-

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Lady Madonna - Seeeee how they ruuuun!

 Esta é a 5ª canção da coletânea Past Masters #2, 15º Álbum Oficial dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com Contos 

                                        as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

5. Lady Madonna (Tale Story Song by Paul McCartney)

Paul conta: 'Lady Madonna, crianças aos seus pés, imagino como você consegue resolver as coisas. Quem fornece o dinheiro quando você paga o aluguel? Você pensou que dinheiro caía do céu?  
 
A construção de Paul foi uma mescla de três: 1. a vontade de falar sobre a vida de uma mulher, mãe de muitos filhos, talvez solteira, talvez prostituta, quem representou por Madonna, remetendo a sua origem católica. 2. um rock no piano que ele e Jane ouviram num bar na Escócia, o que o incitou a compor no estilo boogie-woogie, e, finalmente, 3. Uma canção de Fats Domino, grande astro do Rock, chamada Blue Monday, em que se conta a dura vida de um trabalhador ao longo dos dias da semana. E então, temos três considerações, uma para cada inspiração. 1. a canção foi bem recebida por retratar a vida de uma mulher forte, conforme os Beatles vinham começando a fazer (Norwegian Wood, Girl, Michelle, Lovely Rita); 2. a imprensa especializada deu ótimas vindas ao good old rock & roll de volta, após um ano excessivamente psicodélico; 3. Paul 'imitou' Fats Domino, descrevendo a vida dura de uma mulher, ao longo dos dias da semana! Vejam se não, nesta transcrição de duas pontes da canção: 
Friday night arrives without a suitcase
Sunday morning creeping like a nun
Monday's child has learned to tie his bootlace 

                                       ....e na estrofe seguinte.... 

Tuesday afternoon is neverending
Wednesday morning papers didn't come
Thursday night your stockings needed mending 

Sabem por que faltou o sábado? Sabem não ? .... Nem eu! Aliás, nem Paul, ele até foi perguntado sobre isso. Já eu desconfio, sim, do porquê.  Primeiro, porque as pontes tinham 3 linhas, 3+3=6, portanto 6 dias da semana; segundo, porque, no sétimo dia, a Madonna descansou! Perceberam a conotação católica? Tudo tem sua explicação, no que se refere a Beatles! Bem, pensando bem, nem tudo...

A canção foi lançada em compacto, tendo como Labo B, uma linda canção de George Harrison, The Inner Light, ele ainda com a inspiração indiana. E falando em Índia, logo após o lançamento, os quatro Beatles embarcaram, com esposas e namorada para a Índia, no Projeto Meditação Transcendental, já muito falado aqui e inspirador de muitas canções deles naquele ano. O compacto chegou ao #1 no Reino Unido, mas ficou 'longe' nos EUA, #2 e #4, nas duas principais paradas, um verdadeiro 'fracasso', hehe. Notáveis as guitarras distorcidas de John e George, os quatro saxofones. Segundo consta, um saxofonista ficou doido porque Paul não lhes entregou a pauta escrita,  só lhes deu vagas noções, apenas cantando a melodia pra eles replicarem, ô gente preguiçosa... mas sabemos que era melhor ele esperar sentado, pois Paul nunca soube escrever música em pauta... note também na segunda estrofe um som dos metais meio diferentes, pa-pa-pa-paaa, papapapapaaa.... é porque eram Paul, John e George imitando metais com a boca!! Ótimos também os handclaps!!! 

Vamos agora a um pouco mais de detalhes sobre tudo isso que já escrevi. A começar pela estrutura, aparentemente simples, só com versos pontes, mas veja quantos versos e quantas pontes aparecem em pouco mais de dois minutos de canção. Um verdadeiro espanto! Se dermos a letra 'a' ao verso e 'b' à pontes, olha só o que temos: aaabaabaaba, ou seja, um total de 11(onze) peças estruturais, sendo 8 versos e 3 pontes (sem contar uma breve conclusão. Mas, calma que não é tudo com letra, há três versos e uma ponte instrumentais. E é bem verdade que os versos são curtinhos, de duas linhas cada um, e as pontes, de três linhas cada uma, como já mostramos. Dos 5 versos com letra, apenas um é repetido, o 1º, ao final. Vale transcrevê-los (a numeração refere-se a versos cantados): 

Verso 1: 

Lady Madonna, children at your feet  

Wonder how you manage to make ends meet.

Verso 2:

Who finds the money when you pay the rent?

Did you think that money was Heaven sent?  

Verso 3: 

Lady Madonna, baby at your breast

Wonders how you manage to feed the rest 

Verso 4: 

Lady Madonna, lying on the bed.

