-

sábado, 16 de abril de 2022

OUÇA e LEIA - You Know My Name (Look Up The Number)

  Esta é a 13ª edição de OUÇA e LEIA


Clique neste LINK para ouvir

E siga lendo o texto abaixo!

______________________________


You Know My Name 

(Look Up The Number)

(by John Lennon) 

John brinca: 'Você sabe o meu nome, procure o número. Você sabe o meu nome, procure o número Você você sabe você sabe meu nome. Você você sabe você sabe meu nome. Boa noite e bem-vindo ao Slaggers, apresentando Denis O'Bell, Venha Ringo, vamos ouvir o Denis! Boa noite! Você sabe o meu nome... melhor olhar o número'.

Essa verdadeira brincadeira sonora começou com John admirando uma lista telefônica na casa de Paul, e seu anúncio "You know the name, look up the number", falou da ideia da canção pra Paul, que perguntou 'Ok, mas ...o que mais?" e John respondeu: 'Só isso... quero que seja um mantra'.... e só nisso ficou… então, variaram nos ritmos. E John, sempre irônico, investiu nos textos e nos murmúrios, lembrou-se de um conhecido da época do filme A Hard Day's Night, e colocou o nome com uma letra trocada (o certo era Dennis O'Dell), àquela época era o diretor da Apple Movies.

As 3 primeiras sessões foram em 1967, com os 4 Beatles, e mais o saxofone de Brian Jones, dos Rolling Stones, mas ficou esquecida. John e Paul voltaram a ela apenas em 1969, e o técnico de som registrou que eles estavam muito felizes trabalhando nela, e dividindo um microfone só, como não faziam há anos, e aquela foi também a última vez.... triste!

Vamos ver se consigo trazer um pouco mais de luz a essa estranha obra dos Beatles que, decerto, está entre as mais desconhecidas do grande público. Mesmo fãs terão dificuldade de ter alguma recordação dela. A primeira das 3 sessões em que atacaram aquela ideia em 1967, foi em 17 de maio, logo após finalizarem-se as sessões do estupendo Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Foi uma sessão de experimentação, com John usando guitarra ou piano, Paul, no baixo ou guitarra, e George e Ringo em seus instrumentos usuais.

1ª Parte da canção

No dia seguinte, introduziram uma segunda parte com um ritmo diferente, algo como um ska bem gostoso, em 12 takes, agora com Paul ao Piano, John e George em guitarras e Ringo na bateria.

Trecho em Ska, do Anthology III

Seguiram com a Parte 3, em ritmo de jazz, no mesmo dia, com a presença de alguns convidados tendo acesso a equipamentos de percussão, e a apitos e gaitas.

2ª Parte da canção oficial

Seguiu-se uma Parte 4, com 5 takes, com Paul ao piano, e

3ª Parte da canção oficial

E Finalmente , a Parte 5, com John no baixo, Ringo na bateria e George num vibrafone, instrumento que, mesmo sendo novidade, foi considerado bom com apenas 1 take. Foi aí que o guitarrista Brian Jones contribuiu com um saxofone, que foi o instrumento que trouxe para a sessão.

4ª Parte da canção oficial

E Paul aproveitou para fazer sua linha de baixo ao longo de todas as partes!

Se couber aqui, uma pequena ode a Brian Jones

Acho que cabe aqui um registro sobre o saxofonista citado. Que bom que o Brian Jones registrou sua presença em canção dos Beatles! Ele era um músico clássico, multi-instrumentista (tocava mais de 30, incluindo os indianos), inovador, e foi o criador dos Rolling Stones. Ele dividia solo e ritmo com a guitarra de Keith Richards, até que seu exagerado modo de viver, em sexo drogas e rock and roll, acabou por causar sua expulsão da banda, apenas um mês antes de morrer, afogado em sua casa, em julho de 69, inaugurando o clube dos astros que morreram aos 27 anos, que se seguiria com Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e outros...

Bem, uma mixagem de 6 minutos das 5 partes que emergiram daquelas primeiras sessões foi montada para futura revisita da banda.

Entretanto, o futuro estaria longe. Na época, os Beatles passaram a se dedicar a um compromisso maior: a participação na 1ª transmissão ao vivo via satélite para o mundo todo, para o qual John fez, sob encomenda, nada menos que All You Need Is Love.

Trecho de All You Need Is Love

E depois veio a morte de Brian Epstein, e o novo projeto Magical Mistery Tour,

e a 'nossa' canção foi ficando no esquecimento.

E veio a temporada na Índia, e o Álbum Branco e o novo filme, Yellow Submarine,

Trecho de All Together Now 

. e a canção seguia na prateleira, até que John se lembrou dela e chamou Paul ao estúdio, para finalizá-la, no dia 30 de abril de 1969, ou seja, a alguns dias de completar dois anos das sessões iniciais. Foram momentos de diversão, com John e Paul dialogando num mesmo microfone, com sorrisos plenos. Tosses, murmúrios, gemidos, cuspes, pigarros, imitações, vozes diferentes, foi uma plêiade de sons vocais que eles introduziram, felizmente tudo registrado. Na versão que foi ao disco, eles eliminaram a Parte 2 em ska, que eu acho até mais divertida que algumas das que ficaram.

Houve um projeto de lançar You Know My Name como Lado A de um compacto da Plastic Ono Band, a nova banda que John havia montado como veículo de suas canções e de Yoko. Ele teria no Lado B, a ótima What's The New Mary Jane, que havia 'sobrado' do Álbum Branco.

Trecho de What's The New Mary Jane

Só que, as duas canções sendo Lennon/McCartney, não poderiam ser lançadas por outra banda que não fosse The Beatles. E a canção continuou na prateleira, já com um formato reduzido, sem o Ska, por pura economia de tempo, para viabilizar transmissões em rádios.

 Trecho de Let It Be

Finalmente, chegou sua hora em abril de 1970, em compacto, como Lado B de Let It Be, direto para Nº 1 das paradas americanas (não da inglesa, onde topou no 2º posto). Decerto ter sido o lançamento mais desequilibrado da história dos Beatles, uma linda balada no Lado A com Paul evocando sua mãe Mary, e uma verdadeira comédia musical no Lado B.

Paul chegou a declarar que ela era a melhor canção que os Beatles haviam gravado (!!), mas eu reputo como um exagero sem sentido, apesar de adorá-la. Um delírio Nonsense, aliás, que é a melhor definição para seu conteúdo. 

Sem sentido? 

Sim, mas fez todo sentido!!!

Venha entrar em mantra com os Beatles em

You Know My Name (Look Up The Number) 


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. A Origem dos Beatles neste LINK
  2. Homenagem a Buddy Holly neste LINK
  3. 1º Capítulo do Projeto Medley neste LINK.
  4. 2º Capítulo do Projeto Medley neste LINK. 
  5. 3º Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  6. 4º  Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  7. 5º  Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  8. O Projeto Medley neste LINK.
  9. O 6º Compacto, neste LINK
  10. The Ballad Of John And Yoko neste LINK 
  11. Happiness Is A Warm Gun neste LINK 
  12. While My Guitar Gently Weeps neste LINK

 

ENJOY!!

3 comentários:

  1. Grande Homero, gostaria de parabenizá-lo mais uma vez por mais um momento Beatle formidável...Sábado agora às 13h eu paro tudo...Hoje o ponto alto foi , sem sombra de dúvida ,a passagem de LET IT BE para YOU KNOW MY NAME LOOK UP THE NUMBER(uma verdadeira comédia inspirada na lista telefônica com direito a canja de sax do Brian Jones🙌Acho que os beatlefans de Angola devem estar vibrando com as suas participações especiais no programa de lá com o seu sotaque cheio de charme da terra do PELÉ 🙌I' am still under your spell⭐⭐⭐⭐⭐⭐BEATLES CAN NEVER DIE...AVANTE ANGOLA🤝

    ResponderExcluir
  2. De fato vc nos remete ao fundo do baú, ao desconhecido e muitas vezes hilário mundo dos Beatles, Está música que de fato parece um mantra eu não conhecia, nunca ouvi falar, mas como eu já disse antes, vc sabe tuuuuudo desta banda! Parabéns!!!! Vc é o quinto Beatle com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  3. What's The New Mary Jane. Essa realmente é pouco conhecida. Saiu na Antologia? Você nem vai acreditar, mas não tenho a Antologia. Vi pela Globo todos os domingos. Não sabia que era possível comprar em DVD. Até hoje não tenho. Vejo trechos no youtube.

    Sempre gosto dos seus shows angolanos. E agradeço pela escolha de You Know My Name, a música dos Beatles preferida de Paul. Ele disse que sim. Eu gosto demais! ( Sem o ska, que separado é bonitinho...Mas não achei que combinou com a música. Não flui bonito...Aquela entrada pede pelo som de boite.

    ResponderExcluir