-

segunda-feira, 5 de julho de 2021

I Wanna Be Your Man, simples assim

 Esta é a 4ª canção do Lado B do LP With The Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções com paquera de Garotas

                                        as demais 5 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

11. I Wanna Be Your Man  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

Ringo se declara à garota: "Quero ser seu amor, garota, quero ser seu homem, amo você como ninguém, quero ser seu homem" 
 
Little Child era a chamada work song, mais um album filler, para With The Beatles, mais de John que de Paul, que eles fizeram para Ringo cantar, mas ele não se sentiu bem cantando a letra "I'm so sad and lonely", ele gostava de entrar no clima da canção, e  ele não estava nem triste nem solitário. Com a recusa de Ringo, John e Paul tinham que arrumar outra para seu baterista, afinal era regra que ele deveria cantar ao menos uma em todo LP, dado seu número crescente de fãs! John teve a ideia do título, Paul fez o resto. E o resto não é muito! A letra TODA está ali em cima! São apenas 10 palavras, repetidas à exaustão!! Simples, simples, simples, e com amplitude vocal reduzida, para Ringo poder cantar tocando bateria, ao vivo! Apenas UM verso, repetido, assim como o refrão.
 
Mais interessante porém, na história dessa canção, é que numa certa tarde,10 de setembro de 1963, tendo a canção ainda em começo de estruturação, John e Paul caminhavam em Londres (quando eles podiam!) e viram Mick Jaegger e Keith Richards num táxi e pegaram uma carona com eles, sabe, né, aqueles táxis negros, espaçosíssimos, em que se sentam 5 pessoas de frente umas pras outras, com espaço para uma mesinha entre eles, um táxi social, enfim. Conversa vai, conversa vem, Mick pergunta: "Got any songs?", Paul e John se entreolharam, com a mesma ideia, e responderam uníssono: "Yes!", seguiram com eles até o estúdio, finalizaram a canção que era pra Ringo, em 10 minutos, e depois os Rolling Stones a gravaram, constituindo-se em seu primeiro Hit nas paradas inglesas, atingindo o posto N°12. Então, pode-se dizer que Os Beatles lançaram os Rolling Stones. Note a gravadora Decca, aquela mesma que recusara os beatles em 1-1-1962, não repetiram o erro e contrataram os Rolling Stones. Esse 1º lançamento, como também tudo o que os Beatles fizeram naquele ano, não fez cosquinha no mercado americano. Entretanto, depois que os Beatles iniciaram a Brittish Invasion, os Rolling Stones a relançaram como Lado B de Not Fade Away, grande sucesso de Buddy Holly, aí sim aparecendo nas paradas. 
 
No dia seguinte, os Beatles gravaram o 1º take de I Wanna Be Your Man em Abbey Road, com todos em seus instrumentos usuais e com Ringo cantando ao vivo. DIa seguinte, mais 6 takes, completando a base. Os movimentos finais foram o overdub de um órgão Hammond, por George Martin, Ringo dobrando seu vocal e acrescentando chocalho à percussão, e, finalmente Paul e John harmonizando no refrão que se constitui-se de quatro vezes a repetição do título, mas os dois vão crescendo, de forma a tornar um clímax, quase abafando a voz de Ringo. 
 
Quando os set-lists dos shows tinham mais de 5 canções, era certo que botavam Ringo para cantar, atendendo ao pedido dos fãs. E então I Wanna Be Your Man substituiu Boys, que vinha sendo o Ringo Spot até então. Deixo aqui neste LINK esta versão, que tocaram em Paris, em 1965. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário