-

sexta-feira, 23 de julho de 2021

P.S. I Love You You You You

 Esta é a 2º canção do Lado B do álbum Please Please Me, o 1º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor Por Garotas

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

9. P.S. I Love You  (Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul escreve à garota: "Guarde estas poucas palavras até que estejamos juntos. Mantenha todo meu amor para sempre. P.S. Eu te amo!" 

Os Beatles estavam em Hamburgo quando receberam a notícia de seu empresário Brian Epstein de que conseguiram um contato na EMI e recomendou que compusessem mais e mais
. Vejam ao lado o histórico telegrama. Paul então imediatamente escreveu esta carta canção, em ritmo latino, tipo cha-cha-chá. Musicalmente, ela é superior a Love Me Do, tem estrutura mais complexa, mais acordes, versos com letras diferentes, mas não poderia ser o Lado A do compacto de lançamento dos Beatles, pois já havia outra canção com o mesmo nome no mercado. Os acordes iniciais são complexos para além do que se esperava de uma banda de rock. John e George contribuem com harmonias vocais perfeitas, com destaque para as participações pontuais em certas sílabas dos versos da canção, como em "TREAsure these few WORDS, till we're toGETHER, keep ALL my love foREVER..." ou em "I'LL be coming HOME again to YOU NOW, unTILL the day I DO NOW", simplesmente sensacional, sempre me encantei com isso desde criança. E Ringo, coitado, foi de dar dó, tocou chocalhos, porque havia um baterista contratado para o seu papel, de tocar bateria! Shame on you, Mr. Martin! (como já falado, não foi ele o culpado!). 
 
Quando eu ressaltei aqui em cima a complexidade da estrutura, não é que seja povoada de elementos estruturais diversos, não, é apenas verso-verso-ponte-verso, mas o que Paul introduz de variedade é impressionante, para um compositor de 20 anos de idade. Preste atenção na introdução "As I write this letter, Send my love to you, Remember that I'll always, Be in love with you", tenho certeza que você sempre gostou dela, mas talvez não tenha percebido que ela é a ponte, a mesma letra da ponte que se ouve ali no meio da canção (e mais pro fim também) mas com melodia e acordes modificados. Riquíssimo! Note que John e George harmonizam na última frase! Depois da introdução, vêm os dois versos cujas primeiras frases eu já destaquei no parágrafo anterior, com aquelas respostas pontuais de John e George, ambos terminando com "P.S. I Love You You You You". Então, vem a ponte, de fato, melodia diferente, em tom superior, e com John e George harmonizando na íntegra. Volta agora o Verso 1, igual à primeira ocorrência, mas então vem mais uma vez a ponte, mas com o destaque absoluto de Paul respondendo às frases cantadas por ele e seus companheiros, com, na ordem, "Uoou" e "You know I want you to" e "Yeah". Sensacional! Mas ainda não acabou. Agora volta o Verso 2, mas desta vez com os três cantores harmonizando todinho. Brilhante! E tem ainda a conclusão  "You you you - You you you - I love you!". Que adjetivo coloco mais? 
 
A primeira sessão em que P.S. I Love You viu a luz do sol no estúdio da EMI foi justamente naquela data do telegrama de Brian Epstein: 6 de junho de 1962. Portanto, ainda com Pete Best na bateria. Ela foi a 3ª de 4 canções gravadas naquele histórico dia, recebeu elogios de George Martin pelas constantes variações entre acordes maiores e menores, mas infelizmente não há registro da gravação até hoje. Em 4 de setembro, os Beatles ensaiaram P.S. I Love You e mais 5 canções, em meio à discussão sobre quais duas canções integrariam o compacto de lançamento dos Beatles. Àquela altura ainda estava no páreo uma canção não Beatle chamada How Do You Do It, mas nada ficou decidido, tudo sendo deixado para a sessão de uma semana depois, quando Ringo teve uma grande decepção: o produtor de plantão Ron Richards havia chamado um baterista de estúdio para fazer sua gravação! Andy White é o nome dele e é dele a bateria que se ouve na canção. Ele mandou bem. Foram 10 takes gravados em apenas uma hora, chegando à perfeição no último, onde Ringo já estava lá tocando chocalho. Pobre Ringo! Ele nunca perdoou George Martin por ter deixado aquilo acontecer... e ele nem estava na sessão! 
 
Esta pérola foi lançada no Lado B do 1º compacto dos Beatles em 5 de outubro de 1962, chegando ao 17º nas paradas inglesas, mas nunca fez parte dos shows ao vivo das excursões, apenas foi tocada em programas da BBC e em um programa de TV, mas numa versão de 45 segundos, e apenas dublada. Uma pena! Eu sempre tento deixar algum vídeo alternativo nas minhas análises, mas aqui não ne resta nada a fazer a não ser colocar a versão original, mesmo com possibilidade de ser cortado, por direitos autorais, aqui, neste LINK, para que possam prestar atenção em tudo o que contei! 

4 comentários:

  1. Como costumo dizer não há nunca como sabe a história verdadeira pois estamos sempre encontrando novas versões da mesma história. Recentemente vi um artigo, e infelizmente eu tenho dificuldade de guardar onde, dizendo que George Martin nada teve a ver com isso. Posso garantir porém que veio parecer de uma pessoa de lá de dentro afirmando que Andy White foi contratado por um dos engenheiros. George Matin nem sabia desse contrato com outro baterista. Falam o nome do engenheiro...não me recordo, Me pareceu verdadeira. E tambem foi a primeira vez que sobre isso vindo de pessoas de lá. Eu escutei até uma entrevista, vi num video, de Andy White que fala pouco, não diz nada com certeza...fica enrolando. Mas parece que pessoas que gostam de acrescentar o que imaginam ser verdade colocaram a culpa no George Martin e ainda acrescentaram algo impossível de saber: os sentimentos de Ringo. Que ele jamais teria perdoado George Martin. E a gente vê tantas fotos e videos deles juntos...^Nao dá para crer que guardasse rancor.
    |Pode até ser que essa novidade que encontrei não seja verdade. A conclusão que tiro é que há como saber. Mas, da mesma forma, pode ser que realmente tenha sido coisa do engenheiro de som muito ligado a Andy White. E sendo assim claro que Ringo não tenha nada contra o maravilhoso produtor deles. Tenho a impressão que falam a respeito na Antologia, não? Por mais incrível que pareça eu não tenho a Antologia. Vi pela rede Globo no século passado.

    Enfim, entendo bem você ter escrito ter sido coisa de Mr. Martin porque eu também pensava ter sido assim. Foi agora há pouco que ele está inocente nessa história.

    P.S. I love you é simplesmente linda. Nâo é apenas gostosa, eu dançante...ele é linda mesmo. Sim, é impressionante que algo tão sofisticado tenha surgido na cabecinha de um garoto de 20 anos e que nem sabia nada de teoria musical.

    Adorei o telegrama. Nâo o conhecia ainda.

    ResponderExcluir
  2. George Martin disse que Ringo nunca o perdoou! Mas era uma mágoa leve! E, sim, existia um certo engenheiro Ron alguma coisa que teria sido o mentor!

    ResponderExcluir
  3. Fato triste sobre uma música linda

    ResponderExcluir
  4. Bacana o telegrama
    Não sei como consegue essas coisas
    Paula sempre apimentando o post,
    Parabéns aos dois

    ResponderExcluir