___________________________
Com que então estava eu conferindo a minha biblioteca, para atualizar meu Skoob, (site de livros muito legal), e aí achei este livro, que eu havia recebido num seminário sobre internacionalização, há uns 15 anos, e que deixou ótima impressão do palestrante.
Agora, ao manuseá-lo notei como autor, um nome bem conhecido, com quem venho me relacionando pelo Facebook há um tempo, admirava suas crônicas brilhantes (e quase diárias), e vinha notando uma grande experiência internacional, Fernando Dourado Filho!
Que surpresa boa!!
Não li o livro à época. Fi-lo agora! Um espetáculo!!
Até 2000, ano do lançamento, ele já havia visitado 130 países.
Sabe como está o Country Count agora? 181 ... e crescendo!!!
Apesar de discorrer sobre experiências de relacionamentos fora do Brasil, ele espertamente começa, como uma espécie de aquecimento, falando sobre o que acontece dentro do Brasil, porque, afinal, isso aqui é continental e apresenta diferenças de comportamentos e costumes enormes, que ele apontou com uma série de perguntas.
E depois, começam os causos, deliciosos, alguns curtinhos, às vezes um parágrafo apenas, mas na maioria uma página e, dois mais longos, com nomes fictícios, uma sucessão de erros e frustrações em países tão distantes e excêntricos, como Japão e Uzbequistão, que vão nos deixando tensos ao extremo!
Muitos conselhos e recomendações valiosas.
Finaliza com capítulos sobre a culinária e idioma.
Leitura obrigatória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário