-

domingo, 25 de julho de 2021

Tem gente que não gosta destas duas canções

 Escrevi isto aqui sobre elas...

Cada uma merecerá uma análise mais detalhada...

Mas resolvi esfregar estas prévias na cara dessa gente insensata!!

A numeração é a ordem em que aparecem no álbum A Hard Day's Night


11. When I Get Home  (Love Girl Song by John Lennon)

John declara: "Who-hoaa,Who-hoaa, Eu tenho um monte de coisas para falar com ela quando eu chegar em casa. Vamos, eu estou saindo porque eu vou ver minha garota hoje. Eu tenho um monte de coisas que eu tenho que dizer a ela"
Apesar de ser escrita nas férias no Tahiti, John descreve as saudades de casa, como se estivesse nas suas longas ausências em excursões e filmagens, talvez para acalmar Cynthia, que ficava com o pequeno Julian o tempo todo! John mostra todo seu apuro literário ao usar pela primeira vez na história do rock a palavra "trivialities", e ainda fazendo rima rica com "please". A coisa começa lindamente com o refrão gritado em harmonia tripla (John Paul George) até chegar ao nome da canção quando fica apenas John, e então entra Ringo com uma virada maravilhosa na bateria e segue John cantando o verso, depois mais refrão e verso e refrão e ponte ("When I'm getting home tonight, I'm gonna hold her tight. I'm gonna love her till the cows come home") apenas com John de novo. Sente-se falta de mais viradas de Ringo, mas ele  estava ali no sacrifício, cheio de dor em sua garganta: ele internar-se-ia no dia seguinte para extração das amídalas, o que causou sua substituição por um certo Stevie Nichol nos primeiros 10 dias da primeira grande excursão internacional, a Dinamarca, Holanda, Hong Kong e à primeira cidade da Austrália. Ringo voltaria para o resto de Austrália e Nova Zelândia! A canção nunca foi tocada ao vivo e é é subavaliada pelos críticos, mas não por mim, e decerto a grande maioria dos fãs, que a amarão até as vacas voltarem para casa, no fim dos tempos!

  12. You Can't Do That  (DtR Girl Song by John Lennon)

John ameaça: "Eu tenho algo a dizer que talvez lhe cause dor: se eu pegar você falando com aquele garoto de novo, eu vou te decepcionar, e te deixar imediatamente, porque eu já te disse antes, oh, você não pode fazer isso"
Canção típica de DR entre casais, com ameaças! Ela foi feita em Miami, em meio ao estrondoso sucesso da invasão da América. intenção é que  fosse  incluída no filme A Hard Day's Night, mas foi deixada de lado com a chegada da canção título! Retrato da possessividade de John em relação à sua amada, ciúme explícito, não querendo nem que ela converse com outros rapazes, apesar de ele não fazer a parte dele, com inúúúmeras puladas de cerca. Ele podia, né! 
COWBELL
Esplêndida também musicalmente, a começar pelo riff matador de guitarra que abre solitário e arrebatador a canção, para entrarem apenas depois os outros instrumentos. Foi a primeira vez em que os Beatles fizeram desse jeito, e repetiram a fórmula em Day Tripper, Ticket To Ride, I Feel Fine e outras. Ouvem-se os ecos do riff ao longo de toda a canção e ele volta, triunfal, ao final! Siga encantado com os duelos vocais, com Paul e George enfatizando em harmonia dupla as ameaças de John, a partir do segundo verso. E também no "GREEEEEEN" da ponte. Pois é, parece que veio daí a expressão 'verde de inveja', hehehe.  E ouça o solo de guitarra de John (raríssimo!), o bongô de Ringo, mas principalmente o 'cowbell' tocado por Paul em overdub, ao longo de toda a canção, com breves interrupções, cheguei a contar, foram 260 vezes que Paul bateu com sapiência aquele sonoríssimo instrumento de percussão. 
Ela foi tocada ao vivo na BBC, quase um mês antes de ser lançada como Lado B do compacto liderado por Can't Buy Me Love, Número 1 imediato nas paradas, e seguiu sendo tocada nos shows das excursões pós-filmagens! Um sucesso!!!

5 comentários:

  1. Adoro ambas as canções, se não gostam delas, não gostam dos Beatles, simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Claro que gosto e muito. Aguardo os comentários mais detalhados. Para mim já estão ótimos, mas sei que você e um inciclopédia Beatles. Vou aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Quanta inspiração teve Lennon ao compor essas duas canções: _When I get home_ (“Quando eu chegar em casa”) pensando em Cynthia e no pequeno Julian, sozinhos, em casa, enquanto ele viajava em apresentações; e _You can’t do that_ (“Você não pode fazer isso”), revelando os ciúmes de Lennon, quando a amada falava com algum rapaz.
    A gravação contou inclusive, com o toque de um sino de vaca, batido por Paul mais de duzentas vezes. Geniais!

    ResponderExcluir
  4. "when I Get Home" tem uma harmonia bem pop mas é Beatles então não tem nada de errado. Os meninos na época não podiam ser muito abusados nas melodias e buscavam o mercado portanto tinham q fazer músicas mais pops...
    You can't do that é sim uma grande música apesar do direcionamento pop da canção...mas dá pra perceber a incrível criatividade dos FAB 4 ainda nessa fase "pop"
    Obrigado homerix por sempre valorizar todas as músicas sem distinção de qualidade. Aguardando por mais !

    ResponderExcluir
  5. Amo as duas canções.Se não gostam não são Beatlemaniacos,simples assim. Homero você sempre mostrando os detalhes das músicas, dedicado e sensato em seus comentários.Nunca esquecendo dos detalhes.Adoro suas análises.E viva os 4 garotos de Liverpool.

    ResponderExcluir