-

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A Hard Day's Night

 Esta canção abre  A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 3 canções sobre si mesmos, na classe Corpo!

                                        as outras duas cançõe de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

1. A Hard Day's Night  (Body Self Song by John Lennon)

'Hoje foi um dia difícil, eu tenho trabalhado como um cachorro. Hoje foi um dia difícil Eu deveria estar dormindo como uma pedra mas quando eu chego em casa, eu descubro que você me faz sentir tão bem   
 
Foi a primeira Self Song dos Beatles. Na Classe Body... segundo minha classificação de assuntos das letras dos Beatles. 
 
Imagine as filmagens do primeiro filme dos Beatles, 1964, ainda sem nome, dia cansativo, chega a noite, Ringo senta-se numa daquelas cadeiras de Diretor e fala: “It’s been a hard day ... 's night...”, sendo que o 'night' ele falou quando percebeu que já estava de noite.. Dick Lester, o diretor, soube da frase, olhou pra Paul, e pensou: “That’s the name!” Numa carona pra casa, ele encomendou a John, que compôs a música na mesma noite, no verso de um cartão que seu filho de um ano recebera de um fã, e virou o nome da música, do disco e do filme.  Foi um de vários 'Ringoisms' da história Beatle. Sendo muito simples, ele soltava uma dessas de vez em quando, frases ligeiramente incorretas, aparentemente estranhas, mas com um sentido cômico, isso tem até nome, malapropismo! Fato interessante é que John escreveu a letra, quase finalizada, e a acabou  num táxi a caminho do estúdio, aos olhos de um amigo boquiaberto que o pegara em sua casa, e que depois acompanhou a gravação da canção, em apenas três horas de estúdio, onde John passou a ponte ("When I'm home, everything seems to be right") para Paul cantar, porque não atingia o agudo da canção que ele mesmo compusera! Apesar de a letra ressaltar a importância da mulher de John que o abraça firme quando ele chega em casa, cansado de um dia duro, preferi focar no estado físico do autor, de pleno cansaço. Uma conotação sexual também se entende em "the things that you do will make me feel all right" "You're gonna give me everything". Após um acorde revolucionário, dois versos de 12 compassos com letras diferentes abrem a canção, vem a ponte de 8 compassos (aliás, os Beatles preferiam chamar a ponte de 'middle eight' por causa disso), e repete o Verso 1, e depois o verso 2, mas agora com um sensacional solo nos primeiros 8 compassos, e a letra nos 4 últimos, e vem mais uma ponte e mais o Verso 1 (de novo) com uma conclusão matadora. O acorde inicial, o solo e a conclusão serão explicados a seguir. Antes, mais uma observação: note que, instado a compor a partir de uma frase, a primeira imagem que vem à sua cabeça é machista, como era o mundo naquela década (era?), pois diz que o marido trabalha muito pra trazer dinheiro e comprar coisas pra esposa, e tem certeza de que à noite, quando ele chegar cansado, ela vai dar tudo a ele. Coisas dos anos 1960...

Musicalmente, como disse, são notáveis a abertura e o fechamento da canção. Ao que parece, foi o diretor do filme quem encomendou. O filme precisava disso, e ele foi para o estúdio! O acorde poderoso e estridente que abre a canção (e o LP, e o Filme) mereceu análises profundas nos anos seguintes ... houve até um artigo publicado numa revista científica, intitulado "Mathematics, Physics and 'A Hard Day's Night'", em que o cientista analisa o incrível som segundo Transformadas de Fourier!! E ainda foi contestado por outro matemático que atribuiu outro enfoque, mas também utilizando as tais Transformadas. Mas não é pra menos. Dá só uma olhada nas notações possíveis, identificadas pelos especialistas: G7add9sus4 ou G7sus4 ou G11sus4 ou ainda Dm7sus4, mas também poderia ser um 'simples' Fadd9... ufa! Aquele primeiro ali pode ser explicado como 'Sol com Sétima e Nona, com a Quarta em vez da Terceira', ou seja, G-B-D-F-A-C, tá fácil procê? Ou seja, quase todas as notas da escala! O Mi (E) deve ter ficado chateado por não participar de mais esse momento genial dos Beatles. O efeito magistral foi obtido por duas guitarras, de John e George, o baixo de Paul, o piano de George Martin e ainda Ringo, na caixa e prato.  O fundamental do acorde é o baixo em Ré (D) do Paul. Uau! 
 
O acorde, que mais parece o despencar de 1000 sinos, como definiu um amigo, imaginado por John, já estava quase pronto ao começarem a gravar, e foi tocado sempre, mas depois ainda vieram overdubs, para dar mais corpo. George sempre se admirou como John conseguiu tirar aquele coelho da cartola. Vejam aqui no Take 1, neste LINK, ele já está lá, as harmonias de Paul estão ok, e até fez umas outras que não vingaram, mas notem como ainda há erros em letras, Paul erra no baixo na 2ª ponte, o solo do George está pífio, tanto que depois de algumas tentativas, ele desistiu e deixou-o para os overdubs. Nos acréscimos, também veio o sensacional solo da canção e notem que ele é dobrado por guitarra e piano, cada George cavalgando seu instrumento. E veio com requintes de capacidade máximos: ele teve que ser tocado pelos dois ao vivo, na última trilha que faltava, e saiu perfeito, os dois realizando os triplets sem máculas. E no mesmo take, George Martin tocou as notas de piano que faltavam no acorde supremo.  
 ________________________
Pausa para cowbell count
Outro que arrebentou nos overdubs foi Ringo, também com uma trilha só para fazê-lo, usou bongôs nos versos, mudando rapidamente para cowbell nas pontes (ah como eu gosto de cowbell!!) faz as contas: 2 pontes x 8 compassos por ponte x 4 tempos por compasso = 64 vezes aquele delicioso instrumento de percussão foi tocado em A Hard Day's Night, uma de 11 canções da carreira Beatle em que foi utilizado. 
Fim da pausa  
 ____________________ 
 
Finalmente, um belíssimo arpejo de George Harrison, em loop, que segue até a próxima música do disco, ou até a próxima cena do filme, foi pra isso que foi criado!!! Dick Lester ficou satisfeitíssimo!  

A canção. foi lançada em compacto, com Things We Said Today na Inglaterra, no mesmo dia do lançamento do LP. Nos Estados Unidos, o Lado B era I Should Have Known Better. Ela foi muito tocada ao vivo, desde 11 de julho de 1964 a 30 de agosto de 1965, incluindo os históricos shows no Shea Stadium em New York e no Hollywood Bowl em Los Angeles. Deixo aqui, este LINK. Adoro ver a reação da garotada, meninos E meninas! Principalmente quando Paul canta "fee-ling-you-hol-ding-me-tight-oh-yeah" assim separadinho, diferente da versão do disco. E note como George não titubeia mais no solo. e como John quase tropeça no cabo da guitarra! Demais! 
 
Como ilustração desta análise não poderia deixar de lembrar do jeito que a canção foi conhecida nos países de língua hispânica.... Anochecer de Un Día Agitado, e tendo no Lado B, Sally La Lunga.... se não sabem, foi como o clássico de Little Richards Long Tall Sally saiu naqueles países. É muito legal!!

 

8 comentários:

  1. Acorde mundialmente reconhecido

    ResponderExcluir
  2. Primeiro agradeço por ficar sabendo de mais novidades. Não sabia quem tocou naquele acorde inicial. Mas não entendi uma coisa. Pelo texto entendi, a principio, que saiu ali no estúdio com a colaboração de todos. Mas também dá para entender que estava pronto antes sendo ideia de John. Me confundi toda com isso. John pensou em como George Martin tocaria? Em como seria o som do baixo de Paul? A guitarra de George? Ou chegou dizendo que queria um acorde logo na entrada da música...e ele foi criado por todos ali no estúdio? Olha, está me parecendo que aquele som raríssimo aconteceu ali com todos juntos. Nâo estou conseguindo ver John explicando a Paul como queria que ele tocasse.
    Também desconhecia o "Mathematics, Physics and 'A Hard Day's Night'". Que coisa mais chique! Agora quero ler o estudo. rs rs rs Vou buscar por ele.

