-

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Tinha que ter Beatles em Tokyo!

Assistia eu à abertura das olimpíadas de Tokyo, e apreciava, claro, porém a parte musical me fez lembrar das Olimpíadas de Londres, que decerto foram o máximo em grandes e conhecidas canções. Aqui, estava morno, não conhecia a trilha, mas ia levando bem.

Porém, tudo mudou! 

Após o desfile das delegações, Brasil com apenas dois atletas (Parabéns!), vêm os discursos de praxe e o Imperador abre as Olimpíadas. E aí entram uns meninos coreografando com paralelepípedos gigantes e vem uma sequência de arrepiar, que vou numerar....

  1. As crianças deixam formado o Logotipo das Olimpíadas e apontam para o céu;
  2. Lá, centenas de drones programados mostram o mesmo logotipo, iluminado;
  3. O logotipo se transforma no Planeta Terra, vemos os continentes, como se estivéssemos na Lua, olhando para cá;
  4. Câmera em um menino, que começa a cantar Imagine, de John Lennon (e agora, Yoko Ono, japonesa);
  5. Cantores, um para cada Continente, a cantam inteirinha;
  6. Os pictogramas de TODAS as 50 modalidades são encenados por dois artistas, cômicos sem palavras (mais auxiliares), em pouco mais de dois minutos, a maioria ali, ao vivo, com a câmera girando em sincronia, para melhor mostrar a imagem. Ponto altíssimo da cerimônia. Uma mostra aqui neste LINK. Tiveram apenas uma falha!
  7. Solenidade de hasteamento da Bandeira Olímpica;
  8. A tocha entra ao som de Bolero de Ravel (Conhece? Eu explico aqui neste LINK!)
Valeu ficar à frente da TV

6 comentários:

  1. Homero, sua sensibilidade e perspicácia são surpreendentes!
    Muito obrigada pela análise 😊

    ResponderExcluir
  2. Caro Homerix
    Assisti cada segundo da abertura pela Globo, que ficou nos devendo uma tradução simultânea à altura da qualidade das imagens a apresentadas. Os locutores bem que tentaram atuar como tradutores, mas travavam na segunda frase que tentavam traduzir. E para quem entende inglês, ficamos prejudicados pela mistura do original com a trapalhada cometida pelos não iniciados.

    ResponderExcluir
  3. Realmente fantástica a cerimônia! E melhor ainda os seus comentários! Chamando a atenção para a diversidade dos atletas escolhidos para representar o país. A2

    ResponderExcluir
  4. Muito boa s cerimônia, apesar de todas as limitações impostas pela pandemia. Mas a falta de público deixa uma grande tristeza..,

    ResponderExcluir
  5. A boba aqui ficou com olhos cheios de lágrimas ao ouvir Imagine, a música de John ( que nunca foi de Yoko, a bem da verdade). E que ideia maravilhosa mostrar aquele globo maravilhoso com o pedido para imaginarmos nossa casa unida em paz e amor. Sabe que levo isso à sério? Eu gosto de imaginar mesmo. Projetar com a mente. Mentalizar.

    ResponderExcluir
  6. Homero, sabe se já tem a cerimônia completa para eu compartlhar? Tudo por causa de Imagine. Mas sei que é mais emocionante ver tudo e não achei ainda. Mas deve ter no youtube. Eu só tinha visto a parte de imagine. Obrigada por nos dar a informação completa com os detalhes. Eu não sabia que todos a tinham cantando inteirinha. Sei agora graças a você.

    ResponderExcluir