-

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Terapia Beatle, after Homerix



Rolou pelas redes em 2019 um ótimo diagrama com o tema Beatles, mais especificamente suas letras. Vejam que legal >>>>

As redes são cíclicas, e hoje, o esquema está de novo circulando, três anos depois. Ao reeditar, descobri seu autor, na verdade é ela, chama-se Michelle Rial e é da California. Parabéns!!

A partir do diagnóstico de quatro sintomas do paciente, o tratamento vai evoluindo com recomendações tiradas das letras dos Beatles, primeiro quatro mais externas, depois quatro intermediárias, depois quatro mais internas, até chegar à receita final e definitiva

Let It Be

Genial!

Imediatamente, incluímos a matéria na Grade Regular de Mestrado na nossa universidade preferida, a Universidade Beatle (link), que agora tem 20 cursos, além de 20 matérias eletivas e outros 20 cursos de verão.

Sim, mas não antes de corrigir alguns probleminhas!

Faltou à brilhante cartunista falar com um especialista, consultar o nosso quadro de docentes.

Acho inclusive que a coisa deveria começar, antes, com o grito primal do infeliz paciente, pedindo SOCORRO!! >>>>>

Começo as adaptações com os Quatro Sintomas, ali, na parte exterior do diagrama! NENHUM deles está presente em nenhuma letra de músicas dos Beatles! Não há "I'm sad", "I'm angry", "I'm hurt" ou "I'm stressed" em letras de música dos Beatles! Por que não foram na fonte? Os Beatles deram declarações claras de desconforto psicológico ou físico ao longo da carreira, até em nomes de músicas, como "I'm a Loser" e "I'm Down", de 1963 e 1964, que eu escolhi, de imediato. Tem também outra canção chamada "I'm so tired", que eu poderia colocar direto o título, mas preferi a frase seguinte "I'm feeling so upset". E pra terminar, tem a super depressiva "Yer Blues", que tem a primeira frase assim "Yes I'm lonely, gonna die...", as duas últimas, canções de 1968, quer coisa mais problemática que isso? Escolhi o começo da frase. 

Vejam abaixo as primeiras mudanças no diagrama!


(desculpem o mau jeito da edição...
o que importa é a mensagem...)

E então, vêm o aconselhamento dos Beatles, como bons psicólogos que eram, mas que requerem algumas adaptações, e vou explicar por quê. Repare que todo o aconselhamento já vêm a partir de 1966, quando os psicólogos chegam à maturidade

O primeiro nível está Ok, com "Picture yourself in a boat on a river" da canção "Lucy In The Sky With Diamonds", tem "Nothing is real" de "Strawberry Fields Forever", "Get By With A Little Help From My Friends", da canção "With A Little Help From My Friends", todas de 1967, e "Take a sad song and make it better" da canção "Hey Jude", de 1968.

Já no terceiro nível, eu só manteria "Don't carry the world upon your shoulder", um ótimo conselho, também tirado de "Hey Jude", mas trocaria as outras três receitas, sem dúvida. Em primeiro lugar, trocaria os dois trechos de "All You Need Is Love", que são conselhos muito complicados, por outros dois que vão bem mais direto ao ponto, de outra canção de John, a revolucionária "Tomorrow Never Knows" de 1966, vê bem se não são melhores. A canção começa com o verso "Turn off your mind, relax and float downstream", do qual peguei a primeira parte, e da canção também peguei "Surrender to the VOID", aliás "The Void" seria seu título original. 

A terceira mudança no terceiro nível,  pode parecer um sacrilégio minha orientação, mas eu decidi tirar do diagrama aquele trecho do hino "Imagine" ..."Imagine all the people living for today", primeiro porque é mais uma convocação ao mundo (assim como as outras do corpo da canção) do que um conselho pra quem está com aqueles sintomas, mas o real motivo é porque ela NÃO É uma canção DOS Beatles, "Imagine" NÃO É uma canção Lennon/McCartney, ela é só de John Lennon, feita depois que os Beatles acabaram, portanto NÃO PASSA no critério dos conselhos possíveis. 

E, para o lugar dela, corrijo uma injustiça histórica da autora do diagrama: ela não colocou nenhuma mensagem de George Harrison, que foi a terceira força psicológica, digo, autoral da maior banda de todos os tempos!!! Então, selecionei: "It's all within yourself", da canção "Within You, Without You", de 1967. 

O quarto nível está OK, com "Jai Guru Deva", a saudação da canção "Across The Universe" de 1968, e "Come together right now", de "Come Together" de 1969, e "Don't make it bad" de "Hey Jude", terceira vez que aparece aqui, e "Life goes on" de "Obladi Oblada", de volta a 1968. Para, então, finalizar com o espetacular conselho final, "Let it be" que Dr. Paul McCartney tirou de um sonho que teve com sua mãe, e colocou na música de mesmo nome, do último LP lançado pelos Beatles, mas que foi lançada em compacto, em 1969. Ficou faltando Ringo Starr, mas é difícil extrair algum conselho de "Octopus's Garden" e "Don't Pass Me By", suas duas únicas canções na era Beatle, ele entenderá. 

Então a tábua psicológica dos Beatles ficaria assim, após a intervenção de Homerix.



Meio tosco, né!!!
Felizmente, um bondoso amigo Bruno Longo fez um trabalho decente e consertou!!!
Veja que beleza!
AMIGO, OBRIGADO!!


6 comentários:

  1. Olha o que fiz baseado no seu post! Só troquei algumas posições, vê se tá bom: https://postimg.cc/mhrkzP32

    ResponderExcluir
  2. kkkkk desculpa, sempre esqueço de assinar! Abraços! ~~Bruno Longo

    ResponderExcluir
  3. Bonito trabalho. Para mim o melhor aviso que nos deu. Foi um aviso, nao um simples conselho é: Tudo que precisamos é de Amor.

    ResponderExcluir
  4. Relendo. Sim, um bonito trabalho de ambos. A moça da California e você. Tipo da coisa que pode variar dependendo de quem está fazendo o "estudo". Sim, ela deveria ter incluído algumas coisa de George Harrison. Mas acontece que nem tudo de George era realmente dele. Estou falando sobre as canções espiritualistas. Ele se inspirava em textos budistas. Como por exemplo no Tao. E tem uma aí de John que é inspirada no The Psychedelic Experience: A Manual Based on the Tibetan Book of the Dead by Timothy Leary, Richard Alpert and Ralph Metzner, como você com certeza sabe. Surrender to the Void é desse livro. Confesso que não sei se exatamente igual, acho que é entre the void. John comprou o livro la na Indica Gallery que começa dizendo que é, em caso de dúvida, desligue a mente, relaxe e deixe-se levar... Que é exatamente o inicio de Tomorrow Never knows.

    Eu gostei da ideia. Ficou muito interessante mesmo. Mas não entendi tudo. Porque Nothing is Real indicaria ' I'm Down?" Nothing is Real é sempre falado nos livros de Metafísica apenas dizendo que...nada é real! rs rs rs. Tudo isso aqui é uma ilusão. Eu comparo com um video game. A moça achou que seria um bom conselho para alguém estressado. Não entendi. Mas os Beatles são como aqueles filmes "cabeça" do passado deixando lugar para que cada um fizesse sua interpretação.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todas as suas ótimas emendas.

    ResponderExcluir
  6. Super interessante e bem bolado

    ResponderExcluir