-

sábado, 30 de novembro de 2019

Darín Darín, quando farás filme ruim?

Pois é, nosso cinema continua a léguas do cinema argentino... e Ricardo Darín segue arrebentando. 

Minha experiência com ele entretanto limita-se a 'O Segredo de Seus Olhos' e 'Relatos Selvagens', seguramente entre os melhores que vi na vida, para os quais fiz duas boas resenhas... uma delas toda em espanhol, quem tiver curiosidade, é só clicar nos nomes. E, claro não podem deixar passar esta vida sem assistir aos dois!

Resultado de imagem para La odisea de los gilesDesta vez, ele é o protagonista de 'A Odisséia dos Tontos' (vou continuar acentuando!), um comerciante, 'tonto', ex-jugador de fútbol de pouca glória, que tem um sonho de montar uma cooperativa para operação de silos de armazenagem numa estrutura abandonada, juntamente com algumas pessoas, 'tontas', de sua cidade, e passa a coletar as economias em dólares dos 'tontos', mas deposita todo o rico dinheirinho dos 'tontos' num banco, e os converte em pesos, no exato dia anterior ao da decretação do famoso 'Corralito' de 1998, um plano dos hermanos parecido com o nosso malfadado Plano Collor, e por isso ele passa a adotar para ele o qualificador 'tonto' e outros mais severos.

Um ano depois, recuperado de um acidente terrível, acaba comandando a contragosto um plano para recuperar o rico dinheirinho, que tinha tudo, tudo mesmo pra dar errado. Adorei que ele usou como inspiração uma cena que via num vídeo-cassete, de um filme chamado 'Como Roubar Um Milhão de Dólares', lá de 1966, com Peter O'Toole e Audrey Hepburn, os mais velhos deverão lembrar do bumerangue que ativa o alarme no museu.  E, claro, baseado numa idéia mirabolante dessas, pode-se imaginar as outras. E então começam as maquinações, as situações 'increíbles'. 

O que diverte  muito, também  mesmo é prestar atenção aos diálogos em 'castellano', especialmente nos tratamentos educados com se referem que roubaram o dinheiro, muito divertido mesmo.

Muito bom, mesmo! Saímos satisfeitos do cinema!

Mais um pra lista do Darín!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário