-

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Decerto, Lizzie já está com John!

 Hoje, eu e o mundo Beatlemaníaco no Brasil estamos de luto!!

Morreu Lizzie Bravo...

Uma heroína brasileira, sem a menor dúvida!

Era uma vez uma adolescente brasileira, nos anos 1960.

    Como muitas, era fã dos Beatles, 

        Como poucas, viajou para estar perto dos Beatles, 

              Como nenhuma outra, gravou com os Beatles.

   Uma gotinha de Brasil na história da maior banda da história.

Isso mesmo! (mais sobre isso após o pôster)

Pôster do livro 'Do Rio a Abbey Road'

Adotou para si o apelido de Lizzie, e não de Beth, Bete, Lisa, Lilibeth, ou qualquer outro, porque gostava de ouvir John soltando a voz gritando seu nome 'You make me dizzy, Miss Lizzie!'. Fã incondicional (e em especial de John Lennon), não se conformou que os Beatles haviam abandonado os palcos em 1966, emigrou junto com uma amiga para Londres, em 1967, para ficar atenta a todos os movimentos dos 4 rapazes de Liverpool, àquela altura, já homens feitos, de 25 a 27 anos de idade. O combinado era uma estada de férias, como presente de 15 anos, porém depois disso, a amiga veio embora, e ela ficou, trabalhando no que dava, cuidando de criança, e inclusive fazendo faxina, como era normal nos imigrantes, ela tinha um visto especial para isso, trabalhando em meio-período e estudando no outro. Nas horas livres, sem falta, e mesmo cabulando algumas aulas dos cursos que fazia, ela ia para as redondezas dos estúdios na EMI em Abbey Road. Desde fevereiro de 1967, ela batia ponto lá, e onde quer que eles fossem gravar, se  ela soubesse, e conversou várias vezes com eles. Sempre foram muito simpáticos e receptivos com ela. Ela esteve sempre com os Beatles durante a criação de Sgt. Pepper's, Magical Mistery Tour, Álbum Branco, Yellow Submarine, Let It Be e Abbey Road, voltando em outubro de 1969.

Na noite de 4 de fevereiro de 1968, houve algo mais que 'encontrar os rapazes fora do estúdio'. Junto com algumas outras, Lizzie estava lá, porém, abrigada no saguão de entrada da EMI, pois o porteiro havia ficado com peninha delas, devido ao frio daquele pesado inverno, quando, numa bela hora, Paul McCartney sai do Estúdio 3, onde os Beatles gravavam a canção Across The Universe, e se dirige às garotas, perguntando: 'Quem daqui consegue sustentar uma nota aguda?'. Sem saber se poderia mesmo manter a tal nota, Lizzie levantou o braço, e carregou sua amiga inglesa Gayleen, e entraram no Estúdio 2, e cantaram junto a John Lennon, num mesmo microfone, e depois junto a Paul McCartney, num mesmo microfone, as palavras 'Nothing's gonna change my world' do refrão da linda canção. Ficaram lá por duas horas, e entraram para a história!

Vocês podem imaginar o tamanho desse feito? Aquela era a primeira vez que uma voz aparecia num vocal de destaque numa gravação dos Beatles, que não fosse de coro. E depois, mais adiante, apenas mais uma vez isso aconteceria, e era Yoko Ono. Mais ninguém tem esse registro!! 

Na volta ao Brasil, em 1969, exercitou bem sua voz em backing vocals de inúmeros astros da MPB como Milton Nascimento, Zé Ramalho, Elba Ramalho, CAetano, Gismonti, Djavan, Ivan Lins, Joyce (ouça sua voz aqui, em Clareana), e tantos outros, até Roberto Carlos uma vez. Enamorou-se e casou-se com Zé Rodrix, com quem teve sua única filha. Lizzie era a 'esperança de óculos' que Elis Regina cantou em sua clássica 'Casa No Campo'. O casamento durou pouco mas ela tinha ótimas lembranças. Morou 10 anos nos EUA, trabalhando como fotógrafa, chegou a se encontrar com Paul em 1990, em Indianápolis, e também com Ringo por acaso num restaurante, e também com George após um show no Albert Hall, convidada que fora para cruzar o Atlântico para assistir a um show do guitarrista. Ela era uma pequena celebridade no mundo Beatle. Os três se lembraram dela. Apenas John, ela não conseguiu encontrar, chegou a combinar com o secretário dele um encontro numa próxima viagem que faria, mas era setembro de 1980.... na próxima viagem dela, ele já não estaria mais conosco.

Eu descobri esse feito quando li, em 1990, o espetacular livro The Beatles Recording Sessions, de Mark Lewisohn, em que se descreve no detalhe o que aconteceu nas gravações das canções dos Beatles, e minha boca caiu, quando cheguei na página que descrevia a gravação de Across The Universe, e li que 'Lizzie Bravo - a 16-year-old from Brazil' cantou vocal de apoio. Virei seu fã imediatamente. (mais após a imagem)



Só em 2017 eu a conheci, na Niterói Beatles Week, onde ela contou pela milésima vez sua espetacular história, e ela foi muito simpática!

No ano seguinte, a felicidade suprema: sua participação foi oficialmente reconhecida no livro de celebração de 50 anos do Álbum Branco, quando também foram oficializadas outras canções rejeitadas à época.

Gente, não faz nem 3 meses, eu falei com ela, pelo telefone, porque comprei direto com ela seu livro 'Do Rio a Abbey Road', um diário de seu período em Londres, com muitas fotos, e muitos diálogos que ela teve com eles, muito legal, e fui buscá-lo na portaria de seu prédio aqui perto de casa. Ela estava trabalhando na tradução dele para o inglês, mas ... agora, essa notícia! Um problema congênito no coração a levou.

Vá em paz! 

Decerto, dará um jeito de se encontrar com seu maior ídolo.

Aliás, incrível coincidência, sua companheira na aventura, Gayleen Pease, também fez a passagem, há pouco mais de 3 meses. Daquela noite, então, apenas Paul e Ringo seguem conosco!

Aqui, neste LINK, uma ótima entrevista de Lizzie contando essa história

Aqui, neste LINK, uma reportagem que a TV inglesa fez com ela e sua amiga, décadas depois do evento maior de sua vida. Na imagem, ao fundo, Abbey Road Studios.



Encontrei esta ótima e detalhada entrevista por escrito, bem recente, com toda a história...


11 comentários:

  1. Homero, belíssima homenagem a quem representou e representará a todos nós, fans e amantes da obra do quarteto, a respeitada Lizzie, adorável criatura cujo coração vibrou imensamente e realizou esse feito inédito com perseverança. Ela está eternizada na história dos Beatles e nos nossos corações também. Que Deus a receba com alegria.

    ResponderExcluir
  2. De uma certa forma ela representou os fâs brasileiros ali naquele dia...
    Diferente de provavelmente todas as demais pessoas do mundo eu não me dou bem com a morte. Fico sem saber o que dizer. Fico com vontade de chorar...e muitas vezez choro mesmo ao ponto de receber pito nos velórios. "Não faça isso, você está piorando a dor dos enlutados chorando desse jeito..." Assim parei de ir a velórios.
    Eu não conheci Lizzie. EStou sabendo mais sobre ela aqui lendo sua delicada homenagem. Nem fazia ideia que ela era a 'esperança de óculos', embora soubesse do seu caso com Zé Rodrix. Achava que tinham sido casados.
    Também ñao sabia que tinha feito backing vocals para tantos cantores brasileiros. Só sabia que tinha cantado na gravação dos Beatles. Puxa, e que feito, hein?

    Sim, o Beatle People brasileiro hoje está enlutado.

    ResponderExcluir
  3. Belíssima homenagem!!!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Homero por trazer-nos estas informações valiosas desta mulher que partiu , mas certamente realizou seus sonhos

    ResponderExcluir
  5. Homero, excelente homenagem a esta Brasileira, como certo bem recebida em sua vida eterna

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o prazer de conhecer essa maravilhosa mulher. Tão querida!!
    Um amor de pessoa
    Fiquei triste lendo teu blog homerix...
    Mas um dia todos nós iremos tbm
    Lizzie Bravo vc foi uma pessoa abençoada e agradeço por me proporcionar te ouvir na melhor versão de "Across The Universe"
    Vá em paz anjo 🙏🏻💗

    ResponderExcluir
  7. Hoje a Família Beatles brasileira amanheceu triste. Minha amiga Lizzie Bravo partiu, aos 70 anos. A brasileira que por dois anos, entre 67 e 69, acompanhou os Beatles praticamente todos os dias, na frente dos estudios Abbey Road, e que numa noite foi chamada por Paul para cantar com ele e John Lennon em Across The Universe, nos deixou. Ela estava com muitos planos, e entusiasmada com o lançamento do seu livro Do Rio a Abbey Road em inglês, e nos pegou de surpresa com essa partida tão precoce. Só nos resta pedir que ela tenha uma passagem serena, e que vá ao encontro do seu amor de adolescente, John Lennon, encantar a todos lá no céu. Beijos, Lizzie, vá em paz! 💖🎶🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Que linda história Homero.
    Me senti orgulhoso de ser brasileiro por causa de Lizzie Bravo.
    Francisco Nepomuceno

    ResponderExcluir
  9. Homerix!

    Excelente e emocionante homenagem! Quantas referências positivas e lições de perseverança. A Lizzie é uma daquelas pessoas que lamentamos não haver tido a oportunidade para conversar presencialmente. Bravo! Bravíssimo, Lizzie! Descanse em paz!

    ResponderExcluir
  10. Deixo aqui as palavras que postei no Facebook:
    Ontem morreu a nossa querida Lizzie Bravo devido a um problema congênito em seu coração. Eu posso falar da Lizzie que conviveu parte da suas juventude com os Beatles, que gravou vocais na música Across the Universe, posso falar de seu livro fantástico com registros únicos. Mas não vou, essa todos conhecem.

    Quero falar da Lizzie que me impressionou mais, a pessoa doce e carinhosa, que nunca se achou mais ou melhor do que ninguém e que nunca negava atenção. Quero falar da Lizzie que sempre esteve do lado certo da briga, sem medo de se posicionar contra todos os absurdos que estamos vivendo, de defender aquilo que acreditava.

    Uma querida que vai fazer muita falta. 😢

    ResponderExcluir