaNós intermediamosVós intermediaisEles intermedeiam
E vale para o Presente do Subjuntivo também, talkey?
Hahaha meu amigo, amei. O português nos prega peças e nós que escrevemos muitas vezes surpreendemos com algumas regrinhas “estranhas”. Como sempre muito bom. Parabéns, abs
ResponderExcluirSensacional!!!!!!!!! Há mesmo alguns verbos que nos deixam de saia justa. O verbo "preterir", com certeza, engrossa essa lista. Certa vez, uma professora no Mestrado me corrigiu quando escrevi num texto: "que ele pretira" - ela corrigiu por "que ele prefira" (o contrário do eu queria dizer). E a saia justa pra dizer para uma decana da PUC que ela estava errada, e eu certa? Já imaginou? Esse português, realmente, nos deixa em cada situação... Parabéns, mais uma vez, meu amigo! Além de cultura, seu blog sempre nos brinda com esse seu humor agradabilíssimo!!!!! Grande abraço.
ResponderExcluirNo tocante à língua portuguesa sempre tenho a aprender.
ResponderExcluirExcelente blog! Descobri por puro acaso.
ResponderExcluir