-

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

It Won´t Be Long (ou Belong?)

  Esta canção abre o álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 6 canções com Saudade, querendo voltar!

                                        as demais 5 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

1. It Won´t Be Long  (Return Miss Song by John Lennon)

John anseia: "Toda noite, lágrimas escorrem pelo meu rosto. Todo dia eu não tenho feito nada além de chorar! Não vai demorar, yeah Não vai demorar, yeah  Não vai demorar, yeah , para que eu seja seu"

Saudade no modo "Quero voltar pra ela". Essa quantidade toda de yeah's do refrão foi caso pensado de John. Ele estava animado com os yeah's de She Loves You (yeah yeah yeah), e queriam produzir mais um sucesso Nº1 com a mesma fórmula. Aproveitou para fazer de novo um jogo de palavras como fizera em Please Please Me, o outro N°1 anterior, juntando na mesma frase uma expressão verbal ("be-long") e um verbo ("belong") com significados diferentes ("demorar"pertencer")! Duas fórmulas de sucesso combinadas não podia dar errado.... mas deu! Quer dizer, não deu porque não houve um compacto com a canção! Sabe por quê? Porque eles apareceram com outra para o posto, fraquinha, chamada I Want To Hold Your Hand... Começava ali a política de lançarem canções inéditas sem colocá-las em LPs. Paul contribuiu com letras internas e com arranjos harmônicos, além dos vocais no duelo de yeah's, e com os backing vocals da ponte ("Since you left me, I'm so alone, now you're coming, you're coming on home)". 
 
Uma ponte não existe sem versos, certo? Claro que eles estão lá, mas nesta canção, novidade, quem começa é o refrão, ou o coro, com o título da canção e aquele duelo sensacional de "yeah yeah yeah's" em que John se mostra otimista quanto ao retorno de seu amor. São três versos, bem curtos, de apenas sete compassos e cada um com letra diferente do outro, seguindo na política dos Beatles de composição. No 1º, John diz que está sozinho enquanto todo mundo se diverte, no 2º, segue em sua tristeza dizendo que não faz outra coisa senão chorar, mas depois que ele diz, na ponte, que ela voltou pra casa, no 3º Verso ele já está todo felizão e diz que nunca mais vão se separar, que lindo!
 
A canção foi a 1ª original a ser gravada para o LP With The Beatles na 2ª sessão de gravação para o efeito, em 30 de julho de 1963, um dia muito produtivo, em que trabalharam em outras cinco canções do LP. Foram 10 takes pela manhã, que foram desconsiderados, e de noite, outros sete foram executados, com todos em seus instrumentos usuais, e com John e Paul entregando seus perfeitos vocais, e finalmente mais seis vezes apenas com George tentando acertar os floreios descendentes em sua guitarra, após cada frase dos versos. O que se ouve até hoje é o Take 17 com os floreios do Take 21, mas então já com o vocal dobrado de John, o popular double tracking, procedimento usado aqui pela primeira vez. 

 
A canção não saiu em compacto, mas sua força em ritmo a levou ao posto de abrir o LP, que foi lançado em 4 de dezembro de 1963. Apesar disso, os Beatles nunca a tocaram ao vivo, apenas em uma dublagem para o Ready Steady Go, na TV inglesa. Deixo aqui então, o original, neste LINK. Note como terminam a canção com John  em falsete em tripla harmonia com Paul e George, no "Yoooou", em acorde dissonante, como haviam acabado de fazer, em "She loves  you yeah yeah yeah yeeaah".

2 comentários:

  1. Deliciosa, como todas. Com muita frequência me perguntam qual a música favorita deles...Impossivel. Vi a pergunta o que é ser um Beatlemaníaco. Pois aqui está uma das características a meu ver: não temos como selecionar uma única música como favorita. Obrigada pelo link!

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao belong...be long...Nâo sabia que João tinha feito um jogo de palavras. E confesso que não entendi. Nâo sei o que significaria dentro da música a frase It won't belong. Mas faz o maior sentido em Blue Jay Way de George...Please, don't be long...Mas que tal Please don't belong? Não pertençam ao já estabelecido. Sejam originais, protestem, renovem...
    Claro que pelo restante da letra poderia não pegar bem porque está claro que são pessoas perdidas no nevoeiro...Como é mesmo? Pessoas perdidas...não pertençam. Tudo a ver.

    ResponderExcluir