Listen to the music playing in your head  

Nos Versos 1 e 3, está refletida a imagem que inspirou Paul a escrever a canção. Ele viu em uma revista numa viagem, uma mãe malaia, com um filho em seu peito (children at your breast), amamentando e outras 3 pequenas a seus pés (children at your feet), e a música a cabeça dela (Verso 4) e o aluguel a pagar (Verso 2) vieram da sua imaginação de compositor, transferindo o cenário da Malásia para a classe operária de Liverpool, que foi de onde tirou a imagem da Madonna.

Toda essa profusão estrutural ganhou vida em três sessões de gravação nos dias 3 e 6 de fevereiro de 1968, duas delas no 1º dia e uma no último. A base da gravação foi apenas Paul no piano muitas vezes sincopado, e Ringo na bateria, mais especificamente, apenas a caixa e com escovas, em vez das baquetas. Acertaram em apenas 3 takes. A 2ª sessão do dia teve overdubs sobre o Take 3, constituído do baixo de Paul, das guitarras de John e George, o vocal principal de Paul e as harmonizações de John e George no fechamento das 3 pontes ("See how they run") e também de Ringo, agora usando as baquetas de sua bateria. E teve também uma brincadeira que virou coisa séria: as citadas imitações de saxofone com a boca, de John, George e Paul, foram consideradas ótimas e oficializadas na canção. Mais que isso,  três dias depois, Paul decidiu que saxofones de verdade seriam necessários. E veio então a segunda sessão, com instrumentistas sendo chamados de última hora a preço de ouro, porque ele teve a ideia naquele dia, daí, a falta de pauta para os músicos, que tiveram que se virar com o solfejo de Paul para produzirem seus sons.

Ao vivo? Beatles? Nunca. Felizmente seu autor a reviveu muuuitas vezes, desde 1975... tocou inclusive em 2010 no Morumbi, onde eu estive, mas infelizmente não achei vídeo! Uma delas em 2009, New York que deixo aqui, neste LINK. Houve até um vídeo promocional, mas ficou troncho, porque usaram filmagens dos Beatles gravando Hey Bulldog no estúdio, ou seja nenhum casamento entre movimentos, de boca ou de instrumentos, e o que se via nas imagens. Os Beatles já estavam na Índia quando o compacto com Lady Madonna e The Inner Light foi lançado, em 13 de março de 1968, indo direto ao tipo da parada inglesa, mas sem o mesmo impacto do outro lado do Atlântico, onde atingiu 'apenas' o 4º lugar.

Um comentário:

  1. Não entendi...Longe? Segundo lugar seria longe? Lembrando que a forma como pesquisam é muito confusa visto que insistiam que eram dois discos quando era um só. Eu confesso não saber como faziam isso, mas não dá mesmo para saber ao certo em que lugar o disco, com os dois lados obvimente ficou.
    Na inglaterra também era complicado, talvez ainda seja. Penny Lane/ Strawberry Fields Forever chegou ao primeiro lugar numa parada de lá que não era considerada oficial sei lá por qual motivo. Mas como chegaram a resultados diferentes? Eu desisti de entender. So sei que, com isso, não há como saber de fato qual a classificação de Lady Madonna/the Inner Light. E nunca mais vou dizer, como eu dizia, que P.L/S.F.F ficou no segundo.Pode ser que a outra parada é que estava certa.

    Por qual motivo alguém poderia pensar que Lady Madonna seria uma prostituta? Isso me fez lembrar de uma entrevista, the Press Conference in 1066. O jornalista disse: Num artigo recente da revista Time criticaram a musica popular.Disseram que Day Tripper era sobre uma prostituta. Paul disse 'Oh, yeah" concordando. E o jornalista continuou dizendo que tinha sido dito que Norwegian Wood era sobre uma lésbica. Paul voltou a falar 'Oh, yeah". O jornalita então disse que apenas gostaria de saber qual tinha sido a intenção ao compor as músicas e qual o sentimento deles sobre a crítica da Time a respeito da mpusica de hoje. Paul saiu com uma ótima: Nòs apenas tentamos compor músicas sobre lésbicas e prostitutas, só isso."
    Dá para perceber que foi Paul sendo irônico. Mas pouco depois realmente acharam que Lady Madonna era prostituta.
    Olha,
    Olha, acrescento a principal fonte de inspiração para a música Lady Madonna que é a bela fotografia de uma jovem mulher vietnamita amamentando seus filhos. Paul fez a revelação para a revista National Geographic onde a foto tinha sido publicada em 1965. Abaixo da foto vinha escrito "Mountain Madonna ...with one child at her breast.
    Sendo assim Lady Madonna nada tem a ver com catolicismo. Como já falei algumas vezes nunca há como ter certeza absoluta sobre como se inspiraram e para quem cantavam. Nesse caso porem, visto a que a revista até republicou a foto realmente escrito Mountain Madonna e fizeram isso quando Paul contou a eles que tinha a mulher da foto tinha sido a musa inspiradora, creio que podemos ter a certeza.









    ResponderExcluir