    Sabia do Ringoismo. Ringão é o máximo.

    O curioso é que nem a banda de Paul consegue aquele som que conseguiram no disco. No show que vi dele em 2017 a música foi a primeira...Deu uma emoção maravilhosa. Mas não era exatamente igual. Talvez porque no disco deram corpo com os overdubs. Eu só sei que desde a primeira vez que ouvi aquele acorde na casa de minha irmã pelo rádio eu senti algo que não sei explicar. Alguma coisa balançou dentro de mim ainda mais forte do que senti ao ouvir as músicas anteriores. E quando a escutei dentro do cinema no início do filme foi como se uma ficha caisse. Foi quando me dei conta que eu não era mais a mesma. Algo tinha acontecido dentro de mim: tinha me tornado...Beatlemaníaca. rs rs rs Aquele acorde foi algo para me acordar de vez. " Ei menina, entendeu agora? Hora de assumir. Você faz parte do Beatle People".
    Eu tinha desconfiado quando fui ver um outro filme...e passaram o trailer de A Hard Day's Night. Eu tinha chegado a Belo Horizonte pela manhã de trem. Ainda na estação meu irmão Virgílio falou que no dia seguinte estrearia um filme que eu gostaria de ver. Mas..." Não terá como porque sei que não vai sozinha. E ninguém vai te levar. Não me peça porque nem pensar...Jamais vou ver um filme dos Beatles." Para ele os Beatles eram ainda coisa de adolescentes vazias.
    Pois eu não liguei. Sim, eu gostaria de ver, já me considerava uma fâ, mas eu poderia esperar um ano até que chegasse a Montes Claros. Naquele tempo um filme levava um ano para chegar até nós. Além disso ele também disse que seria as duas da tarde...e tínhamos um casamento para ir às cinco. Estávamos ali para o casamento.
    Á noite fomos ver O Professor Aloprado com Jerry Lewis. Mas, que coisa, passaram o trailer. Um trailer raro que recentemente descobri no you tube. Foi feito para a França e poucos países.
    Me bateu uma emoção tal que quase gritei. Ei tinha de ver o filme no dia seguinte. Não dava para esperar um ano de forma alguma. Eu quase gritei no cinema. Falei para mimha mãe a meu lado:" Mamãe, eu preciso ver este filme. Preciso!" E ela disse para minha alegria:" Eu vou com você. Eu quero ver também." Nossa, que surpresa.
    Nem pensamos em salão de beleza...Duas horas da tarde estavamos no cine Acaiaca. O casamento era as cinco. Daria tempo. E deu.
    Primeira cena do filme...O acorde! Céus. Que fâ que nada. Beatlemaníaca era o nome certo. Algo totalmente novo, arrepiante, maravilhoso. Juro que foi o acorde que abriu minha mente completamente, embora estivesse entreaberta. Aquele som é...magia pura. Assim pude ver que estava diante de algo muito maior do que uma simples banda musical.
    E foi naquele filme que também me apaixonei por Paul McCartney...na hora do And love her. Amor igual por todos...como Beatles. Eu descobri ali que Paul, além de ser Beatle...era meu principe encantado. rs rs rs. Só que na hora de casar...casei-me com os quatro. Nâo teve outro jeito. :)

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL!!!
    Nem tem outra forma de expressar o que acontece lá e aqui.
    Lá, magia pura e aqui pura emoção.
    Se esse blog já é um livro vivo da estória beatles, Paulinha vc é uma página a parte
    👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. A inspiração de _It’s been a hard day’s night_ (“Noite de um dia terrível”) veio do cansaço de Ringo, depois de um pesado dia de trabalho. Dick Lester, o Diretor do filme, ouviu a frase, olhou para Paul, e pensou, “perfeito título do filme”. E encomendou a canção a John, que passou a noite trabalhando nela, eternizada no filme e no disco. O sucesso se deve à letra, aos acordes, e à magnífica interpretação de John e George nas duas guitarras, no baixo de Paul, no piano de George Martin, e na atuação de Ringo, na caixa e no prato. Com toda razão, as fãs eram levadas à loucura, nas apresentações. Ah, eu lá…

