Capítulo 36
Esta é minha saga
O Universo das Canções dos Beatles
36.1 Cenário e Assuntos do LP, neste LINK
36.2 As 14 Canções do LP, neste LINK
36.3 Capa Lançamento e Recepção
Merece registro a capa do Primeiro LP dos Beatles.
- Primeiro por causa do fotógrafo, Angus McBean, considerado legendário no mundo do teatro britânico, chamado por George Martin. A EMI caprichou logo no LP de lançamento dos rapazes! Os Beatles foram chamados ao edifício sede da EMI, em Manchester Square, e orientados a subirem as escadas, Angus orientou que parassem e olhassem para baixo, e ele com maestria venceu o desafio da backlight e tirou a foto. Veja que as canções de chamada são as que saíram como Lado A dos dois compactos lançados dos Beatles.
No Brasil, o lançamento foi esquartejado entre dois LPs (Beatlemania e The Beatles Again) e um compacto duplo, basicamente com as covers. Nos Estados Unidos também apenas em julho de 1963 o LP Introducing The Beatles por um selo pequeno, o Vee Jay, com as mesmas canções, mas que não fez coceira nas paradas americanas. A Capitol, americana, ainda não despertara para o fenômeno, que somente ocorreria em fevereiro de 1964 quando lançou o compacto com I Wanna Hold Your Hand no lado A e I Saw Her Standing (deste LP) no Lado B.
De volta aos lançamentos oficiais.
O LP Please Please Me foi lançado na Inglaterra em 22 de março de 1963, direto para o topo das paradas, aonde ficou durante 30 semanas até perder o lugar para uma banda chamada .... The Beatles. Sim, era o 2º LP da banda, With The Beatles!- Segundo, porque, seis anos depois, um dos Beatles teve uma brilhante ideia (deve ter sido Paul, que era quem tinha as ideias naquela época). Era o Projeto Get Back, em que recriavam o clima romântico dos primeiros tempos. Nada melhor então que tirar a mesm, com gravações ao vivo em estúdio, sem quase nenhum overdub. a foto! Chamaram o mesmo fotógrafo, subiram as mesmas escadas e olharam para baixo, e CLICK, registraram seus novos visuais. Pena que, como o Projeto Get Back não foi pra frente, a foto ficou engavetada, e esta capa nunca foi vista oficialmente, mas foi por pouco tempo...
- Terceiro, porque, três anos depois do final da banda, a EMI lançou uma coletânea sensacional, eram dois LPs, um com os sucessos de 1963 a 1966, outro com os sucessos de 1967 a 1970, e alguém teve a brilhante ideia de tirar aquela foto da gaveta. Ela ilustra, sobre um fundo Azul, o último, e resgataram a foto original para o primeiro, sobre um fundo Vermelho! O lançamento vendeu muuuito, é cultuado até hoje e eles são conhecidos com The Red & Blue Albums.
UFA!
Agora que comecei com este grau de detalhe, ainda tenho muito trabalho nos próximos 14 capítulos descrevendo os álbuns...
Fotos maravilhosas. Eu guardo com carinho os dois LPs esquartejados ( você achou a palavra certa!) porque nem me passava pela cabeça que tal coisa tinha acontecido. Eram os discos deles disponíveis no Brasil e fizeram a trilha sonora daqueles anos em minha vida. Hoje tenho em CD os originais e vejo que realmente são ainda melhores. Mas aqueles primeiros representam algo bem importante em minha vida. A Odeon continuou esquertejando seus discos até que veio Rubber Soul e saiu igual aqui no Brasil. Já não era sem tempo. Mas o Let it Be saiu sem o livro.
ResponderExcluirUma pergunta: quando você fala nos sucessos de 63 a 66 e de 67 a 70 está se referindo aos compactos? Eu até hoje me confundo com isso. Da última vez que li a respeito entendi que eram os 'singles'. E passei até a entender melhor o motivo do lançamento. Passei a achar que foi um boa idéia. Mas agora você disse sucessos. Todos foram sucessos. Os Beatles não tiveram fracassos com lançamentos de discos. E já me confundi toda de novo. Se pegaram músicas apenas dos albums e jogaram nos discos...isso para mim é esquartejar também. rs rs rs.
Eu não tive esse privilégio. Rsrs
ResponderExcluirSou um dos privilegiados
ResponderExcluirO famoso fotógrafo, da época, Angus McBean, foi chamado, em 1963, por George Martin, para fotografar a primeira capa de álbum dos Beatles. E foi a escadaria do estúdio da EMI, com o quarteto olhando pra baixo, o cenário escolhido. Interessante notar que, seis anos depois, tentaram recriar, possivelmente ideia de Paul, o mesmo clima romântico, com o projeto _Get Back_. E a mesma foto foi feita, com o novo visual deles, no mesmo cenário, com o mesmo fotógrafo. O projeto não decolou, mas a foto foi aproveitada quando, três anos depois do fim da banda, a EMI lançou dois álbuns, um com capa vermelha, apresentando sucessos de 1963 a 1966 (foto original); e outro, capa azul (foto mais atual), com sucessos de 1967 a 1970.
ResponderExcluirEu tenho esse privilégio...de ter todos os discos e CDs...da melhor banda de todos tempos!!!
ResponderExcluirEu não tenho esse privilégio de ter todas, porém tenho algumas, a maioria que tinha na minha coleção foram roubadas, em 1997.É uma grande frustação minha, porém apesar disso, ouço tudo por meio digital. Fico feliz por resgatar tudo que quero e a hora que quero ouvir.Beatles são atemporal não tem música melhor ou pior todas são lindas em cada fase que foram feitas é lógico. Por isso amo demais ouvi-los todos os dias um pouco. Obrigado Homerix por dar essa oportunidade de falar sobre o que gosto e curto.👏👏👏👏
ResponderExcluir