-

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

I've Just Seen A Face

  Esta é 5ª canção do Lado B álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Paquera de Garotas

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


12. I´ve Just Seen a Face  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

Paul conta: 'Acabo de ver um rosto, não posso esquecer a hora ou o local que nos conhecemos; Ela é simplesmente a garota pra mim e quero que todo mundo veja que nos conhecemos, m-m-m-m'm-m'

Esta foi gravada após as filmagens, num produtivo 14 de junho de 1965, que viu nascerem outras duas canções totalmente diferentes, em ritmo, estilo e instrumentação, Yesterday e I'm Down. Ela foi composta para encher o Lado B do álbum HELP! Reflete uma situação de flerte, mas não diretamente à garota. Ele já a viu, e conta pra um amigo seu, desesperado de paixão. No refrão, onde se   ouve “Falling, yes I am falling..” está subentendido o “in love”, ou seja, está se apaixonando! Interessante que antes de ter seu nome definitivo a canção era tinha Auntie Jin's Theme como título de trabalho, porque Paul a mostrara, ainda embrionária para sua tia Virginia, e ela lhe disse ser a canção preferida dela, dentre todas as que compusera.  
 
É um country acelerado e totalmente acústico, sem guitarras, aliás a 1ª canção totalmente acústica dos Beatles! Após uma abertura sensacional de Paul em seu violão, marcada pelas notas baixas de George, são três versos diferentes envolvendo um refrão, depois mais um refrão e um verso apenas tocado nas notas baixas do violão de George, e mais um refrão e só então o primeiro verso é repetido, antes das três finais aparições do refrão! Nossa, acontece tanta coisa em apenas dois minutos, que passam como uma montanha russa!! John faz o ritmo, mas quase não aparece, e Ringo fica na escova o tempo todo, como tinha que acontecer nesse bluegrass americano da melhor espécie! Foram 6 takes naquela sessão vespertina, e vieram os overdubs, quando Ringo adicionou maracas! A letra, como sempre, é rica (já falamos da diversidade nos versos), como ricas são, mais uma vez as rimas, e seu posicionamento, internas às frases, com ele apelando um pouco ao abrir o "e" de "her", para rimar com "aware". Escapam uma rima pobre, no refrão, "falling" com "calling", e uma desqualificada "met" com "met". É Paul integralmente nos vocais, com ele mesmo harmonizando nos refrões, tudo por sobre a base do Take 6.  Peculiares são suas finalizações onomatopaicas dos versos, além dos "m-m-m-m'm-m", teve "di-di-di-di'n'di", e "da-da-d-da'n-da", conforme as sílabas finais dos mesmos. 
 
Assim como It’s Only Love, a canção foi lançada na América no Rubber Soul americano, cinco meses depois que o Reino Unido, aquela usual confusão da Capitol, subsidiária da EMI nos US. Ao contrário de outras canções igualmente cotadas, I’ve Just Seen a Face viu a luz do sol ao vivo, não pelos Beatles, mas por seu autor Paul em variadas ocasiões de sua carreira solo, para gáudio absoluto dos fãs! Uma das vezes, foi na invenção do Unplugged (Acústico) MTV, em 1991. Ótima! Neste LINK.
 

2 comentários:

  1. O tema da titia querida. Gin. Jane Virginia. Deliro com essa de Pàul ter tido um tia com meu nome. Lindo tema.
    Eu tinha a copia americana. Mas como também tinha a brasileira que saiu que nem a inglesa eu doei a americana para Beto Guedes.
    Recentemente ele esteve aqui para um show...pois não é que se lembrou disso? Algo acontecido em 1966.

    ResponderExcluir
  2. "primeira canção totalmente acústica"
    Não sabia disso
    Música agradável de se ouvir 😸

    ResponderExcluir