-

domingo, 20 de fevereiro de 2022

O Equador da Pangea

Há uns 6 meses viajei.... na mayonnaise .... e imaginei com seria viagem de um beatlemaníaco, do Rio a Liverpool, na época de Pangea, o continente único que era nosso planeta há 140 milhões de anos... e estabeleci algumas outras facilidades que existiriam, quando aplicadas aos fatos como os conhecemos hoje. Então, imaginei uma vida facilitada de Humphrey Bogart para visitar sua amada em Casablanca, uma Disney a alguns quilômetros de nossa fronteira e até economizei um milagre a Moisés!

Parece coisa de doido, mas perceberão no mapa que está no link a seguir.

Blog do Homerix: Pangea ... Do Rio a Liverpool, sem avião!!


Quando apresentei minha ilação a um grupo de especialistas em geologia, alguém perguntou como seria a Linha do Equador na Pangea. Pensei em fazer no mapa lá de trás, o mesmo caminho que ela faz hoje.

Começando no Equador, apesar de ela não começar em lugar nenhum, a linha de 40 mil km passa pela Colômbia, entra no Brasil ali no dente do Amazonas e sai pelo norte de Marajó. O primeiro país africano é o Gabão, porém em Pangea, o país está grudado na Bahia, então a linha desce pela costa espremida, e em algum lugar passa por São Tomé e Príncipe, e entra em seu périplo africano, passando pelo Congo, pelo outro Congo (RD), Uganda, Quênia, dá uma mordida na Somália. A próxima parada é em Sumatra e Borneo na Indonésia, que estão lá no 'Norte', então a linha sobe a costa daquela última parada africana, encontra uma brecha de mar e vai! Dali, a próxima parada seria em Kiribati na Oceania, mas sabe-se lá onde essa pequena ilha estava lá no passado. Então, o  jeito é dar a volta lá por cima e procurar alguma brechinha de mar para chegar de volta ao ponto inicial...

Agora, o conceito de Linha do Equador, de ser o maior paralelo, eu não tenho a menor ideia de onde seria. Já se tem noção daquele Mapa-Múndi, mas como seria o globo terrestre naquele tempo? Onde estariam os Polos Glaciais Ártico e Antártico, para apor-lhes uma linha entre eles? Havia tais polos à época?

Questão para os universitários!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário