-

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Another Girl

 Esta é 5ª canção do álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções sobre Si Mesmo pedindo socorro

                                        as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

 5. Another Girl  (DtR Girl Song by Paul McCartney)

Paul avisa: 'Então estou lhe avisando dessa vez, é melhor você parar pois eu tenho outra garota, outra garota que me amará até o fim, na saúde ou na doença, ela irá sempre  se comportar, e fazer do jeito que eu gosto, sob pena de ser trocada por outra que vai fazer tudo o que eu quero, minha amiga" 
 
Aqui nesta DR impositiva, Paul demonstra seu poder de macho alfa, dizendo à garota que ela tem que se comportar, e fazer do jeito que ele gosta, sob pena de ser trocada por outra, que vai fazer tudo o que ele quer “through thick and thin”, aliás, sempre me intriguei com esse trecho da ponte, até entender que é equivalente ao nosso ‘na riqueza ou na pobreza’ ou ‘na saúde ou na doença’, como coloquei na tradução. Danado! E Paul confirma em entrevistas posteriores esse comportamento, diz que seu relacionamento com Jane Asher, com quem morava, na casa da família dela (!!!), era aberto, e, afinal, ele não era casado (!!!), deixando John com enorme inveja. Paul segue a política letrista da dupla, com a não repetição dos versos (são três diferentes, repetindo apenas no quarto, ao final) e as rimas ricas (“few“ com “do“,“you“ com “new“, “and“ com “can“, escorregando no “seen“ com “been“).  
 
Paul estende seu poder na letra à parte musical da canção, deslocando o guitarrista solo da banda, nosso querido George, e fazendo os guitar fills que aparecem ao longo de toda ela. E esses fills são filled posteriormente, em overdubs, pois na gravação da base, no dia anterior ( 15 de fevereiro), ele está em seu tradicional baixo, na maior parte do tempo marcando três das quatro notas de cada compasso.  George fica no ritmo no violão, John fica firme nos stacattos, puxando as cordas de sua guitarra ao longo de toda a canção, e Ringo no seu ritmo nos pratos da bateria. Algumas marcas registradas dos Beatles estão presentes, a começar (i) pela introdução a capella (sem instrumentos), (ii) as Beatles Breaks, numa das vezes com o auxílio luxuoso da letra, pois ele aparece quando Paul canta “And so I'm telling you this time you'd better STOP”, e, como não poderia deixar de ser, (iii) as harmonizações de John e George, em todas as vezes que o nome da canção é cantado, e também na ponte ("... girl, who will love me till the end, and through thick or thin she will allways be my friend"). 
 
A cena em que Another Girl aparece no filme é muito divertida. Em que pese a cena não ter nada a ver com o enredo do filme, aliás, como todas as outras, o clipe pode ser interpretado com a letra. Eles estão nas Bahamas, à beira do mar, em trajes leves, e fazem micagens mil, às vezes trocando instrumentos, e várias mulheres lindas aparecem, como que Paul dizendo: "Você pare com isso e se comporta, senão eu arrumo outra garota, tem uma fila delas atrás de mim!" (e eles tinham mesmo...).  E Paul ainda tira uma lasquinha numa garota de biquíni, fazendo-a de sua guitarra baixo. Confira aqui, neste LINK. Finalizando, Another Girl is Another Song that has never reached the limelight, ou seja, nunca foi tocada ao vivo, além da vez que foi dublada na cena das Bahamas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário