-

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Tell Me Why and You Cry and You Lie

 Esta é a 6ª canção de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 6 canções de Saudade, pedindo pela Volta

                                        as outras 5 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


6. Tell Me Why  (Return Miss Song by John Lennon)

John clama: "Olha, eu te implorei de joelhos! Se apenas você ouvisse as minhas súplicas. Se existe algo que eu possa fazer, pois eu não suporto, estou tão apaixonado por você! Me diga por que você chorou e por que mentiu pra mim! 
Apesar de parecer uma DR, preferi classificar a saudade e o desejo de retorno depois de uma briga como a tônica da canção, penúltima do Lado A do LP A Hard Day's Night. A canção é 100% de John, o que leva a concluir-se que o 'you' poderia se referir a Cynthia, com quem era casado! Musicalmente, considero a bateria introdutória de Ringo como o ponto alto da canção, com viradas precedendo dois acordes de guitarra e ao piano de George Martin, quatro vezes. E Ringo repete as viradas mais seis vezes, a chamar refrões, e versos, e a ponte, e ainda mais duas vezes no final. Um show do nosso baterista! 
 
O refrão, de duas vezes seis compassos, abre a canção, como em It Won't BLonge chama todos os versos, de  duas vezes 4 compassos e também a ponte, de oito compassos. Capta essa coisa de compassos? é simples, prepare os dedinhos e vá contando, cada 4 tempos perfazem um compasso. É um ótimo exercício de ritmo! As harmonias vocais perfeitas de Paul e George (ambos nos graves com John nos agudos, algo bem incomum!) dialogam em triplo nos versos, respondendo nas frases pares às chamadas de John nas frases ímpares, expliquei-me? Melhor desenhar:
 


Note, assim, rapidamente, duas coisas importantes, denotando a qualidade deles como letristas


Que segue válida a política de não repetirem letras, como descobri ao descrever 
Do You Want To Know A Secret, que foi a 2ª e última canção a repetir versos. Tell Me Why tem os dois versos (1-4 e 5-8) com letras diferentes. No Verso 1, é John reclamando por que ela o tratá-lo tão mal, mesmo ele tendo-lhe dado tudo o que tinha, e no Verso 2, pergunta-lhe o que ele precisa fazer para ela voltar, diz que não pode continuar assim chorando o tempo todo. Pobre John! 
Que TODAS (as quatro) rimas seriam RICAS, em português! Mesmo que em inglês não se use esse conceito, eu gosto de aplicá-lo.

1-3: verbo com adjetivo; 
2-4: adjetivo com verbo; 
5-7: verbo com preposição; 
6-8: verbo com substantivo.

Ah, os três entram também entram em falsete ("If there's anythin' I can do") na ponte, cuja tradução está no caput desta análise! Impecáveis! Essa maravilha toda foi realizada em hora e meia de estúdio, no que seria a hora do almoço do dia 27 de fevereiro de 1964, em apenas oito tentativas, com todos em seus instrumentos, e com os três cantores soltando a voz ao vivo, incluindo as fantásticas harmonias e duelos. Em overdubs, apenas os vocais dobrados, tanto de John no principal como de Paul e George nos auxiliares.
No filme, Tell Me Why abre a sequência final de trechos de três canções tocadas ao vivo no programa de TV, juntamente com If I Fell (que já aparecera na íntegra em ensaio) e I Should Have Known Better (que já aparecera na íntegra na cena do trem). Deixo o vídeo aqui, neste LINKpara que deliciem-se:

(i)   com o sorriso de Ringo, 

(ii)  com a gaita de John, 
(iii) com as harmonias vocais dos três, e, claro,  
(iv) com a dancinha das perninhas de George!
Bem, para finalizar, vocês gostaram de ver Tell Me Why tocada ao vivo? Pois contentem-se, porque foi a PRIMEIRA e ÚLTIMA vez. Nunca a tocaram nas turnês, nem nos programas de TV, nem John, muito menos Paul em suas carreiras solo lembraram-se dela!   
Gente insensível!

3 comentários:

  1. Amo amo amo amo. Apaixonante. Eu me derreto. Isso é muito lindo. Eles são demais. Às meninas deliravam com todos esses charmes. Não tem com não se apaixonar. Thank you Homerix. Isso sim é bálsamo para os meus olhos

    ResponderExcluir
  2. Vídeo fantástico
    Valeu a postagem
    Cantam com alegria e o beatle people responde com alegria
    Excelente

    ResponderExcluir
  3. Uma pena q muitas músicas dos Beatles nunca foram tocadas ao vivo...
    Infelizmente naquela época os shows eram curtos e vários músicas nunca foram tocadas ao vivo.

    ResponderExcluir