-

terça-feira, 11 de maio de 2021

Carry That Weight, for a long time

Esta é a 9ª canção do Lado B do LP Abbey Road

E a 7ª do medley mais famoso da história do Rock

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com Discurso a uma Pessoa

                                        as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

15. Carry That Weight (Person Speech Song by Paul McCartney)

Paul diz "Menino, você vai ter que carregar esse peso por muito tempo' 
 
Na verdade, o 'menino' seria ele mesmo e cada um dos outros três Beatles, sendo o sucesso, aquele peso citado! Concorria o fato de que começavam os problemas comerciais que acabariam por levar ao fim da banda, e que Paul previa que iam durar os problemas de relacionamento! 
 
Carry That Weight viu a luz do sol, ou melhor, do inverno londrino, no dia 6 de janeiro de 1969, quando Paul a trouxe ao Twickenham Studios como proposta para o Projeto Get Back. Ela tinha alguns versos pronto e o refrão traduzido acima, e tinha um ritmo country-western e sua intenção era dá-la para Ringo, relembrando o sucesso que foi Act Naturally com a mesma pegada! Inclusive fizeram quatro ensaios, com George no baixo e Ringo já cantando o refrão! Mas já no dia seguinte, desistiu dos versos e anexou o refrão a Golden Slumbers. Só Paul estava presente e cantou verso-refrão1-verso-refrão2. No dia 9, mais ensaios, agora só com Ringo, mas ele não sentiu firmeza para seguir, e lá se foi ela para a prateleira por quase seis meses. Voltaram a ela já com a decisão de compor um medley no último álbum da banda, já em 2 de julho. Ainda sem John, desta vez por conta do recente acidente de carro que teve com a família, Paul no piano, George no baixo e Ringo na bateria, fizeram 15 takes da canção, já como a peça seguinte a Golden Slumbers. O Take 15 foi um dos poucos em que o vocal de Carry That Weight foi até o fim, mas claro para ser melhorado mais tarde, para ficar do jeito que conhecemos. 
 
Naquele dia, ela ainda era considerada nos registros como parte de desta última, como se fossem as duas uma só canção. Os Takes 1 a 3 foram recuperados e lançados na celebração dos 50 anos do álbum, veja neste LINK, claro, ainda sem orquestra, só a voz de Paul, o baixo de George já bem colocado, e perceba que Paul de lembra de A Fool On The Hill, nos acordes iniciais do piano. No dia seguinte, Paul e Ringo adicionaram vocais no refrão, ou melhor Ringo e Paul, com mais foco na voz do baterista, obedecendo ao desejo do autor de que Ringo a cantasse. Ringo acrescentou passagens de bateria e George acrescento uma breve guitarra amplificada num Leslie. Já nessas sessões, os registros de Abbey Road mostravam Golden Slumbers/Carry That Weight, com status de canções separadas. A canção ainda apresenta entre os refrões o verso de You Never Give Me Your Money (INGYMM), com as letras alteradas para "I never give you my pillow, I only send you my invitation, And in the middle of the celebrations, I break down" precedidas pela sensacional guitarra de George, e na orquestração, conto logo a seguir. Essa guitarra veio no último dia de instrumentos tocados por um Beatle, 31 de julho, e Ringo também acrescentou o sempe vigoroso tímpano de orquestra.
 
O toque de classe veio em 15 de agosto na já famosa sessão no enorme Estúdio 1, em que 5 canções de Abbey Road ganharam arranjos orquestrais, pelas geniais mãos de George Martin, duas normais de George, e as três 'de medley' de Paul, a estas últimas sendo dedicadas três horas de gravação. Paul atuou como produtor de suas faixas. As cordas acompanham o refrão, com 12 violinos, 4 violas, 4 violoncelos e um baixo, acompanhando os refrões cantados em coro uníssono pelos quatro Beatles, sim, porque John fez questão de acrescentar o seu vocal só ali, afinal o recado da letra de Paul era pra eles 4. Porém, o ponto alto da orquestração desta canção são os metais, primeiro tocando a melodia da ponte (YNGMYM), depois acompanhando o solo de guitarra de George, e  a mesma ponte ("pillow-invitation-celebrations") harmonizada lindamente por Paul e George, mas o mais marcante é o anúnico dos refrão a seguir, com quatro toques de todo o 'brass ensemble' (4 trompas, 3 trompetes, 2 trombones) num compasso inesquecível... 
conte mentalmente 1-2-3-4
junto dos metais Pa - - PaPaPa
e agora cante com  Ringo-George-Paul-John 
Boy, you're gonna carry that weight, 
carry that weight a long time
  
e depois repetindo, brilhantemente. O trio final de Paul (Golden Slumbers/Carry That Weight/The End) virou frequente presença nos shows de Paul em sua carreira solo, e eu tive a honra de ouvi-lo na primeira vez que ele a fez, na excursão em que veio ao Brasil, em 1990, que deixo aqui, neste LINK. 
 
Paul não menciona isso em suas entrevistas, mas
acho que aquele tal 'peso' foi demasiado para dois deles... 
John, que foi assassinado por um lunático, 
e George, que morreu de câncer mas, um ano antes, 
foi atacado por um invasor em sua casa, levando 10 facadas!  
 

PRÓXIMA CANÇÃO DO SUPER MEDLEY  

Her Majesty

4 comentários:

  1. Tem um video de Paul conversando com Howard Stern onde ele fala sobre Carry that weight. Dá uma explicação nova...e eu me fiz o favor de esquecer como foi. E agora não sei como achar o vídeo porque há muitas entrevistas dele com Stern. Acho que é na mesma que ele revela que adorava as festas de Keith Richards. Stern ficou de boca aberta ...'mas Paul, ele nao é barra pesada demais? Você tão bem comportado numa festa de Keith Richards?" Por algum motivo muita gente pensa que Paul é super bonzinho e bem comportado. Eu nunca achei assim, mas ele tem fama.Enfim, Paul disse que eram festas muito boas e ele ia sempre.
    Voltando a Carry that Weight eu sempre pensei que fosse o peso da fama. Parece que Paul falou outra coisa...mas não me lembro. Incrível como parecia haver uma mão divina os guiando porque começaram a música, engavetaram, recomeçaram...para finalmentem, depois de meses e meses ela ficar exatamente no lugar certo onde devia ficar e com o arranjo perfeito. Viva George Martin.

    ResponderExcluir
  2. POis achei um artigo sobre a entrevista. Vou deixar em inglês aqui porque acho que todos entendem. Carry That Weight – Howard thought this was about Paul taking on the business responsibilities of the Beatles, but Paul meant it more a commentary on life in general. He said that it was the period where everything was “heavy, man” and that inspired the song.

    Sabemos que Paul costuma esconder sua vida íntima. E até dá informações erradas de propósito sobre o que de fato ele cantava. Direito dele. Entao ele dizer que era o peso em geral pra todo mundo pode ser ele escondendo que falava mais precisamente sobre o peso que caiu sobre eles devido à fama, a responsabilidade que cobravam deles...George então se queixava muito da "mania". Os loucos faziam loucuras e punham a culpa neles ( caso do psicopata). Eu ainda acho que Paul se inspirou realmente no que estavam vivendo, mas é verdade que também serve para todos nos. E ele preferiu dizer que é o peso da vida em geral.

    Nada a ver eu contar isso aqui, mas vou contar, Sonhei com George no domingo passado,. E olha que não estou sonhando tanto como já sonhei. Eu estava numa espécie de bar em frente a um palco onde os Beatles cantavam. Mas eu sabia que eram imagens projetadas. Eles não estavam ali em carne e osso. Era o ultimo capitulo de uma série. E como presente cada um dos Beatles, de verdade, escolheria um fã para um contato on line. Vi que havia um lap top na minha frente. E surpres! George ali olhando para mim. Tinhe me escolhido. Eu fiquei muito feliz falei para ela de como era bom poder estar com ele...Muito emocionada mesmo. Ele apenas sorria, mexia com cabecinha, fazia gestos com as mãos, Nao dizia nada. Me mostrou o fim da sala onde ele estava. Olivia! Sentada num sofá vestida de rosa. Como se dissesse que o encontro era só isso mesmo...porque a esposa estava vendo. Eu dei uma risada...E falei que não tinha a menor importancia porque era só fantasia...só um sonho.
    ( E ontem sonhei com David Bowie!)
    Agora estou com receio de ter falado sobre esse sonho aqui em outra postagem. Será que repeti? Se fiz isso me perdoe.

    ResponderExcluir
  3. Paula, sensacional seu depoimento
    Parabéns
    Gosto muito dos seus comentários, complementam de firma bacana os pode do Homero
    Essa canção é alegre e ai mesmo tempo triste
    Não consigo definir
    Homero, thanks once more

    ResponderExcluir