-

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O que me fez feliz em 2019


Já disse que não ia fazer retrospectiva de 2019, no quesito 'Acontecimentos Gerais'. Daria meio negativo, e não estou aqui para desanimar ninguém. Mesmo assim, acabei produzindo um post interessante, tentando encontrar o que 2019 deixaria para a posteridade, a ser lembrado por 10, 20 50, 100 anos. 


Deu um conjunto vazio! 

Este 2019 não honrou os últimos anos terminados em 9 ao longo do último século. 
Pra quem ainda não viu, veja a coincidêncianeste link!

Resolvi, entretanto, registrar os MEUS melhores momentos deste meu segundo ano sabático (tenho fé que não completarei três), listando tudo o que ...

VI, VIVI, LI, ESCREVI
... em 2019 que me deixou feliz, orgulhoso, ou que agregou um bom valor, um evento, um livro, um show ou simplesmente um texto.

Decidi que faria na ordem retroativa, do último ao primeiro do ano. Quem quiser saber o conteúdo, é só clicar no nome de cada sessão!!!

Em primeiro lugar, porém, devo dar destaque especial a um deles, este aqui. 

Finados levou a Memórias (link)
Inspirado pelo dia de Finados, como nunca ocorrera antes, comecei a escrever sobre minha mãe, meu pai, meu irmão, todos idos muito cedo, o que me vinha na memória, e depois minha cunhada e madrasta, em suas relações com ele, fui buscar uma que outra memória de um primo ou dois, e saiu um belo compêndio, do qual muito me orgulho.

Agora, sim, vamos na ordem, de trás pra diante, de dezembro a janeiro. Como sempre, se quiserem saber para além do resumo, é só clicar no título!!!


O Terceiro Ano Escarlate
Foi um ano de lançamento de livro da Renata, em verdade dois, porque o terceiro veio em duas partes, para desespero dos fãs, que queriam tudo junto, em todo o esplendor de suas quase 900 páginas. No link, os melhores momentos do ano, eventos bombásticos, reações apaixonadas, declarações surpreendentes.... Decerto, a primeira trilogia de 4 livros no recente mercado editorial, pode até haver, mas seguro  que com menos de 2034 páginas.
Toda vez que eu ..., eu me lembro de ...
Pois que comecei a me lembrar de coisas do dia-a-dia que me faziam lembrar de pessoas que me alertaram, envolveram, provocaram ao longo de minha vida... começou com quatro básicas e foi crescendo até passar de 20!! A última delas veio-me depois que cantei Ave Maria em latim, e lembrei-me da origem desse costume. E segue aberto a acréscimos!
O privilégio de servir
A segunda incursão minha na entrega de felicidade do trabalho social da Neusa desta vez foi no cerne do nome do programa: Natal nas Estradas. E lá fomos nós pelos meandros de terra de Piraí em busca de crianças. Um evento modificador!
Homerix no Clube dos 500
Finalmente, a duras penas, meu blog atingiu 500.000 acessos, e sua preparação me levou a embarcar numa sanha aglutinadora por assunto que foi ótima para a organização desse meu instrumento de escrita. Agora, está fácil localizar as resenhas de livros e filmes, as viagens, os meus carros-chefes, enfim, fiquei muito orgulhoso.
As cometências dos Beatles
Sim, sem o 'p' mesmo, um erro de digitação me inspirou a escrever sobre as aventuras amorosas dos Beatles entre oficiais (8) e não-oficiais (impossível contar).

Felipe e seu violino
Finalmente, o Felipe resolveu registrar no Spotify uma playlist com músicas gravadas com violinos e arranjos de cordas de sua execução e autoria. E com muitos craques da MPB!!




Ah outubro ....
Outubro sempre foi celebrado por mim, porque The Beatles e James Bond vieram ao mundo num mesmo dia de outubro e no MESMO ANO. Além disso, Pelé e John Lennon nasceram no mês. Ao longo dos anos, fui descobrindo outras datas, mas neste 2019, o post foi muito incrementado e as ocorrências notáveis chegaram a 20, com direito a canonização de uma brasileira. Claro que três deles são muito pessoais, mesmo assim é muito destaque pra um mês só!
Se alguém encontrar outro mês assim, me avisa, que eu faço um post pra ele.

