-

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

It's Only Love, ai ai ai!

 Esta é 2ª canção do Lado B do álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções com DR com garotas

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


9. It´s Only Love  (DtR Girl Song by John Lennon)

John discute: 'Por que sou tão tímido quando estou ao seu lado? É só amor, e isso é tudo. Por que deveria me sentir do jeito que sinto? É só amor e isso é tudo mas é tão difícil amar você'
Gravada após as filmagens do longa-metragem, em 15 de junho de 1965, na 11ª e última sessão de gravação para o álbum HELP!, a canção foi feita sob encomenda para completar as 14 necessárias.  Ela é desprezada pelo autor. John considerava sua letra abominável! Por que será? Será por causa da brincadeira poética de rimar 29 vezes o som do fonema ‘ī’, ou 'ai' em português, gerado em palavras como ‘right’, ‘beside’, ‘butterflies’, ‘why’, ‘shy’, ‘time’, ao longo dos versos (2) e pontes (2)? É, pode ser, mas eu e milhares (milhões?) de fãs adoramos a brincadeira. 
 
É uma perfeita DR em que John discute o relacionamento, declarando sua adoração (“When you sigh, my mind inside just flies”) no 1º verso, e até vê borboletas, mas depois migra para uma autocomiseração na 1ª ponte (”Why am I’m so shy when I’m beside you”, passando por uma reclamação (”Is it right that you and I should fight every night?”), pra depois chegar ao refrão sentido, concluindo que ”It's only love and that is all, how should I feel the way I do, .... but it's so hard loving you!”. Eu, de minha parte, acho perfeito! Aliás, esta estrutura é até didática, note como a ponte é uma ligação (como toda ponte que se preze) entre a proposição do verso e a conclusão do refrão! Em seguida, a fórmula se repete com mais um verso e mais uma ponte, ambos com exaltações e lamentações diferentes, e a repetição do refrão. 
 
Musicalmente, a base é John no violão grave, George em outro, mas agudo, Paul no baixo, Ringo na bateria. No projeto Anthology, veio à tona o Take 2, uma versão linda, onde se notam bem os violões nos quatro compassos da introdução, e também a bateria de Ringo no hi-hat (chimbal) e na borda da caixa, ao longo de toda a canção, delicie-se neste LINKNos overdubs, Ringo acrescenta um pandeiro, e George, aquelas magníficas passagens de guitarra de cinco notas descendentes. E elas vêm ao mundo incrementadas pela passagem num Leslie speaker, que passaria a ser usada em muitas canções, não somente sobre guitarra, mas também, piano, bateria e até voz, que foi aliás o efeito que se ouve na voz de John em Tomorrow Never Knows. E é de John, aliás a única voz que se ouve em It's Only Love, sendo que ele dobra a própria voz no refrão, e ainda oferece um falsete perfeito na conclusão, "... only youuu -uuuuu- uuuu"  brilhante. John também acrescenta aquelas puxadas na guitarra nos versos, três a cada compasso nos versos. E tudo finaliza numa conclusão parecida com a introdução, um pouquinho estendida!  Aliás, quando ouvirem a versão oficial, em estéreo, prestem atenção que o ouvido direito ouve todos os overdubs listados, desligue o ouvido esquerdo e encante-se! Mesmo sem dar muito valor à canção, o conjunto ficou ótimo, mas não o suficiente para motivá-los a tocarem-na ao vivo. Se outras canções melhores ficaram de fora dos shows, esta, então, muito menos valorizada, claro que nunca viu a luz do sol num palco qualquer da vida. 
 
Os americanos nem a conheceram na mesma época que o resto do mundo, porque a Capitol Records lançou, no Lado B do álbum, as instrumentais que George Martin orquestrou para o filme. Ela viria a ser lançada no Rubber Soul americano no final do ano, outra confusão que fizeram no catálogo dos Beatles, que não gostavam nadinha do que faziam do outro lado do Atlântic. Por isso que eu nem perco tempo com aquela salada  americana. Aliás, tampouco nós, brasileiros tivemos a honra de conhecer It's Only Love em nosso álbum HELP! O Lado B era outra salada!!! Nem Yesterday veio!! Essas duas vieram num EP lançado meses depois do LP com outras duas do álbum. Veja ao lado! 

5 comentários:

  1. É perfeita. Daquelas que me pegaram de estalo assim que ouvi do início ao fim. Como edu sempre falo eu gosto de todas. Mas nem sempre todos entraram forte assim na primeira ouvida. Eu ou entrava já pelo meio...It's only love me deixou chapada imediatamente e nunca perdeu esse poder. Sempre que a ouço ainda fico empolgada.

    John tinha essa de falar mal de sua voz, de alguams de suas composições...geralmente as melhores. rs rs rs. Porque And your bird can sing ele também detestou. E eu adorei também de estalo.
    Coisas de John. Não dá para saber o que ele viu de errado na letra. É super interessante. Pode ter sido por algum problema pessoal.
    Eu gosto até do som de algumas palavras...Os erres mais proncunciados...Acho adorável. Tudo adorável. Ei John, me desculpe, mas você não tinha bom gosto não. Não gostar de uma música tão saborosa assim....

    ResponderExcluir
  2. A rima é uma das coisas que gosto nessa letra... Combina com a harmonia leve da música...

    ResponderExcluir
  3. É uma das pérolas escondidas dos Beatles. De longe, é uma das menos conhecidas. Mas é uma das músicas que mais gosto. Eu me emociono sempre wue ouço. Ela me conecta a um lado meu um pouco esquecido. É como se aquele jovem adolescente romântico que teimo em esconder, aparecesse sem que eu me desse conta. Ela é de um lirismo, de uma doçura comovente. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. É maravilhosa e a voz agridoce com vibrato de johnfaz contraponto ao romântico da melodia.
    Mas John tinha medo de mostrar este lado romântico e até mesmo o apaixonado desesperado, deixando-o mais a paul que já tinha a voz naturalmente lisa e doce.
    Somente, quando conheceu Yoko que perdeu o medo de mostrar-se amando.

    Ass. Mitch Mckenna

    ResponderExcluir