sábado, 29 de maio de 2021

One After 909... seria o trem 910 ou das 9:15

 Esta canção é a 2ª do Lado B do LP Let It Be, o último lançado pelos Beatles

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 8 canções com um Histórias na Primeira Pessoa

                                        as demais 7 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

 são links que levam a análises sobre elas.

9. One After 909 (Self Story Song by John Lennon)

John conta: "Peguei minha mochila, corri pra estação, o cara me disse que eu peguei o número errado...'

Canção feita por John em 1957, tentada para lançamento em 1963, como Lado B de From Me To You, mas só materializada no Projeto Get Back, seis anos depois. O título quer dizer '910' (um depois do 909), que seria o trem que ele deveria pegar. Ou o trem depois do trem das 9:09 horas, ou seja, por volta das 9:15. Rock raiz da melhor espécie, que felizmente sobreviveu, ganhando o auxílio luxuoso de Billy Preston no teclado, e ainda teve a honra de ser tocada ao vivo na última aparição dos Beatles ao vivo, no antológico Rooftop Concert, em 30 de janeiro de 1969 (LINK), que foi o último momento do projeto. John disse que na verdade foi uma brincadeira com o Número 9, que era especial, porque nasceu num dia 9, morava no número 9 de uma rua, tanto que fez aquela doideira do Revolution 9,  enfim... mas infelizmente não viu a luz do sol do dia 9 de dezembro de 1980... 
 
Ainda em seus 17 anos, John já demonstrava a maturidade que que desfilou em toda sua carreira de letrista. A canção tinha dois versos diferentes, e uma ponte, com rimas que seriam ricas em português: line-nine, ice-twice, me-knees, home-wrong, deslizando um pouco com station-location. No Verso 1, a menina avisa que vai embora de trem, e ele apela que ela tenha compaixão, no Verso 2, ele pede de joelhos mas ainda achava que ela estava brincando dizendo que ia embora, mas ela foi, e na ponte, ele pega sua mochila e corre atrás dela, mas o maquinista diz que ele pegou o número errado! Simples, mas já competente!    
 
A canção esteve nos planos dos Beatles bem cedinho, chegaram a gravá-la num gravador caseiro em 1960, depois com a chegada de Ringo em 1962, ela foi ensaiada como possível contendora para aparecer no primeiro compacto, mas foi preterida, e depois, para o terceiro compacto em 1963, chegou a ter alguns takes em Abbey Road, mas foi numa sessão complicada, não se acertaram de jeito nenhum, e ela de novo foi preterida, e foi para a prateleira (ouça neste LINK, e conclua depois que ficou muito melhor em 1969)! Com o advento do Projeto Get Bck, de volta às origens, em janeiro de 1969, rapidamente John se lembrou dela, Paul gostava, e One After 909 entrou no ritmo de ensaios, logo no segundo dia, o glorioso 3 de janeiro, com 3 ensaios (3x3=9), todos em seus instrumentos regulares, tendo diferente apenas o pedal de wah wah na guitarra de George. Próximos 3 ensaios no dia 6 (6+3=9), e mais 4 no dia 7 (7+4=11-1-1=9), teve mais 1 ensaio no dia 8 (8+1=9) e 4 no dia 9 foram 4 (9+4x0=9), viram que, afora duas apelações de minha parte, o 9 continuou presente na vida de John e sua One After 909. No dia 9+1, George deixou a banda por 9+1 dias, e, na volta, trouxe Billy Preston e seu piano elétrico, que seria muito importante nas gravações, especialmente desta rocker de John. Voltaram a pensar nela apenas no dia 28, quando foi ensaiada algumas vezescom a guitarra de George já sem o efeito do pedal, mantendo o som raiz, e já com intenções de tocá-la ao vivo, em local que seria decidido no dia seguinte! No dia 20+9,  o Dia D-1, foram mais 3 (divisor de 9) vezes, e apenas a última com Billy Preston, impressionante como ele se ajustou rapidamente à canção. 
 
No Dia D, 30 de janeiro, no terraço do edifício, One After 909 abriu os trabalhos, em apenas um trecho, para aquecer instrumentos e foi tocada apenas UMA vez inteira, ótima, tão boa que foi a versão utilizada no LP Let It Be. Todos desempenharam como nunca haviam feito nos ensaios, quando um ou outro errava em alguma parte. John não errou nenhuma letra; George fez ótimos riffs, tanto na introdução como ao longo dela, e produziu um solo de guitarra impecável, tanto que deu um sorrisinho para John ao terminá-lo; Ringo fez paradas e retomadas perfeitas em todos os finais de verso; Billy Preston preencheu perfeitamente os espaços entre as linhas iniciais dos versos, e liderou os instrumentos impecavelmente ao longo de toda a execução, e Paul em seu baixo de rock, seguro, e provendo limpo e agudo vocal de apoio a John na totalidade dos versos e no 'run to the station' da ponte, yeeeeaahh. Todos se olharam mutuamente orgulhosos ao final e John puxou uma citação irlandês 'Danny Boy, the old savannah callling' acompanhado timidamente por Paul, que até foi mantido na versão do LP. Acompanhe o show aqui, neste LINK. Não preciso dizer mais nada! 
 
Aliás, digo! Tem mais uma ocorrência do Number Nine neste lançamento:  
 
A canção é a 2ª do Lado B do LP Let It Be. 
Como o Lado A tem 7 canções, então, 
7+2=9
CQD

8 comentários:

  1. Excelente(9 letras rsrs)
    Aa brincadeiras e conjecturas com o 9 deixaram a leitura ainda mais divertida(9 letras de novo rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Fui ao YouTube para ouvir essa canção que eu não conhecia: “Um depois de 909” (_One after 909_). Impossível saber se o título se refere ao trem nº 910, ou ao horário dele: depois do trem das 9:09h, viria o das 9:15h. De qualquer forma, foi uma das primeiras composições do maduro John, aos 17 anos, em 1957, e incluída na última apresentação ao vivo dos Beatles, no famoso *Concerto no Telhado* (_Rooftop Concert_), em 30 de janeiro de 1969, portanto, há mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  3. Fui ao YouTube para ouvir essa canção que eu não conhecia: “Um depois de 909” (_One after 909_). Impossível saber se o título se refere ao trem nº 910, ou ao horário dele: depois do trem das 9:09h, viria o das 9:15h. De qualquer forma, foi uma das primeiras composições do maduro John, aos 17 anos, em 1957, e incluída na última apresentação ao vivo dos Beatles, no famoso *Concerto no Telhado* (_Rooftop Concert_), em 30 de janeiro de 1969, portanto, há mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
  4. E, ao final da apresentação, já com policiais pedindo que saíssem de lá, John ainda disse a frase marcante do evento, agora estampada até em camisetas: “Eu gostaria de agradecer, em nome do Grupo e de nós mesmos, esperando termos passado no teste...” (_I would like to say thank you on behalf of the group and ourselves and I hope we passed the audition._).

    ResponderExcluir
  5. Rock and roll na veia e ao estilo john
    👏👏👏
    Gosto d+ Dessa musica

    ResponderExcluir
  6. “Forçando a barra”, penso eu, como queríamos demonstrar (CQD), o número 9, sempre presente na história dos Beatles, aparece mais uma vez na gravação da canção “One After 909”: é a 3ª do lado B do LP _Let it be_; o lado A tem 6 canções, então, 6 + 3 = 9...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É possível alugar o quarto por €999 euros, por dia.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (836) Blog News (97) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...