-

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A Odisséia de Homero na America



Como muitos sabem, eu fui indicado para a gerência contábil-financeira da subsidiária da Petrobras em Houston, e lá morei com minha família. O período padrão dessas missões permanentes, como chamam na empresa, é de dois anos, mas tive desempenho bom o suficiente para duas renovações de um ano. No total, ficamos lá 4 anos e 3 meses, de 4 de outubro de 1999 a 4 de janeiro de 2004, portanto completei meu 46° aniversário no aeroporto de Houston, a caminho do Rio de Janeiro, finalizando o mais intenso e tenso período de minha carreira, concomitante para a maior experiência da minha família.
Eu ainda não era esse escritor profícuo que viria a me tornar, era muito antes de eu estabelecer a AssinaVENtura de e-mails, e mais de uma década antes de criar meu blog, em 2010. Entretanto, eu ia escrevendo um que outro relato de minhas experiências lá, para variados interlocutores. Resolvi registrá-los aqui, em mais este post aglutinador.
A seguir, então, encontrem um link para o relato, no nome de cada capítulo, e uma breve descrição do contexto da coisa.
A coisa começou até antes da viagem!

1. A Different Household

Minha empresa tinha responsabilidade por meu visto L1, bem como dos vistos L2, de Neusa Renata e Felipe, de trabalho temporário, junto às autoridades consulares americanas, aqui no Rio. Entretanto, minha família era peculiar, pois eu levaria sogra e cunhado e, como achávamos que precisaríamos de ajuda, levaria também nossa ajudante. Para eles, eu tinha que batalhar sozinho pelos vistos B1/B2 de turista, apesar de, claro, o fato de eu ir em missão oficial, deveria ajudar. Tenho certeza, entretanto que a carta de apresentação que escrevi teve papel decisivo, especialmente para 

o caso da ajudante. 
2. Exílio Americano

Cerca de seis meses depois de chegar em Houston, fiz meu primeiro relato, na verdade uma carta de agradecimento ao Camargo, VP da Braspetro, quem deu a palavra final de minha nomeação, apesar de eu ter ciência de que a decisão foi de um triunvirato, completado por Figueira, o Diretor de Exploração da Braspetro e de Barbassa, o Diretor Financeiro, a quem aliás, eu iria responder tecnicamente. No relato, conto como foi a viagem, a chegada, e a adaptação da família à nova vida!

3. A Globo em Nossa Vida Americana - Parte 1
4. A Globo em Nossa Vida Americana - Parte 2
5. A Globo em Nossa Vida Americana - Parte 3
6. A Globo em Nossa Vida Americana - Parte 4
Na carta 'Exílio Americano' do item 2, eu digo que a primeira coisa que comprei foi a mesa de ping-pong.
Menti! Antes disso, a primeira coisa que comprei ainda na missão de reconhecimento, foi a assinatura da Globo Internacional, que havia chegado a Houston no mês anterior à nossa chegada! E ela foi um Fator Crítico de Sucesso para nossa missão, pois tínhamos Dona Mira, e sua adaptação àquela situação com a qual jamais sonhara seria muito facilitada. E assim foi!
Ocorre que nossa amiga Heloísa, a mãe do melhor amigo que o Felipe deixara no Brasil, era Diretora de RH da Globo, então a mantivemos informada da evolução da programação, aproveitávamos para criticar alguma coisa e muitas vezes era atendido. Foram quatro essas comunicações.
Sei que hoje em dia, a Globo é atacada por direita e por esquerda, mas os críticos me perdoem, ela foi e é muito importante para nossa família. Quem não quiser saber a quantas andou a evolução da programação e nossas reações, que pule esses quatro itens.



7. O Câncer e o Cowboy!!!
Este foi provocado por uma mensagem preocupada de  uma prima minha, alertada que foi pelo meu irmão, que eu estava com câncer... 



8. Paul is Back in US

Esta foi a divulgação que eu fiz do melhor show que vi naquele meu período em Houston. Tinha que ser de Paul McCartney. E o fiz em inglês porque era pra divulgar para os colegas da subsidiária. 




Após a visita de um primogênio (sem o 't' mesmo), questionei-o sobre uma característica dos jornais americanos, provocando um interessantíssimo ensaio! 


10. Antológico
Das mais legais coisas que fiz foi assistir junto com meus filhos o Anthology, 
uma caixa com 5 DVD's com os Beatles contando a história deles.

11. Ventura Family Status - Last year in Houston
Uma última comunicação com nossa amiga Heloísa.
12. Teatro na escola americana
Felipe e seu violino no Musical Hello Dolly, no Highschool.
E um elogio à formação de teatro americana.

13. Up yours, Mrs Upchurch 

Uma carta à autoridade de imigração americana... Só faltou desenhar!

14. A Volta do Exílio (antes)
A preparação para a volta ao Brasil

     15. A Volta do Exílio (depois)


         A chegada, e a readaptação ao Modo de Viver Brasileiro


     15. CFO Deu-se
        Um texto escrito uns anos depois, sobre um episódio financeiro, 
        mostra como foi minha vida profissional durante os quatro anos
        de meu maior desafio da carreira.

     16. Mico Fenomenal 

                A história de meu mico, cantando Garota de Ipanema, 
                na melhor rádio de Classic Rock de Houston.

17. Houston Rocks! 

                Minha experiência nos shows de Rock na cidade. 


     18. Projeto 'Um Pouco de AwOL'

       Para finalizar, por que não colocar aqui o que foram minhas experiências 
       com o jeito de viver americano, em 23 episódios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário