domingo, 17 de novembro de 2019

CdP 3 - Não comi peru no Peru

Mais uma Crônica duPerú.

As Outras duas





Não cometi no Peru o mesmo erro que cometera no Chile, onde não consegui comer comida típica.

Resultado de imagem para refrigerante peruanoNo primeiro almoço, normalmente eu não me arrisco e vou no tradicional, do meu país, e foi o famoso bife com fritas, carne boa, fritas bem feitas, mas pra acompanhar, e para beber, como era em meio a um dia de reuniões, nada de álcool, mas tentei e gostei do refrigerante nacional, o Inca Kola, como veem, cor de detergente, e alguns turistas exigentes dizem que gosto também, maldade, gostei muito, parece um tutti-frutti, legal mesmo, e segui bebendo até o final da missão!! Claro, mesmo sendo um emblema cultural, quase patrimônio do país, muita história, e tal, mas hoje já é propriedade do outro cacófato poderoso, a Coca Cola.


Resultado de imagem para ceviche peruanoDe noite com os brasileiros, claro, levaram a todos nós para comer o tradicional ceviche.... peixe, temperado com limão, ou lima, uns vegetaizinhos, muito chique, só que o peixe é apenas marinado, portanto, cru, .... e cru? Tô fora, acho que eu e Neusa somos o único casal brasileiro que não curte o tal de sushi de jeito nenhum, sempre que vamos, com amigos, preferimos as opções cozidas, aquele yakisoba, e olhe lá. Enfim, trata-se do prato nacional do Peru, e há uma certa disputa com o Chile sobre a origem, e tal, já haviam tentado me empurrar quando estive lá... não entra...

Resultado de imagem para tortellini con cangrejo peruanoDe frutos do mar, para fugir do tal ceviche, adorei uma especialidade local, com a grande costa que tem, fiquei no tortellini recheado com caranguejo, coberto com um molho deliciosamente calórico que esqueci o nome. Como sobrou molho no prato, pedi o tradicional pãozinho, para exercitar um hábito brasileiro de raspar o tacho. Não havia na casa. Na falta do adereço ideal, passei ao Plano B, e marquei em cima o arroz da colega, torcendo pra que não acabasse. O pensamento positivo deu certo, e ela cruzou talheres deixando uma quantidade enorme de grãos no pratinho em separado que trouxera o acompanhamento. Claro que jamais teria feito uso da iguaria se estivesse no próprio prato acabado. A gana pelo fantástico molhinho não era tão grande assim...

As carnes me agradaram mais, aliás como sempre. Na primeira, na verdade um verdadeiro strogonoff sem picar a carne. O molho era idêntico. O que me encantou mais foi o Tacu-Tacu, na variação 'Dos Pobres'. Nome e comida muito interessantes, de origem escravocrata. Fui apresentado a ele pelo Gerente Geral local, um peruano, no cardápio daquele restaurante do molhinho, mas a forma que servia era acompanhando pulpos, ou polvo, que eu dispenso.
 

Finalmente, na última noite em Lima, fui apresentado ao famoso TacuTacu a los pobres. E o lugar recomendado não poderia ter sido melhor: o restaurante Brujas de Cachiche, cujo cardápio ressalta 3000 Años de Gastronomía Peruana... depois dizem que foi Colombo quem descobriu a America! Ambiente gostoso, nem precisava abrir o cardápio, e pedi: TacuTacu a los Pobres. Para beber? Un Pisco Sour! Papos depois chega o digníssimo: um lomo amassado, como se fosse um paillard, duas bananas à milaneza, um ovo sunny side up (*), e o famoso charutão de frijoles neros ponteados por muchos granos de arroz, levemente apimentado... Aqui não valeu o conselho para viajeros a Mexico: "Nunca acredite num garçom que diz que a comida não está picante!" Aqui, a pimentinha veio no ponto certo.
(*) Pra quem não sabe, esta é a forma que os americanos designam um ovo mal passado; quando é bem passado, é 'sunny side down'. Bonitinho, né?


Que delícia!

Resultado de imagem para tres leches peruano
Para complementar, foi a primeira vez que pedi 'una sobre mesa', calma, na verdade 'un postre'. Antes haviam me dito que eu não poderia deixar o Peru sem comer un Tres Leches! Quando mencionaram o nome, a boca encheu-se-me de água... As glândulas do doce se atiçaram... Sim, eu conhecia a iguaria, na verdade, dos tempos de Houston, uma cidade que é invadida pelos sul-americanos, e a sobremesa é servida em muitos restaurantes. E também era feito pelas brasileiras, afinal trata-se de um bolo super suculento feito com doses generosas de leite condensado, leite em pó e leite leite. Fica molhadinho!! De matar. Claro que o 3 Leches que veio no restaurante era mais chique.

Resultado de imagem para pisco sour peruanoA cachaça nacional é o Pisco, feito de uva, e o drink mais famoso é o Pisco Sour (fala-se 'sauer'). Também há a disputa com o Chile sobre a origem, acho que isso vai até o fim dos tempos... A favor do Peru, o fato de Pisco ser o nome de uma região do país. Ponto pra eles. Ao sair, lembro de um bar que me com o sugestivo nome 'The Last Pisco Sour', ao que imediatamente atendi ao convite. Muito bom, e trouxe, claro, uma garrafa para casa.



Um comentário:

  1. Homerix,

    Muito interessante esta postagem.

    O Peru é extraordinário em assuntos gastronômicos e vinhos, também. Você mencionou alguns exemplos, mas há um expectro de comidas especiais, como o Lomo Saltado, a Causa, Olluquito, Arroz Chaufa, Ají de Gallina, Frijoles Adobados, Cerdo Agridulce con piña y puré de camote, a fabulosa Pachamaca (asado bajo tierra). É interminável. O melhor ceviche eu comi em Talara, con pescado fresco local, limão de Piura, camote, cebola morada. Inesquecível. Outra experiência é com as frutas, como a tuna, que uma flor de cactus (nopal), deliciosa. Quero voltar ao Peru para conhecer o que não conheci, pois o período de 2 anos foi de trabalho intenso, sem oportunidades de conhecer este maravilhoso país, mais a fundo. Recomendo.

    ResponderExcluir

Marcadores

Aniversário (40) Arte (11) b (2) Baleia (43) bea (1) Beatles (840) Blog News (101) Campanha (9) Carta (37) cele (1) Celebração (58) Ciência (9) Cinema (312) Comida (3) Comportamento (259) comu (1) Comunicação (163) Concurso (23) Costumes (77) Cultura Inútil (32) Despedida (17) Educação (27) Energia (45) Esporte (56) Estatística (2) Facebook (2) Família (29) Futebol (133) Game of Thrones (9) Geografia (1) Geologia (1) Her Majesty (1) História (13) homenagem (93) Houston (48) Ícones (66) Idioma (58) Jack Bauer (7) James Bond (53) Justiça (35) Livro (272) Los Bife (66) Matemática (8) Memória (1) Mensagem (18) Música (207) Obama (20) Pelé (29) Pesquisa (7) Pink Floyd (22) Poesia (94) Política (103) Propaganda (6) Rádio (37) religião (42) Rio de Janeiro (43) Saga A Arma Escarlate (52) Saúde (62) Segurança (5) Show (98) Star Trek (17) Teatro (11) Tecnologia (3) TV (122) Viagem (115)

Rock Parceria e Poesia - Parte 2

  View on Vocaroo >>   Clique acima para ouvir o que está escrito abaixo Rock Parceria e Poesia Uma conversa sobre a Parceria Lennon/M...