-

terça-feira, 3 de agosto de 2021

O que é que há With The Beatles?

                                                                                                                    Capítulo 37 

Esta é minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Respondendo à pergunta título...

Em tempo, palavras em vermelho são links 
para mais informação sobre aquelas palavras em vermelho!

Após o grande sucesso do lançamento de Please Please Me, em março de 1963, que seguia firme no topo das paradas, os Beatles se embrenhavam em ritmo alucinante sendo convidados para shows em palcos cada vez mais importantes, e em todas as regiões da Inglaterra e em outros países do Reino Unido, quase todos os dias, plateias cada vez mais enlouquecidas, além de programas de rádio e TV, onde despejavam seu enorme carisma! Cantavam nesses shows também o sucesso From MeTo You que foi lançado em abril, em compacto com Thank You Girl, que também foi ao topo da parada.

Lá pelo meio do ano, a EMI viu o tamanho do fenômeno e mandou recado aos rapazes: Bora voltar pro estúdio pra gravar mais um LP! Isso iniciava uma rotina de lançamento de dois LPs por ano que somente seria interrompida em 1966. Alguém dirá que em 1968 também foi um LP só, mas eu retruco dizendo que era um Álbum Duplo, valia por Dois, isso é o que vale! A produtividade deles era imbatível! Não havia nada parecido com eles!

No começo de julho, gravaram nada menos que She Loves You, aquela do Yeah Yeah Yeah, destinada a ser mais um sucesso, em compacto com I'll Get You, que seria lançado em agosto. Elas não apareceriam no LP em curso. 

O transcorrer daquele ano seria consagrador, e culminaria no fenômeno da Beatlemania, sobre o qual falarei ao final deste capítulo.
 
Voltando ao LP, desta vez, não foi apenas uma sessão insana, aquela que gravou 10 canções de Please Please Me, e mais uma outra que se materializaria neste 2ºLP num só e espetacular 11 fevereiro de 1963. Para With The Beatles, dedicaram 7 sessões ao longo de 100 dias, quando gravaram 8 canções autorais, mais 6 covers de artistas americanos, repetindo os quantitativos do 1º LP. 

Detalhes sobre essas canções mais abaixo...

  1. It Won´t Be Long (Lennon/McCartney)
  2. All I´ve Got to Do (Lennon/McCartney)
  3. All My Loving (Lennon/McCartney)
  4. Don´t Bother Me (Lennon/McCartney)
  5. Little Child (Lennon/McCartney)
  6. Till There Was You (Meredith Willson)
  7. Please Mr.Postman (Dobbins, Garrett, Gorman, Holland, Bateman)
  8. Roll Over Beethoven (Chuck Berry)
  9. Hold Me Tight (Lennon/McCartney)
  10. You Really Got a Hold on Me (Robinson)
  11. I Wanna Be Your Man (Lennon/McCartney)
  12. Devil in Her Heart (Drapkin)
  13. Not a Second Time (Lennon/McCartney)
  14. Money -That´s What I Want (Bradford/Gordy)
Passando brevemente pelos covers, todos faziam parte do set list dos shows que faziam em Liverpool e no Reino Unido naquela época. E vamos fazer a análise na ordem em que aparecem no LP, assim rapidinho. Posteriormente cada uma delas merecerá uma descrição mais detalhada.

Till There Was You foi composta por Meredith Wilson para o musical da Broadway 'The Music Man' do final da década anterior. É uma canção sem bateria, nem guitarras base ou solo, apenas violões, e bongô, uma balada romântica que Paul fazia questão de cantar para mostrar a versatilidade do grupo. Ela fez parte do set list do teste na gravadora Decca (que os recusooou!!) e de shows importantes dos Beatles como, por exemplo, o que fizeram no Programa de Ed Sullivan, quando conquistaram a América, onde ele fez questão de apresentar a canção como da trilha do citado musical, que foi sucesso por lá! Ah... esse Paul, sempre antenado! 

Please Mr. Postman era um sucesso mundial e ganhou uma versão espetacular dos Beatles. Era John, em vigoroso vocal principal, que implorava ao carteiro por uma carta de seu amor. Paul e George capricharam no contracanto perfeito e nos u-u-u-u's. Destaque para os magníficos handclaps (palmas), no início e no fim da gravação, tão singelas que resolvi colocar aqui este link para as pessoas se deliciarem numa apresentação ao vivo, em que dublaram a gravação de estúdio! Imperdível! Vale o destaque de que a canção, que foi lançada pelo grupo vocal feminino (mais um!) The Marvelletes, teve inúmeras versões cover, uma delas que ouvi muito, dos Carpenters, 10 anos depois.

Roll Over Beethoven era uma favorita de John, Paul e George, feita por Chuck Berry, guindado por John ao posto de Rei do Rock & Roll. Era um dos compactos que chegaram às docas de Liverpool antes do resto da Europa, e que os três tiraram em suas guitarras, desde 1956, e que eles tocavam sempre, e continuaram a tocar até as turnês de 1964 pelos EUA. Foi George quem deu vocal a esse hino, direcionado ao compositor clássico Beethoven (e Tchaikovski e outros), dizendo pra ele se revirar no túmulo porque o Rock chegou!

"I don't like you but I love you!" Assim começa uma favorita do álbum pra muita gente. Linda balada! John e George fazem um dueto no vocal principal, e Paul faz harmonia em backing. Ela foi gravada na primeira sessão de gravação do LP, em 18 de julho. É de George Martin o magnífico piano da introdução, que volta no meio e no final! You Really Got A Hold On Me foi tocada ao vivo em sessões da BBC, e depois aparece no filme Let It Be, das sessões do Projeto Get Back, de 1969.

Devil in Her Heart não foi grande sucesso, mas atingiu estrelato na voz dos Beatles, mais particularmente na de George, que ganha de novo duas aparições no vocal principal em um álbum Beatles, sendo que a outra foi sua primeira autoral. 

Money era minha preferida aos 7 anos de idade, quando ouvia o Beatles Again, que foi onde saiu por aqui. Versão muito melhor que a original, a voz de John está áspera, as respostas vocais de Paul e George, imbatíveis, só Beatles faziam daquele jeito, E sem se esquecer do perfeito piano de George Martin, cada vez mais ativo nas faixas dos Beatles!

Passemos, então às 'Lennon/McCartney' do álbum, colocando-as na mesma filosofia desta saga, com os assuntos e classes, e tudo o mais.

Percebam a tabela abaixo. 


Mais detalhes sobre a divisão entre Heart & Mind Song, aqui, neste LINK

Traduzindo
  • Todas as 8 falam ao Coração (nenhuma às Mentes)
  • São 5 canções no Assunto Garotas e 3 no Assunto Saudade
  • Das 5 Girl Songs, 3 são de Amor, duas de Paquera
  • As 3 Miss Songs relatam Tristeza, Desprezo e Retorno
With The Beatles é, portanto, um 

100% Heart, 62% Girl, 37% Love Album!

Na tabela abaixo, as evidências, nas letras, do porquê da classificação acima!




Next? A análise das canções de autoria dos Beatles!! 

E também, das que não são!

2 comentários:

  1. E a capa é icônica. Estilo Astrid. Atualmente resolveram colorir esta capa e ainda os colocaram cor de rosa. Inaceitável. Esta foto foi tirada quando há havia fotos coloridas. Portanto ela é deliberadamente em preto e branco. E assim tem de ficar.

    ResponderExcluir
  2. Álbum lindo e clássico. Foto emblemática do estilo Astrid.Lindas canções desses garotos tão jovens e tão talentosos.Todos os discos deles são obra prima. Thank you Homero

    ResponderExcluir