    ResponderExcluir
  5. Fantástico ( como sempre ).
    Tem uma entrevista que GH fala a nota dele na guitarra e diz para o repórter q terá q perguntar ao PM a nota dele no baixo.

    Part of the chord is an Fadd9 as confirmed by Harrison during an online chat on 15 February 2001:[19]

    Q: Mr Harrison, what is the opening chord you used for "A Hard Day's Night"?
    A: It is F with a G on top, but you'll have to ask Paul about the bass note to get the proper story.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o machismo na letra...Eu não diria ser coisa dos anos 60. Entendo o que Homero quer dizer, realmente era comum isso ainda naquele tempo. Mas não é bem justo para com a década porque não teve origem naquele tempo. Vinha de muitas décadas antes. E, na verdade, isso comneçou a mudar exatamente nos anos 60, a década revulucionária, conhecida também como a década dos Beatles. ( Tem um belo documentário sobre aquele tempo com este nome que recomendo).

    As coisas típicas daquela década são as exatamente as que diziam não ao estilo de vida anterior. E foram tantas. E os Beatles comandaram muitas delas. Um bom exemplo é quando se recusaram a tocar para plateias com segregração racial. Foi a primeira vez que uma banda ousou desafiar o que era considerado normal nos Estados Unidos. E venceram.
    Eu pessoalmente penso que os racistas de lá se vingaram pouco depois em 66...mas é só especulação minha. Porém é fato que a Ku Klux Klan se uniu na campanha contra eles devido a comparação feita por John dos Beatles a Jesus Cristo. Posso ouvir eles dizendo:"Chegou nossa hora de vingar daquela ousadia de criticar nosso racismo."

    Machismo parece ser algo mais difícil de ser eliminado. Nâo afirmo, mas me parece ser...mesmo porque muitas mulheres não protestavam, embora tenham feito um bom trabalho pelo direito ao voto algumas décadas antes. Depois disso outras mulheres poderosas surgiram...mas com menos repercussão. E foi então que chegou Betty Friedman extamnente nos anos 60. Ela e sua turma queimando sutiens em praça pública virou noticia internacional...Nascia com bastante força o Feminismo.

    Pòr isso digo que coisa dos anos 60 é ...tomada de consciencia. Foi quando começaram a acordar para diversos assuntos polêmicos, foi quando a lei contra homossexuais foi abolida na Inglaterra, e a turma amaricana também botou pra quebrar nas ruas de Nova York.

    E os Beatles? Apesar de leves sinais de machismo, de visão deturpada sobre as mulheres em algumas de suas músicas eles também foram se abrindo, e até mesmo se preocupando com a situação das mulheres. Lady Madonna é um bom exemplo. Eu não sei de nenhuma outra canção anterior tão claramente se importando com elas. E foi lançada como single. Todo mundo teve de cantar sobre a mulher com dificuldades para pagar suas contas e lutando sozinha para se manter. Quando? Nos anos 60.

    ResponderExcluir
  7. Um dos melhores textos q li sobre os Beatles..
    Gosto assim bem detalhadinho com todas as informações possíveis
    Maravilhosa música
    Nada a acrescentar
    Parabéns Homerix 👏

    ResponderExcluir
  8. O G está com a quarta suspensa, sétima e nona, mas o impacto maior é provocado pela quarta suspensa. Se ainda hoje que temos oportunidade de ouvir tantos acordes mais complexos ainda nos maravilha a harmonização do “A Hard Day’s Night”, imaginem há quase 60 anos atrás. Genial e brilhante a análise harmônica e instrumental do Homerix

    ResponderExcluir