-

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Tell Me What You See

  Esta é 4ª canção do Lado B álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de Paquera de Garotas

                                        as demais 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


 11. Tell Me What You See  (Flirt Girl Song by Paul McCartney)

Paul promete: 'Se você me entregar o seu coração eu vou te provar que nunca nos separaremos sendo eu uma parte de você. Abra bem os seus olhos agora e me diga o que você vê! Não é difícil descobrir que é a mim que você vê
Uma de duas canções de Paul rejeitadas para fazer parte do filme HELP!, Tell Me Wath You See, até pela rejeição, é considerada menor pelo autor. É uma canção de paquera, há promessa de carinho e cuidado nos bons e maus momentos "Big and black the clouds may be, If you put your trust in me I'll make bright your day", e tal, mas esse era um estilo de letras que eles fariam cada vez menos no futuro. Seguem as rimas ricas, desta vez com destaque pra algumas internas, em meio a uma frase, tipo. "If you let me take your HEART … We will never be APART …", e também em "Open up your EYES … It is no SURPRISE…" sendo que aqui nem sei se é considerada rica, sendo substantivo com substantivo, mas é intrigante porque rima singular com plural. Porém, a mais incrível é em "Listen to me one more TIME, … Can't you try to see that I'M..", rimando um substantivo com uma contração de verbo!! Bem, eu acho fascinante! Ah, e tem a tradicional escorregada, rimando "you" com "you". E segue a política de não repetição, desta vez com o requinte de não repetir o refrão! 
 
O ritmo é meio latino, tipo um ska, o clima dos instrumentos de percussão comprova isso. Pra se ter uma ideia, George toca um guiro, aquela cabaça oca cheia de entalhes, raspados por uma vareta, e ele a toca logo no primeiro take da base, e depois, em overdubs, ele acrescenta claves, uma batendo sonoramente na outra, que já haviam aparecido em And I Love Her, um ano antes. E SÓ!!! Onde foi parar sua guitarra, Mr. Guitar Man? Deu folga pra ela! John faz o ritmo em sua guitarra, acrescentando aqui e ali alguns arpejos notáveis, um deles na abertura, Paul vai em seu tradicional baixo, bem basiquinho, e Ringo na bateria. Ele também acrescenta uma pandeirola, mas o acréscimo mais importante é de Paul, com uma pianola que é marcante na canção, acompanhado apenas dos bumbos de Ringo, logo após os já famosos Beatles breaks que 'aparecem' depois dos momentos em que o título aparece gritado nos refrães, e também na finalização da canção. John e Paul harmonizam no vocal o tempo todo, às vezes na mesmas notas, outras com Paul indo para o alto, como é tradicional. 
 

As canções rejeitadas para o filme, tendo sido gravadas anteriormente às filmagens, estavam disponíveis para lançamento, e foram lançadas nos EUA, num LP chamado Beatles VI, dois meses antes do lançamento oficial no Reino Unido, mesmo caso d
a anterior You Like Me Too Much. No Brasil, que também não respeitou o Lado B oficial de HELP!, Tell Me What You See foi lançada num compacto duplo, meses depois do lançamento do LP, com outras duas canções abandonadas.
 
 
Os takes do dia 18 de fevereiro, em que a canção foi gravada são as únicas performances da canção que se pode ouvir, tocada por eles. Tanto os Beatles, como Paul em sua carreira solo, abandonaram-na por completo, nunca a tocaram ao vivo. Entretanto,  como tudo o que é Beatle, é digna de nota, admiração e reverência. E digna também desta análise! Na falta de qualquer outro desempenho, mando aqui a original, só pra ilustrar, neste LINK!!!

4 comentários:

  1. E o mais grave para mim foi que alguém esteve aqui e pegou quase todos meus compactos dos Beatles. Eu tinha todos! Foram furtados mesmo? Ou alguém ao arrumar a minha tradicional bagunça os levou para outro lugar? Outro dia acheu meu simido Magical Mystery Tour noutra sala, em lugar bem diferente.
    Enfim, adora Tell me what you see. E obrigada pelas informaçãos valiosas sobre a parte musical que só agora estou aprendendo. O instrumento usado por George por exemplo. Eu o desconhecia. Guiro!

    ResponderExcluir
  2. Senti vontade de ouvir a música. Mas, como sempre, quando mostram o som remastered...eu não ouço bem os instrumentos. Aqui a pianola está com som tão baixo que nem causa impacto.

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse compacto entre 1975 a1978. Não sei direito. Mas achei muito legal essa música

    ResponderExcluir
  4. Surpresa, surpresa. Agora, tanto tempo depois, entrei no link e consegui ouvir todos os instrumentos. Bom, eu coloquei caixinhas de som no meu lap top. Deve ser este o motivo.

    ResponderExcluir