Curitiba - Setembro de 2019
Uma viagem surpreendente a Curitiba, quatro dias intensos, guiados por amigos dedicados, grande cidade, grande programa!
Caminhar em Londres - o projeto
O elogio de uma leitora sobre um pequeno trecho de meu relato de viagem a Londres em 2005, levou-me a organizar todo ele em capítulos, então transformei 15 dias de viagem em 23 posts!
37 anos de papel passado

Foi no 7 de agosto, quando completamos essas bodas de ... deixa eu ver... google ... de Aventurina (seja lá o que isso for), resolvi fazer uns versinhos, e acabou saindo um belo poema em que coloquei todos os fatos importantes de nossa vida desde então...

Minha ode ao Bolero de Ravel (em post)
Eu ouço este clássico há mais tempo que os Beatles, e muitas vezes repeti o processo ao longo dos últimos 55 anos de minha vida, então resolvi fazer uma explicação detalhada por escrito.
Minha ode ao Bolero de Ravel (em vídeo)
Fiquei tão orgulhoso de minha descrição no blog, que resolvi fazer um vídeo e eis aqui mais um motivo de orgulho deste escritor/narrador bissexto, que entra em êxtase no final, perdoem os arroubos!!!
Economia do Petróleo - O Risco
O primeiro de 5 capítulos sobre o item que fez minha história profissional, numa linguagem que pretendi ser coloquial, da forma mais didática possível. Os demais 4 capítulos (Exploração, Desenvolvimento, Viabilidade e Pré-Sal) são acessáveis a partir do primeiro.

Futebol (sem links)
Não fiz post sobre futebol em blog, mas tenho que registrar que o futebol me trouxe momentos felizes, primeiro com o meu time, que jogou um futebol bonito, pra frente, e se tornou a primeiro time a atingir 1000 gols marcados na era do Campeonato Brasileiro em Pontos Corridos. Terminou o ano sem títulos, mas carimbando a faixa do supercampeão Flamengo com um sonoro 4x0. Aliás, o Flamengo também me prendeu na televisão pra ver seu belo futebol, tenho que admitir. Pena que não completou o ano com o Mundial. E, finalmente, não posso esquecer das duas semifinais da Champions League, em que UnbeLiverpool e UnbeTottenham deram as mais fantásticas viradas da história!
Cruzeiro ARG e URU (sem links)
O ano começou muito bem, com o primeiro cruzeiro que fizemos, eu e Neusa, com as amigas Leninha e Ida, lá de Umuarama. Encontramo-nos em Santos e partimos para 7 dias de ares frescos, shows noturnos e comilança, com paradas de dois dias Buenos Aires e um dia em Montevidéu.


Para terminar, não poderiam faltar Filmes a que Assisti, Livros que Li, e Eventos que Vi! 

Mas este post já está muito grande e resolvi colocar em outro, que está 




Obrigado por ter chegado até aqui!!!

3 comentários:

  1. Homerix!

    Muito boa a sua retrospectiva. Em que pesem os aspectos negativos de 2019, ao meu ver o balanço é positivo. Importante considerar que chegamos ao final do ano vivos e com saúde. Isso, conjugado com o fato de não estarmos em mais um governo da malograda confraria castrolulochavomadurista, que por pouco não nos conduziu a um processo de degradação do país, a exemplo do que vem ocorrendo, tristemente, com a Venezuela, já computa fator positivo para o balanço do ano. Os êxitos da Renata e do Felipe, igualmente entram na ponderação para o balanço positivo.

    Votos de que o ano de 2020 seja de muita saúde, muitos êxitos e perseverança, para superarmos todos os desafios. Que seja um Annus Mirabilis!

    ResponderExcluir
  2. Grandes acontecimentos merecem grandes textos! Não é preciso dizer que o adjetivo "grandes" aqui não se refere ao tamanho (pode até se aplicar também, né?), mas sim ao grau de relevância dos mesmos!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Homerix, vamos com tudo para 2020! Abraço, Camargo

    ResponderExcluir