-

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Hold Me Tight, a Fênix revivida

 Esta é a 2ª canção do Lado B do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 27 canções de Amor para Garotas!

                                        as demais 26 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

9. Hold Me Tight (Love Girl Song by Paul McCartney)

Paul pede à garota: "Sinta agora, segure-me forte, diga-me que sou o único e então eu poderia nunca estar sozinho. Então, segure-me forte esta noite (esta noite), é você você, você, você, oo" 
 
Olha, prestando atenção mais na letra dessa canção que eu ADORO, poderia muito bem tê-la classificado como Sex Song, "making love" e "alone tonight with you", humm, decerto era, e só não teve problemas com a censura porque não foi muito tocada nas rádios. Hold Me Tight era pra sair no primeiro LP, Please Please Me! Ela foi gravada naquela sessão histórica em que gravaram e finalizaram 10 canções em um só dia, o já famoso 11 de fevereiro de 1963.  Pois é, foram 11! Entretanto, apesar de finalizada, considerada pronta após 13 takes, ela foi considerada mais fraca, e deixada de lado. Na imagem, encontrei a Recording Sheet da prova de que Hold Me Tight foi gravada no mesmo dia que outras canções do 1º LP dos Beatles. Oito meses depois, na ânsia  de angariar canções para o novo álbum, lembraram-se dela, só que... não acharam o tape! Ou gravaram por cima! Então, começaram do zero! E foi um primor!!  

A canção é de Paul com pouquíssima participação de John. Muitas escolhas magníficas, 
  1. o começo "It feels so right now..." com o final da ponte, que reaparece mais duas vezes, lá do meio da canção,  
  2. a guitarra de George, pulsante, brilhante, o tempo todo,   
  3. o duelo pergunta-resposta, com Paul chamando e George/John atendendo "Hold (Hold) Me tight (Me tight) Tonight (Tonight)" nos versos, 
  4. a brilhante transição do final do 2º verso com o começo da ponte, ambas peças estruturais compartilhando um mesmo compasso na palavra "YOU", perceba: "It's you, you, you, you, you, YOU don't know what it means to hold you tight", 
  5. as palmas o tempo TODO,
  6. as harmonias vocais quase em toda a canção, 
  7. o final desacelerando, inédito. 
Sete pontos! Um número mágico para uma canção idem. Um espetáculo! Era uma daquelas que eu ouvia e repetia e repetia, em meu LP Beatles Again, já mencionado! É uma canção injustamente subavaliada na minha opinião!  
 
A sessão em que a Fênix ressuscitou das cinzas foi em 12 de setembro, a 4ª sessão de gravação para o 2º LP, With The Beatles. Apesar de terem passados 13 takes, lá em fevereiro, o primeiro da sessão foi numerado 20! Daí até o Take 23, considerado base, seriam 4 vezes, né, só que não.... em vários deles se falou "Ah esse não valeu!", porque houve um erro de vocal ali, um de bateria ali, uma guitarra acolá e voltava-se à mesma numeração, um pouco de indisciplina foi verificado. Então, começou uma série de 6 takes até acertarem as palmas e vocais adicionais Um erro que acabou ficando foi John dizendo "so" ao invés de "now", após o "It feels so nice...". O que se houve no disco é uma combinação dos Takes 26 e 29. 
 
Embora tocada nos tempos do Cavern Club, nunca mais foi tocada ao vivo após seu lançamento. Felizmente, alguma justiça lhe foi feita ao ser lembrada para a sequência inicial do filme Across The Universe. Deixo com vocês um trabalho impressionante de um iteliano Frudua, que faz incríveis pesquisas de harmonias vocais nos Beatles. Vale a pena ver todos eles. Aqui neste LINK, ele destrincha Hold Me Tight.

2 comentários:

  1. Magnífica harmonia

    ResponderExcluir
  2. Novidade saber que foi considerada fraca, que alguns não gostam...Sempre estava no primeiro lugar junto com as outras. Albuns dos Beatles é assim: todas no primeiro lugar. rs rs rs.
    E lá fui eu buscar no dicioníario o que era tight. Como fui descobrindo o inglês ouvindo os Beatles.
    Olha, aqui em casa, quando eu ouvia os discos com as amigas, Hold me Tight tinha a mesma importancia para todos! Eu não sabia que não era muito tocada nas rádios. Essa pesquisa é fajuta. Para saber a verdade tinham de saber o que os fâs ouviam na suas casas, o que as meninas ouviam nos seus toca discos deitadas nas camas e abraçadas às capas dos discos. Hold me Tight, yes. E ainda sonhando que eram eles falando para nós, querendo nos abraçar. Eta paixão.

    ResponderExcluir