-

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Not a Second Time

Esta canção é a penúltima do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de canções com Saudade, na classe Desprezo!

                                        a outra canção de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.

13. Not a Second Time (Disdain MisSong by John Lennon)

John despreza a ex-namorada: "Você está contando a mesma velha história e eu me pergunto para quê! Você me magoou e agora voltou. Não, não, não, não uma segunda vez" 
 
Se há uma canção que parece mais solo que Beatles, essa é Not A Second Time. A música é apenas de John, abandonado pela namorada (portanto, uma Miss Song), mas nem aí para as tentativas de volta (Disdain Class), apenas John canta, quase não se ouve o baixo de Paul, suplantado pelo magnífico piano de George Martin, inclusive na seção solo, e a guitarra de George está bem escondida. Ringo aparece um pouco mais, principalmente porque a bateria não entra de imediato mas somente ao final do primeiro verso, bem sonora! 
 
"A estrutura de acordes da canção era complexa, com as tônicas maiores em sétimas e nonas, além de apresentar heterodoxias na relação entre harmonia e melodia, mudanças de tom peculiares, tão naturais na cadência eólica de Not A Second Time", dizia um artigo de um crítico musical do tradicionalíssimo The Times, um certo Mr. William Mann, um mês após o lançamento, que elevou o trabalho dos 'meninos' a um nível bem acima dos cabeludos-fazendo-música-barulhenta-enlouquecendo-fãs, que era o que a imprensa estava acostumada a exaltar. Para se ter uma ideia, comparou seu trabalho a Mahler! Tanto John como Paul referiam-se a esse autor em entrevistas posteriores, mesmo admitindo que nem percebiam o que faziam. 


Eram apenas gênios, afinal!

Mas olha, eu fui buscar os acordes da canção para ilustrar as tais sétimas e nonas levantadas pelo artigo, mas não encontrei, apenas os acordes maiores usuais, tendo apenas um Ré com 7ª para quebrar a onda. Decerto, os Beatles têm em seu catálogo canções muito mais complexas que esta, mas enfim, o artigo foi importante para elevar a impressão que os Beatles despertavam na imprensa a um  'outro patamar', para usar uma expressão moderna. A própria Ask Me Why, do 1º LP, esta sim, tem uma profusão de acordes bem complexos. Também, a tal da cadência eólica levantada pelo especialista, não consigo entender ou captar, aliás, John morreu sem saber também, mas morreu feliz com o artigo. Neste LINK, está o artigo todo, inclusive transcrito, muito bom, em que ele fala de outra meia-dúzia de canções, vale a leitura!

Em termos estruturais, é um simples verso-verso-ponte, depois uma ponte instrumental (com o piano de Martin entoando a melodia), e repetem-se as três peças iniciais, e vem a conclusão. Os dois versos são curtos (apenas sete compassos) e letras diferentes, o 1º está com John sem saber por que chora por ela, no 2º, ele percebe que ela mudou de ideia, mas ele, não. E na ponte, que está todinha ali no caput, ele diz: "Aqui não, bebê!! De novo, não!!". 

A criação em estúdio de Not A Second Time, entretanto, foi bastante simples e rápida! Foram apenas cinco takes, em 11 de setembro, com a banda em seus instrumentos tradicionais. Depois, mais quatro somente com o piano de George Martin e a dobra de vocal de John em momentos selecionados! Como outras cinco originais de With The Beatles, a canção nunca foi tocada ao vivo. Conheça-a, ou lembre-se dela, aqui, neste LINK.

3 comentários:

  1. Ele comnparou os Beatles a Madler. Sempre tive vontade de ler esta critica que eu apénas tinha lido a respeito. Mas você a encontrou...e ainda a compartilhou conosco. Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não consigo ouvir a música como ela de fato é. Acontece muito comigo. Deve ser problema no meu lap top. So ouço os instrumentos. Sem suas vozes.

    ResponderExcluir
  3. Também não consegui ler o artigo todo. Só mesmo a parte mostrada aqui. Letras pequenas demais.

    ResponderExcluir